Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 2º Ano Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GINÁSTICA A palavra ginástica vem do grego “Gymnastiké”, arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade, ou “Gimnos”, que significa nu.
Advertisements

Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física
TECNOLOGIAS - Matemática Razões trigonométricas no triângulo retângulo
Bandeira olímpica.
Prof(a): Flávia Temponi Góes
REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida
OLIMPÍADAS LONDRES 2012 Imagem 1.
2ª ETAPA - ACORDO DE RESULTADOS 2009 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO SRE e Escolas Estaduais.
Escola Estadual De Ensino Fundamental Rui Barbosa Nome: Pedro Donato turma: 83 Disciplina: Informática Professora: Elaine.
Capacidades e Habilidades Motoras Qualidades Físicas Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS.
História e Organização do Voleibol Disciplina de Esportes Coletivo 1- VOLEIBOL Prof. Fabrício Bado.
REUNIÃO DE PAIS Ensino Fundamental I - (2º ao 5º ano)
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
Metodologia do Ensino de Atletismo PROF. JOÃO VAGNER CAVALARI.
Fundamentos de Aritmética
CLASSIFICAÇÕES DE EVENTOS
O que é uma ordem internacional (mundial)?
Industrialização.
Energia e sua conservação
Base Nacional Comum Curricular
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Educação Física.
FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Estatística 2. Estatística indutiva
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
Barão de Cocais, 26 de Fevereiro de 2016 – Pólo: Barão de Cocais
Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano
A Capoeira.
Área dos Conhecimentos
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Normas de funcionamento da unidade curricular J. Seixas.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
CINEMETRIA.
GINÁSTICA de SOLO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física
BASQUETEBOL Estrutura Características Posicionamentos.
Orçamento Participativo das Escolas
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
PROJETO VESTIBULAR Benchmarking  ESPM  Albert Einstein – Medicina  Insper Avaliações Diferenciadas à partir da 2ª fase.  Número maior de candidatos.
Planeta Terra: nave em que viajamos. GEOGRAFIA, 6º Ano Planeta Terra: nave em que viajamos O Universo e a Terra Segundo os cientistas, o UNIVERSO surgiu.
A Questão da Religião, da Sexualidade, das Raças e as Diversidades
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
COPA DO MUNDO Prof: Jânio Cesar.
JOGOS POPULARES.
Introdução à Estatística
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física
HISTÓRIA 2018 o que é história
HISTÓRIA 2018 o que é história
Referências:Apostila do Profº Vagner Mathias e livro do Eloi zamberlan
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Normas de funcionamento da unidade curricular J. Seixas.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Integrantes: Elias Melo Nívea Juscelino Polyane Pereira
Primeira Parte Rolagem automática.
ESCOLA:PRINCÍPIOS TEMA:FUTSAL ALUNO:PEDRO LUCAS PROFESSOR:LUCAS Cidade:Barra doGarças 01/02/19.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática Ensino Médio, 9º ano Áreas de figuras planas: Polígonos.
HISTÓRIA 2018 poder 1.a Série ENSINO MÉDIO.
Aula S8 Lição de casa dada na S7
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
Fundamentos e regras do futebol
Estatística e Probabilidade e Equação do Segundo grau
Terra: planeta em movimento
Introdução: Fatos históricos
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática Ensino Médio, 1ª Série Áreas de figuras planas: Polígonos.
INSTITUTO PADRE MIGUELINHO Aula do Dia 10/07/19 Prof. João Paulo.
Treinamento físico.
Transcrição da apresentação:

Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 2º Ano Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática

