Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Como produzir um jornal escolar
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Projeto - CEI VILA PRADO
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Tutorial de utilização do
Informática na Educação
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
O uso dos softwares nas escolas
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Tópicos Especiais em Comunicação II
PROJETO MAPAS 3°B.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Professora: Rosana Santos
Rotina na Alfabetização:
Planejamento PNAIC 2014.
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Profa. Reane Franco Goulart
Jornal como Recurso Didático
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Sugestão de planejamento Pedagógico
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Curso sobre Revista.
- PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE - AVANÇO EM TODAS AS DISCIPLINAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. - CONSTRUÇÃO DE VALORES. - EXERCÍCIO.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação - CED Departamento de Ciência da Informação - CIN Disciplina: 5205 – Recuperação.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Informática na Educação
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Proposta de atividade, esboço inicial
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
O computador como Meio e como Fim...
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
UME Rural Monte Cabrão Projeto Jornal Escola Aproximando pessoas Out/2011.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino Daiane Lemos

Jornal como recurso didático Objetivo: Apresentar a utilização de jornais com o auxílio dos computadores como recursos didáticos. Expor as formas de utilização de jornais na sala de aula. Fornecer algumas orientações para elaboração de um jornal da escola.

A empresa está promovendo a utilização dos jornais e revistas como recursos didáticos nas escolas e esse projeto abrange crianças do período pré-alfabetização até as séries mais avançadas e é uma estratégia para a formação de leitores na base da educação. Os jornais e revistas são um grande veículo de comunicação e de informação. Os professores devem estar atentos ao sensacionalismo das reportagens que utilizam expressões e argumentações que muitas vezes distorcem a realidade. Cabe ao professor articular com alunos uma visão crítica dessa leitura.

Classificação da utilização dos jornais nas escolas quanto à finalidade Para fins institucionais: são os jornais desenvolvidos com o intuito de divulgar as atividades da escola, as áreas físicas, o corpo de profissionais etc... Para fins educativos: são os jornais que possuem suas matérias e reportagens desenvolvidas pelos próprios alunos e professores. Esse jornal é motivador para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Híbridos: quando existem as duas características anteriormente citadas num mesmo jornal.

Classificação da utilização dos jornais educativos quanto à relação com jornais existentes no mercado Independente: quando os jornais de mercado são utilizados apenas para estimular a leitura e análise crítica dos textos. Interdependente: ocorre quando utilizamos alguns jornais do mercado para o desenvolvimento do jornal educativo.

Jornal como fonte bibliográfica Algumas escolas utilizam o jornal como fonte bibliográfica para estudos. Porém os professores devem ter um olhar atento a veracidade e as tendências da informação. Essa estratégia do uso de jornal integra o objetivo significativo da disciplina com a realidade em que o aluno vive.

Passo a passo para o desenvolvimento de atividades da situação interdependente de jornais Apresente o jornal por inteiro, apresente os elementos que compõem. Textos: títulos, editoriais, expedientes, manchetes. Gráficos: diagramação, figuras, cores, bordas. Aspectos físicos: tipo e gramatura de papel, numero de páginas, tamanho do papel. A escolha de um tema a ser trabalhado, proponha a elaboração de redação, desenhos, expressão que represente o assunto em estudo a partir das produções citadas, publique os trabalhos.

A vantagem dos jornais como recursos didáticos Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa. Sabemos que a produção de texto é um dos componentes mais importantes para a consolidação de nosso conhecimento.

As grandes vantagens na utilização dos jornais educacionais são: Estimular a leitura e a escrita. Proporcionar a formação crítica dos alunos Estimular aprendizagem de novos conhecimentos. Facilitar o acesso aos fatos e acontecimentos na comunidade.

Roteiro para elaboração do jornal na escola Escolha de uma equipe. Escolha do nome do jornal. Defina a frequência e a triagem do jornal. Definir se o jornal ficará só na escola ou será distribuída. Qual o custo do jornal podendo assim procurar empresas que possam financiar o jornal.

A importância do computador na produção do jornal Digitação de todas as matérias que serão publicadas. Elaboração da diagramação, arranjo físico das matérias e imagens utilizadas no jornal. Alterações de fontes. Fonte de consulta e pesquisa para elaboração das matérias. Elaboração do fotolito. Manutenção do banco de dados com os nomes das pessoas que receberão o jornal, bem como a impressão de etiquetas e malas diretas.

Programas que podem ser utilizados na produção de jornal Coreldraw: programa gráfico bastante utilizado para elaboração de desenhos, tratamento de imagens e preparação de desenhos para impressão gráfica. PageMaker: programa de editoração eletrônica profissional utilizado para a produção de livros, revistas e panfletos. Word: programa de editor de texto. Creative Winter: programa infantil para a elaboração de jornais, banners e cartões. Photoshop: programa apropriado para a captura de imagens a partir de um scanner.

Jornal eletrônico Quando falamos de jornal, logo pensamos no modelo convencional impresso, entretanto com a expansão da internet o jornal pode ser encontrado em seu formato eletrônico. A escola pode fazer o jornal eletrônico. Blogs, fotoblogs: uma opção para a publicação virtual dos trabalhos escolares, podendo ser uma das opções para as publicações dos jornais eletrônicos das escolas.