A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”"— Transcrição da apresentação:

1 ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
Professor: ANTONIO JOSÉ AITA Professor da disciplina de matemática nas 1ª e 2ª séries do ensino médio Agosto de 2018 – Uma aula de matemática diferente realizada no pátio da escola 1

2 Uma aula de matemática diferente
Alunos da 2ª série do ensino médio – 3º bimestre Competência/Habilidade – análise combinatória: raciocínio aditivo e multiplicativo e o princípio fundamental da contagem. Identificar em diferentes agrupamentos a necessidade ou não da ordenação entre seus elementos . Resolução de situações-problema exemplares 2

3 introdução A análise combinatória tem se apresentado no currículo de matemática como uma grande dificuldade de aprendizagem e compreensão dos alunos da 2ª série do ensino médio. Apesar da apresentação em formas de exemplos do cotidiano e aplicação de fórmulas exatas de obter as resoluções, os alunos não conseguem assimilar adequadamente os conceitos básicos. Neste projeto pretendemos auxiliar as formas de reconhecimento do processo de análise combinatória como uma abordagem clara e interativa das possibilidades de obtenção das respostas possíveis, depois da apresentação em sala de aula dos principais conceitos do tema. 3

4 Uma aula de matemática diferente
A atividade proposta foi usar o pátio da escola para brincar com as diferentes formas de se vestir para uma competição considerando os principais conceitos de Análise Combinatória: Princípio fundamental da contagem, Árvore de Possibilidades ou Diagrama de Árvore e Princípio Multiplicativo. Pesquisar também no site da OBMEP Olímpiada Brasileira de Matemática na sala de Tratamento da Informação – Principio Fundamental da Contagem – PFC. A atividade foi proposta para equipes de até 10 alunos envolvendo responsabilidades específicas escolhidas entre os membros de cada equipe. Deveriam escolher 3 calções e 5 camisetas esportivas. 4

5 Uma aula de matemática diferente
Dois alunos colocam os calções e cada um vai trocando as camisetas, formando “looks” diferentes que um dos alunos vai detalhando em folha única para a equipe, as combinações de roupas de cada um dos alunos. Dois alunos usando o Diagrama de árvore resolvem quantas maneiras diferentes de se vestir são possíveis. Dois alunos usando o Princípio Multiplicativo resolvem o mesmo problema. Dois alunos vão fotografando e filmando as etapas para conferência. No final deverá ser apresentado uma pasta contendo um vídeo explicativo e demais atividades considerando a aprendizagem da equipe e comentários. 5

6 Uma aula de matemática diferente
6

7 Uma aula de matemática diferente Também foi orientado aos alunos pesquisarem um site interessante – OBMEP – clubes de matemática para complementação de estudos 7

8 Uma aula de matemática diferente Dois alunos usando o diagrama de árvore resolvem quantas maneiras diferente de se vestir são possíveis 8

9 Uma aula de matemática diferente Dois alunos usando o princípio multiplicativo resolvem quantas maneiras diferente de se vestir são possíveis 9

10 justificativa A principal justificativa é buscar formas dos alunos criar hábitos de aprendizagem procurando auxiliar as resoluções no formato de tabelas comparativas, usar o raciocínio lógico e usar diagramas para estabelecer resultados previsíveis. Uma segunda e também principal justificativa é permitir que os alunos tenham uma organização de idéias mais claras a partir de problemas do cotidiano ou formulados durante o currículo. 10

11 objetivos Assimilar os conceitos de Análise Combinatória em problemas de origem mais simples. Eliminar as dificuldades de entendimento do texto escrito na linguagem comum facilitando a compreensão e transformando em linguagem matemática. Buscar o entendimento necessário para atividades que envolvam a discussão de responsabilidades para a realização de trabalhos em equipe como forma de obtenção da aprendizagem em diversos temas. Identificar meios diversos de resolver questões envolvendo a Análise Combinatória. 11


Carregar ppt "ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google