Linguagens, códigos e suas tecnologias - Educação Física Ensino Médio, 2º Ano Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Ginástica Artística É a ginástica esportiva disputada por homens e mulheres em aparelhos. Compreende a Ginástica Artística Masculina (GAM) e Ginástica Artística Feminina (GAF). Na GAM, os ginastas disputam em seis aparelhos: solo, barra fixa, cavalo com alças, argolas, barras paralelas e salto sobre a mesa; já na GAF, a disputa é nos seguintes aparelhos: solo, trave, salto sobre a mesa e barras paralelas assimétricas. Imagem: Brian Greek / Shawn Johnson. Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática História Foi na Grécia que a ginástica alcançou um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do indivíduo. O exercício físico era motivo de competição entre os gregos, prática que caiu em desuso com o domínio dos romanos mais afeitos aos espetáculos mortais entre homens e feras. Durante a sangrenta Idade Média, houve um desinteresse total pela ginástica como competição e o seu aproveitamento esportivo ressurgiu na Europa, apenas no início do século XVIII. Foram, então, criadas a escola alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e a sueca (à base de aparelhos). Elas influenciaram o desenvolvimento do esporte, em especial, o sistema de exercícios físicos idealizado por Friedrich Ludwig Jahn ( ), o Turnkunst, matriz essencial da ginástica olímpica hoje praticada. A ginástica faz parte das olimpíadas desde as competições de Berlim (1936) quando foram criadas as categorias masculina, feminina, individual e por equipe (1). (1)

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Aparelhos Ginástica artística masculina Solo Barra fixa Cavalo com alças Imagem: BILD-BY /Fabian Hambüchen. Imagem: Jacklee / Néstor Abad / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Rick MacCharles /Ivan Ivankov / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Aparelhos Ginástica artística masculina Argolas Barras paralelas Salto sobre a mesa Imagem: Jacklee / Erdenebold Ganbatyn / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Jacklee / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported Yuya Kamoto / Imagem: Jacklee / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Ginástica artística feminina Solo Salto sobre a Mesa Barras Paralelas Assimétricas Trave de Equilíbrio Imagem: Wilson Dias / Jade Barbosa / Agência Brasil. Imagem: Judy Shen / Shawn Johnson / Creative Commons Attribution 3.0 Unported Imagem: Selo da União Soviética / Designer: Suschenko / Почта СССР, художник И. Сущенко Imagem: TheBostonianLonghorn / Alicia Sacramone / GNU Free Documentation License.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Julgamento das séries O julgamento das séries é feito com base no código de pontuação da ginástica artística. A nota dada a uma série é o resultado da soma das dificuldades (D)+ Execução (E). Vamos entender: A nota de dificuldade é o somatório dos elementos que compõem a série. O valor de um elemento é dado pelo grau de dificuldade em sua execução e pode ser: A=0,10; B=0,20; C=0,30; D=0,40; E=0,50; F=0,60; G=0,70. Esses valores estão presentes no código de pontuação da modalidade. Essa nota é somada com a nota de execução, cujo início é 10, e descontados os erros da apresentação que podem variar de 0,10; 0,30 e 0,50 dependendo dos erros (pequeno, médio e grande) cometidos.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Exemplo de julgamento de uma série Se um ginasta “X” executa uma série com elementos de valores: E + E + D + C + E + F + D + E, e comete 3 erros pequenos, 2 erros médios e 1 erro grande, a nota é dada da seguinte forma: Pelo código, os elementos têm valor: A=0,10; B=0,20; C=0,30; D=0,40; E=0,50; F=0,60; G=0,70, então 0,50 + 0,50 + 0,40 + 0,30 + 0,50 + 0,60 + 0,40 + 0,50= 3,70 Então, 3,70 é a nota de dificuldade ou a nota de partida. Como a nota de execução parte de 10, descontam-se 0,30 dos 3 erros pequenos; 0,60 dos erros médios e 0,50 do grande erro. Então, 10 – 1,40= 8,60 a nota de execução. Somam-se 3,70 + 8,60= 12,30 A nota final do ginasta “X” será 12,30. Com esse novo código, as famosas notas 10 foram extintas. ;

