Capacitação dos professores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
Apresentando.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Curso de Inclusão Digital
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
Aprender ao Longo da Vida
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Informática na Educação
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Informática na Educação
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Informática na Educação
Propostas de layout Modelo 1
Informática na Educação
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Papel do Monitor.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Roteiro de observação de estágio
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Tecnologias na Educação
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Informática na Educação
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Instituto A Vez do Mestre
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
Conceitos e reflexão sobre a tecnologia educacional.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
O uso das tecnologias na escola
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O computador como Meio e como Fim...
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

Capacitação dos professores Magali oliveira Silvinha Maffi

Capacitação dos professores O que levara um professor a obter sucesso na informática e estar capacitado perante a nova realidade educacional. Deve estar capacitado de tal forma que perceba como deve efetuar a integração da tecnologia com seu método de ensino. Deve aceitar as mudanças, principalmente a sua nova postura, facilitar e coordenar o processo do ensino e aprendizagem, precisa a prender a lidar com as rápidas mudanças. Não tem mais assim a detenção do conhecimento, do professor “sabe tudo”. O professor teve ter vivencias e conceitos, como conhecimento básico de informática e pedagogia.

Uma forma de integrar o uso dos computadores as propostas pedagógicas dos professores O que traz segurança para o professor num ambiente de informática e o conhecimento das ferramentas básicas de operação do computador. E importante que o professor saiba os principais recursos do Windows, Word,Excel, PowerPoint.

Uma forma de integrar o uso dos computadores as propostas pedagógicas dos professores Esses programas são apropriados para o desenvolvimento de atividades de produção .A partir de um tema ou conteúdo, o professor solicita aos alunos trabalhos que possam ser apresentados por meio de Windows (WordPad/Paint), Word, Excel, PowerPoint.

Uma forma de integrar o uso dos computadores as propostas pedagógicas dos professores Além da utilidade pedagógica de um editor de texto, o professor pode utilizar tais programas para elaborar provas e controle de notas dos alunos. O professor precisa conhecer os recursos disponíveis nos programas escolhidos para suas atividades de ensino, somente assim estará apto para realizar uma aula dinâmica, criativa e segura.

O desenvolvimento de projetos educacionais com o apoio de computadores Os projetos visam contemplar as diversas áreas do conhecimento de uma forma integrada e que ultrapasse o conhecimento de uma forma integrada e que ultrapasse o foco disciplinar, proporcionando a formação de um conhecimento sistêmico, em que cada disciplina passa ser um elemento interdependente de todo sistema.

O desenvolvimento de projetos educacionais com o apoio de computadores Ex: a presente uma breve explanação de um tema para o desenvolvimento do projeto a ser elaborado pelos alunos. Discuta com os alunos os conhecimentos já acumulados no cotidiano sobre o tema escolhido.

Posição da administração da escola no processo de implantação da informática na educação Além da capacitação do professor e necessário que os administradores das escolas mudem simultaneamente as suas atitudes para que possam dar andamento a incorporação dessa tecnologia. Outro comportamento observado nas atitudes dos administradores escolares e o não entendimento da dinâmica de uma sala de aula com computadores.

Posição da administração da escola no processo de implantação da informática na educação Em algumas situações os diretores reclamavam do professor por este não ter domínio de turma no ambiente de informática A visão educativa do diretor também deve acompanhar a entrada das tecnologias na escola.

Relação professor-aluno Alguns alunos já perceberam as mudanças ocorridas com a utilização dessa tecnologia. Muitos já possuem mais conhecimento que os próprios professores. O ambiente de informática na educação e ativo; os alunos conversam entre si e entre os grupos. Os alunos que melhor conhecem a informática assumem a postura de monitores.

Troca de experiência entre os professores É necessário que os professores criem um canal entre si de comunicação que possam trocar continuamente informações e experiências. Para assim amenizar receios no uso das novas tecnologias de comunicação. O canal de comunicação mais adotado pelas escolas é de reuniões semanais para que os professores discutam todas as questões que envolvam a utilização dos computadores em sala de aula.