Pegada Ecológica para a gestão ambiental de cidades e estados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
Ecossistema: histórico
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Mobilização Social em prol do Meio-Ambiente
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Gestão Ambiental Aplicada
Inventário de ciclo de vida do Diesel
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
BOA TARDE!.
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
ProduzirDescartar Reutilizar O que é? A capacidade de sustentar uma ou mais condições exibidas por alguns processos que se tornaram necessários para a.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Caminhos para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Imobiliário
1° LUSAMBE – 20 A 22 DE SETEMBRO DE 2009 – ESTORIL - PORTUGAL
Conhecendo a Carta da Terra
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG Rodrigo Condé Alves –
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
Programa Usos dos recursos naturais
Programa UFBA Ecológica
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Perspectivas Globais da energia solar
UNAC/CNA Seminário internacional organizado pela CNA – Portugal Sábado, 20 de Março de 2010 Cidade de Espinho Apresentação: José Catarino Xerinda.
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Profª: Cristiane M. Zanini
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Perguntas orientadoras
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
4º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento Professores: Eduardo Mariano Neto UFBA Eduardo Mendes da Silva UFBA Jeamylle Nilin UFS.
Determinantes da Saúde
Agroecologia.
Agenda 21 Um novo nascer para Humanidade. Planetas Conhecidos.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
PLANO DE AÇÃO PARA PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
Problema 6.
Ciências Naturais – 8.º ano
Câmara dos Deputados Gabinete do Deputado Federal Luciano Zica PT São Paulo.
Especialização em Perícia Ambiental. Carga horária: 20 horas.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
CLITIA HELENA MARTINS Fundação de Economia e Estatística – RS XI Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Setembro
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Direito ambiental Aula 5 Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: Padrões e zoneamento econômico- ecológico.
Transcrição da apresentação:

Pegada Ecológica para a gestão ambiental de cidades e estados WWF-Brasil Pegada Ecológica para a gestão ambiental de cidades e estados

Qual é a composição da Pegada Ecológica Cálculo da Pegada Ecológica Pergunta   Considerando a quantidade de recursos disponíveis (biocapacidade) em escala local e global e a capacidade de regeneração da biosfera, qual é a quantidade de recursos que pode ser consumida direta ou indiretamente pelos seres humanos? Principal Mensagem Promover o reconhecimento de limites ecológicos, salvaguardar as pré-condições dos ecossistemas (florestas saudáveis, água limpa, ar limpo, solos férteis, diversidade biológica, entre outros) e garantir a funcionalidade dos serviços ecossistêmicos permitindo que a biosfera dê suporte à vida humana a longo prazo. Qual é a composição da Pegada Ecológica Aqui vem agora a questão do Footprint: neste caso destacando a pecuária orgânica e a colaboração de nossas tb entre o WWF-Bolivía e WWF-Brasil.

A ‘família’ de pegadas Recurso natural Processamento Consumo de sociedades Processamento Varejo Pegada de Carbono Pegada Hídrica Análise de ciclo de vida Processos Produtivos Pegada Ecológica Consumidor

Suprem com matéria prima Cálculo da Pegada Ecológica Recursos Ecológicos Classes de consumo Alimentos Moradia Mobilidade Bens Serviços Governo Carbono Suprem com matéria prima Pastagem Florestas Recursos Pesqueiros Geram impactos Área de cultivo Área construída

Pegada Ecológica Pegada como instrumento de mudança, não apenas como resultado de um cálculo. Aqui vem agora a questão do Footprint: neste caso destacando a pecuária orgânica e a colaboração de nossas tb entre o WWF-Bolivía e WWF-Brasil.

Cálculo da Pegada Ecológica de Campo Grande 3,14 2,82 2,91 Aqui vem agora a questão do Footprint: neste caso destacando a pecuária orgânica e a colaboração de nossas tb entre o WWF-Bolivía e WWF-Brasil.

Pegada ecológica em uma perspectiva global Aqui vem agora a questão do Footprint: neste caso destacando a pecuária orgânica e a colaboração de nossas tb entre o WWF-Bolivía e WWF-Brasil.

Pegada ecológica em uma perspectiva global Aqui vem agora a questão do Footprint: neste caso destacando a pecuária orgânica e a colaboração de nossas tb entre o WWF-Bolivía e WWF-Brasil.

Pegada ecológica em uma perspectiva global Aqui vem agora a questão do Footprint: neste caso destacando a pecuária orgânica e a colaboração de nossas tb entre o WWF-Bolivía e WWF-Brasil.

Pegada ecológica em uma perspectiva global Aqui vem agora a questão do Footprint: neste caso destacando a pecuária orgânica e a colaboração de nossas tb entre o WWF-Bolivía e WWF-Brasil.

Pegada ecológica em São Paulo Inserção em Políticas Públicas Divulgação (ex.: escolas, eventos) Desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis Fortalecimento da economia verde. Credibilidade internacional Método Revisão técnica Mobilização da população Divulgação nacional e internacional (Rio + 20, C40) Aqui vem agora a questão do Footprint: neste caso destacando a pecuária orgânica e a colaboração de nossas tb entre o WWF-Bolivía e WWF-Brasil.

Obrigado WWF-Brasil: Michael Becker (michael@wwf.org.br) Fabio Cidrin Terezinha Martins Michel Rodrigues ecosSISTEMAS: Fabricio de Campos http://www.wwf.org.br/?28163/Campo-Grande-calcula-sua-pegada-ecolgica http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/methodology/