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Vídeos Daiane dos Santos BRA (Solo) na Qualificatória das Olimpíadas de Pequim nota: 15,275 Diego Hipólito BRA (Solo) na Final da Copa do Mundo de Ghen Bélgica nota: 15,925 Ouro Arthur Zanetti BRA (Argolas) na Final do Campeonato Mundial de Tóquio nota: 15,600 Prata He Kexin – China (Barras Paralelas Assimétricas) na final das Olimpíadas de Pequim nota: 16,725 Ouro Daniele Hipólito BRA (Trave ) na qualificatória das Olimpíadas de Pequim nota: 14, Xiao Qin - China (Cavalo com Alças) na final das Olimpíadas de Pequim nota: 15,875 Zou Kai – China (Barra Fixa) na Final do Campeonato Mundial de Tóquio nota: 16,441 Ouro Danell Leyva – USA (Barras Paralelas) na Final do Campeonato Mundial de Tóquio nota: 15,633 Ouro Fei Cheng – China (Salto sobre a Mesa) qualificatória das Olimpíadas de Pequim nota: 16,000 Hak Seon Yang – Coreia (Salto sobre a Mesa) Final do campeonato Mundial de Tóquio nota: 16,566 Ouro Ginástica Artística Mirim Ginástica Artística Mirim

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Sugestão de atividades Assistir aos vídeos sugeridos e analisar os seguintes aspectos: 1)Identificar as semelhanças e diferenças dos aparelhos da GAM e GAF com relação à utilização das capacidades físicas condicionantes: força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, velocidade e agilidade; 2)Identificar elementos ginásticos possíveis de serem executados e treinados no espaço da escola ou da comunidade e material/espaço que podem ser utilizados para a vivência desses elementos ginásticos identificados; Organizar séries simples de um ou mais aparelhos da ginástica artística improvisados para a socialização; Organizar um código de pontuação. Discutir em grupo e atribuir valores aos elementos identificados e critérios de avaliação das séries (o que é uma execução limpa e o que é considerado pequeno, médio ou grande erro e a despontuação).

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Ginástica rítmica É aquela que alia movimentos ginásticos, música, dança e a manipulação de aparelhos, que pode ser disputada individualmente e em conjunto (5 ginastas). A ginástica rítmica (GR) oficial é exclusivamente feminina, mas existem algumas competições de GR só para homens no Japão e nos EUA. Além das duas formas competitivas, há a ginástica rítmica de demonstração, em que homens e mulheres podem apresentar-se juntos, utilizando aparelhos oficiais, não oficiais ou ainda com as mãos livres. Imagem: Fernando Araújo / Secretaria de comunicação – Poá / Domínio Público.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática História A ginástica rítmica começou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não havia regras específicas nem um nome determinado. Várias escolas inovavam os exercícios tradicionais da ginástica artística, misturando-os com música e utilizando aparelhos manipulativos. Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, por causa da utilização da música e da dança durante a execução dos movimentos. Em 1961, alguns países do Leste europeu organizaram o primeiro campeonato internacional da modalidade. A partir de 1963, começaram a ser realizados os primeiros campeonatos mundiais promovidos pela FIG e em 1984 ela é introduzida nos Jogos Olímpicos (2). (2)

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Aparelhos da ginástica rítmica Maça Corda Bola Arco Fita Imagem: Tsutomo Takasu / Aeon Cup / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: cs: User:Pernak1 / GNU Free Documentation License. Imagem: Tomtheobald / Yulia Raskina / Creative Commons Attribution 3.0 Unported Imagem: Casey West / Creative Commons - Atribuição – Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica. Imagem: website

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Formas de disputa A disputa na ginástica rítmica é feita individualmente e em conjunto de 5 ginastas. Individual: na disputa individual, as ginastas disputam o individual geral (a soma das notas dos 4 aparelhos) e por aparelho. A cada quatro anos, a Federação Internacional de Ginástica estabelece os quatro aparelhos do ciclo olímpico. No ciclo olímpico , os aparelhos da disputa individual são: bola, arco, fita e maça. Na disputa individual, a duração da série tem que ser de 1’15” a 1’30”. Um segundo a mais ou a menos é penalizado com -0,05 por cada segundo. Conjunto: na disputa de conjunto, a equipe se apresenta com 5 aparelhos iguais e com aparelhos. Nesse ciclo olímpico, a disputa é feita com 5 bolas e com 3 fitas e 2 arcos. Na disputa em conjunto, a duração da série tem que ser de 2’15” a 2’30” com a mesma penalização do individual caso não seja cumprido o tempo.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Julgamento das séries O julgamento das apresentações em competições de GR é feito pela avaliação de três critérios: dificuldade, valor artístico e execução. O exercício corporal e com aparelho na GR é chamado de dificuldade. Cada exercício tem um valor e a média da soma das dificuldades corporais D1 (10,00 no máximo) e das dificuldades dos aparelhos D2 (10,00 no máximo) compõem a nota de Dificuldade (10,00 no máximo). Além da dificuldade, a manipulação dos aparelhos, a relação do aparelho com as dificuldades e a relação ginasta, aparelho e música são avaliados como o valor artístico A (10,00 no máximo) e a Execução (10,00 no máximo) em que são avaliadas a falha técnica (perda do aparelho, erro na execução dos elementos corporais e do aparelho). Dessa forma, a ginasta pode atingir 30,00 como nota máxima.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Vídeos Evgenia Kanaeva – Rússia na Final do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Montpellier- França 2011 final do aparelho Bola. Nota: 29,600 Ouro Evgenia Kanaeva – Rússia na Final do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Montpellier- França 2011 final do aparelho Fita. Nota: 29,400 Ouro Evgenia Kanaeva – Rússia na Final do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Montpellier- França 2011 final do aparelho Arco. Nota: 29,300 Ouro Evgenia Kanaeva – Rússia na Final do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Montpellier- França 2011 final do aparelho Maças. Nota: 29,600 Ouro Evgenia Kanaeva- Rússia na Final do Campeonato de Portimao- Portugal 2010 final do Aparelho Corda. Nota: 29,100 Ouro Angélica Kvieczynski - BRA na Final do Pan de Guadalajara 2011 final do aparelho Bola. Bronze Conjunto Brasil 5 bolas Final Pan de Guadalajara Nota: 25,100 Ouro Conjunto Bulgária 3 fitas e 2 arcos na final do Campeonato Mundial de Ginástica rítmica em Montpellier- França Nota: 27,400 Ouro Ginástica Rítmica arco Campeonato Pernambucano Ginástica Rítmica de demonstração Colégio Damas Recife.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Sugestão de atividades Assistir aos vídeos em grupo e 1- identificar semelhanças e diferenças da Ginástica Rítmica com a Ginástica Artística; 2- identificar elementos corporais que mais aparecem nos diferentes aparelhos (salto, giro, equilíbrio e flexibilidade); Identificar os elementos corporais possíveis de serem executados e treinados no espaço disponível da escola e da comunidade; Organizar uma oficina de construção de material alternativo para a prática da ginástica rítmica; Organizar séries simples de ginástica rítmica para a socialização na escola e na comunidade.

A Ginástica acrobática integra dança, ginástica artística e elementos acrobáticos. É um esporte que exige muita força, flexibilidade, coragem e destreza dos ginastas, por causa do alto grau de dificuldade na execução dos elementos corporais. Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Ginástica acrobática Imagem: Bauken77 / GNU Free Documentation License.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática História A origem da acrobacia esportiva remonta à Grécia e à China antigas, quando ginástica e acrobacia foram agrupadas pela primeira vez. Na China, a acrobacia tem forte conotação regional e existe há mais de dois mil anos. Durante esse tempo, os acrobatas chineses desenvolveram estilo próprio, pois os movimentos se originavam do modo de vida das pessoas e tinham estreita relação com o trabalho produtivo. Em 1939, a acrobacia é aceita como esporte na URSS. Em outubro de 1957, foi realizado o primeiro torneio internacional com atletas da URSS, Bulgária e Polônia (GALLARDO, J.S.P. Fundamentos básicos da ginástica acrobática. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007)

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Formas de disputas A ginástica acrobática pode ser disputada nos seguintes conjuntos: - Dupla: - Grupos: Mista Masculina Feminina Trio feminino Quarteto masculino Imagem: Erin Nikitchyuk / GNU Free Documentation License. Imagem: Jolijnh / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. Imagem: Bundesarchiv, Bild / CC-BY-AS / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany. Imagem: Trampoline club du Dauphiné / GNU Free Documentation License. Imagem: State Library of Queensland/ Public Domain.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Função dos ginastas Na ginástica acrobática, os integrantes da dupla e do grupo têm funções diferentes na execução das séries. Vejamos: A base: é o indivíduo que sustenta, de maneira variada, a figura acrobática; Características do ginasta base: - Indivíduo responsável que transmite confiança; - Biótipo: mediano ou longilíneo; - Muita força muscular; - Domínio da noção de centro de gravidade e de ponto de equilíbrio; - Boa flexibilidade; - Liderança. (GALLARDO, J.S.P. Fundamentos básicos da ginástica acrobática. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007) Imagem: Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática O volante: é o integrante do conjunto que executa os movimentos acrobáticos sobre a base ou intermediário, ou após ser lançado por ele; Características do ginasta volante: - Muita coragem; - Constituição física pequena e principalmente leve; - Bom tônus e potência muscular. (GALLARDO, J.S.P. Fundamentos básicos da ginástica acrobática. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007) Imagem: Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Os intermediários: são os integrantes do trio e do quarteto que exercem as funções tanto de base quanto de volante nos exercícios. Características do ginasta intermediário: - Menor que a base e maior que o volante; - Força física; - Flexibilidade; - Coragem; - Possuir características de base e volante. (GALLARDO, J.S.P. Fundamentos básicos da ginástica acrobática. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007) Imagem: Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Movimentos básicos Equilíbrio: Exercício em que os parceiros formam e mantêm uma figura por pelo menos três segundos; Dinâmico: Exercício em que há uma fase de voo do volante. Imagem: Kirsten5400 / Creative Commons. Imagem: Public Domain

Cadeirinha Punho Pegada de braço Simples Dedos Frontal Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Pegadas Imagem: SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens dos sites: desporto.blogspot.com/2009/01/ginstica-acrobtica-pegas.html e

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Posições do Base Imagem: SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens dos sites: e

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Exercícios Básicos Pirâmide Exercício em Trio Exercício em Quarteto Imagem: SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens do site:

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Julgamento das séries A nota de uma série de ginástica acrobática é obtida pela soma das notas de execução, dificuldade e artística. A nota de execução é dada pela avaliação do exercício executado no que diz respeito à falta técnica (erro de execução); Na nota artística, é avaliado o exercício de mérito artístico; A nota de dificuldade é a soma dos valores dos exercícios apresentados.

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Vídeos Quarteto da China - Campeonato Mundial Trio da Rússia – Campeonato Mundial de 2002 – Ouro Crianças acrobatas da China – Excelente!!!!! Crianças acrobatas da Ucrânia – Impressionante!!!!! Os melhores da ginástica acrobática Ginástica acrobática nas aulas de Educação Física Festival de Ginástica

Educação Física, 2º Ano EM Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica Acrobática Sugestão de atividades Assistir aos vídeos e identificar 1º) a capacidade física condicionante mais utilizada nessa modalidade; 2º) as semelhanças e diferenças entre as ginásticas artística, rítmica e acrobática.. Montar grupos e organizar séries simples de ginástica acrobática (muita atenção na segurança das atividades) a serem socializadas na escola/comunidade.. Organização de festival para apresentação das séries produzidas pelos alunos da escola durante o bimestre (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática e as séries simples de ginástica).

Questões 1ª) Em qual ginástica esportiva os ginastas são identificados como Base, Volante e Intermediário e qual a função de cada um deles? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

2ª) Identifique a alternativa que contém a parte de uma apresentação que não faz parte da ginástica artística masculina: Imagem: BILD-BY /Fabian Hambüchen. Imagem: Rick MacCharles /Ivan Ivankov / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: Jacklee / Erdenebold Ganbatyn / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Jacklee / Some Rights Reserved. a)b)c) d)e) Imagem: TheBostonianLonghorn / Alicia Sacramone / GNU Free Documentation License.

3ª) Diferencie as ginásticas Artística, Rítmica e Acrobática: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

4ª) Identifique a figura que não corresponde à Ginástica Rítmica: a) d) b) e) c) Imagem: Tsutomo Takasu / Aeon Cup / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: cs: User:Pernak1 / GNU Free Documentation License. Imagem: Tomtheobald / Yulia Raskina / Creative Commons Attribution 3.0 Unported Imagem: website Imagem: Jolijnh / Creative Commons Attribution 3.0 Unported.

SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 2Brian Greek /Shawn Johnson / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. _Johnson_competes.jpg 07/02/2012 4aJacklee / Néstor Abad / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. xercise-YOGArtisticGymnastics- BishanSportsHall-Singapore j.jpg 09/02/2012 4b e 32c Fabian Hambüchen / BILD-BY. Hambuechen-WM07.jpg 09/02/2012 4c e 32d Rick MacCharles /Ivan Ivankov / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. ankov_-_pommel_horse_-_2000.jpg 09/02/2012 5a e 32a Jacklee / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. YOGArtisticGymnastics-BishanSportsHall- Singapore jpg 09/02/2012 5b e 32b Jacklee / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. lBars-YOGArtisticGymnastics-BishanSportsHall- Singapore b.jpg 09/02/2012 5cJacklee / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. YOGArtisticGymnastics-BishanSportsHall- Singapore jpg 09/02/2012 6aWilson Dias / Jade Barbosa / Agência Brasil. arbosa_ jpg 09/02/2012 6bSelo da União Soviética / Designer: Suschenko / Почта СССР, художник И. Сущенко mer_Olympics_in_Moscow._Uneven_parallel_b ars.jpg 09/02/2012 Tabela de Imagens

Slide1 4 Autoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 6c e 32e TheBostonianLonghorn / Alicia Sacramone /GNU Free Documentation License. Sacramone_Nationals.JPG 09/02/2012 6dJudy Shen / Shawn Johnson / Creative Commons Attribution 3.0 Unported _Johnson_Olympics_Vault.jpg 09/02/ Fernando Araújo / Secretaria de comunicação – Poá / Domínio Público. ica_ritmica_em_po%C3%A1_- _s%C3%A3o_paulo_-_brasil.jpg 09/02/ aCasey West / Creative Commons - Atribuição – Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica. 09/02/ b e 34c Tomtheobald / Yulia Raskina / Creative Commons Attribution 3.0 Unported a10-syd blr-450ver2.jpg 09/02/ c e 34e website Ball.jpg 09/02/ d e 34b cs: User:Pernak1 / GNU Free Documentation License. astika_Vy%C5%A1kov_2010.JPG 09/02/ e e 34a Tsutomo Takasu / Aeon Cup / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. -_tpower1978_-_Aeon_Cup_(2).jpg 09/02/2012 Tabela de Imagens

SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 18Bauken77 / GNU Free Documentation License. aestrada2007_Wolfurt08.JPG 09/02/ a Erin Nikitchyuk / GNU Free Documentation License. e_Contortion_Acrobatics.jpg 09/02/ bBundesarchiv, Bild / CC-BY-AS / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany sarchiv_Bild_ ,_Leipzig,_DHfK,_Bodenturnen.jpg 09/02/ cTrampoline club du Dauphiné / GNU Free Documentation License. tcd.JPG 09/02/ d e 34d Jolijnh / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. rijd_acrogym.jpg 09/02/ eState Library of Queensland/ Public Domain. bQld_1_115964_Swimmers_watching_a_gymn astic_display_at_Burleigh_Heads,_ca._1924.jpg 09/02/ Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany ek_df_roe- neg_ _021_Turnvorf%C3%BChrung_(Ak robatik).jpg 09/02/ Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany ek_df_roe- neg_ _031_Akrobatische_Darbietung_b ei_der_Festivit%C3%A4t_zum_6.jpg 09/02/2012 Tabela de Imagens

SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 23Roger Rössing e Renate Rössing / Deutsche Fotothek‎ / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Germany hek_df_roe- neg_ _024_Turnvorf%C3%BChrung_(Ak robatik).jpg 09/02/ aPublic Domain leading_at_UP_theater.jpg 09/02/ bKirsten5400 / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported. Twist.png 09/02/ SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens dos sites: desporto.blogspot.com/2009/01/ginstica- acrobtica-pegas.html e atica/colectiva/colectivasolo.htm Acervo SEE-PE10/02/ SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens dos sites: ura-fundamental-do-base_05.html e h/label/Gin%C3%A1stica%20Acrob%C3%A1tica Acervo SEE-PE12/03/ SEE-PE / ilustrações redesenhadas com base nas imagens do site: ras-basicas-na-ginastica-acrobatica.html Acervo SEE-PE12/03/2012 Tabela de Imagens