AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
A Enfermagem na Era da Informática
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
Currículo por Competências e Habilidades.
Currículo oficial de São Paulo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O uso de novas mídias nas escolas
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Orientação Educacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Reane Franco Goulart

REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Filosofia O que é filosofia?.
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Os conceitos de alfabetização
Relatório de Proposta de Projeto
Mikhail Bakhtin.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Sistemas de Informação – mais que tecnologia Profa. Reane Franco Goulart.
A VIRTUALIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Situação de Aprendizagem
FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO IMPORTÂNCIA 1.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
O computador como Meio e como Fim...
Tecnologia da Inteligência Pierre Lèvy Por Adja Andrade.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA Pierre Lévy O Groupware A Metáfora do Hiperterxto Palavra e Memória A Escrita A Rede Digital

O GROUPWARE O que é o Groupware? Rede de discussão racional Usa metáforas próximas à vida cotidiana Favorece a exposição e discussão de idéias Visa auxiliar a dimensão direta da comunicação nos grupos   Objetivos Desenvolver os princípios de uma ideografia informática, dinâmica para ensino e formação que faça com que o iniciante em uma disciplina científica ou em uma esfera de conhecimento prático seja capaz de adquirir informações através de manipulação dos ideogramas que representam objetos de um domínio. Questões Através de que alquimia as coletividades pensam? Como pensar o sujeito cognitivo coletivo? De quais instrumentos dispomos para aprender a inteligência de grupo?

REDES DE CONVERSAÇÕES DE WINOGRAD E FLORES Todos os membros participam da criação e manutenção deste processo de comunicação São atos de linguagem que comprometem àqueles que o efetuam frente a si mesmo e aos outros Papel do dirigente da REDE Não consiste em “resolver problemas” ou “tomar decisões” Manter a rede de conversas Coordena as ações Distinguir novas possibilidades gerando novos circuitos de conversa O HIPERTEXTO, MATERIALIZAÇÃO DO SABER COMUM  Utilitários para desenho, programação, processamento de textos e catálogo de documentos pertinente ao grupo de colaboradores. Acesso aos textos e trabalhos Discussão, dúvidas e sugestões sobre os textos e trabalhos Função de integração entre os membros do Groupware Permite dividir o conjunto de documentos podendo consultar e anotar os trabalhos dos amigos ou a bibliografia que o professor utilizou para preparar a aula.

ARGUMENTAÇÃO AUXILIADA POR COMPUTADOR Verbal Conversas cotidianas são menos estruturadas do que a escrita Troca verbal dificulta a compreensão e argumentação organizada Contestamos discursos com mais facilidade do que dialogamos Escrita Textos escritos também apresentam inconvenientes Pode provocar mal-entendidos e falsos debates Groupware Ajuda cada interlocutor a situar-se na discussão Liga os argumentos aos referidos documentos Os dados são explícitos e organizados Os hipertextos garantem o desdobramento da rede de questões, posições e argumentos ao invés de valorizar os discursos como um todo Constrói uma rede de argumentação podendo ser manipulada a qualquer momento

A METÁFORA DO HIPERTEXTO CONSTRUIR UM HIPERTEXTO: DAR SENTIDO A UM TEXTO. HIPERTEXTO: FERRAMENTA EFICAZ PARA A COMUNICAÇÃO E A INTELIGÊNCIA COLETIVAS. METÁFORA DO HIPERTEXTO: PESSOAS DIFERENTES ARIBUEM SENTIDOS DIFERENTES.

PALAVRA E MEMÓRIA Oralidade primária - remete ao papel da palavra antes da escrita. Numa sociedade oral primária tudo que há de cultura está fundado sobre as lembranças dos indivíduos Oralidade secundária - relaciona-se à palavra complementando a escrita, assim como conhecemos hoje.

A MEMÓRIA Memória de curto prazo: É a memória que utilizamos, por exemplo, quando lemos um numero de telefone e ficamos repetindo-o até discá-lo. Esta repetição parece ser a melhor estratégia para reter informações a curto prazo. Memória de longo prazo: É usada, por exemplo, a cada vez que lembramos um número de telefone em um momento oportuno.

ARMAZENAMENTO E PESQUISA NA MEMÓRIA A LONGO PRAZO Quando uma informação surge diante de nós, devemos construir uma representação do mesmo com o intuito de gravá-lo. No momento em que a criamos esta representação fica em nossa zona de atenção (ou muito próxima desta). O problema é saber como encontrar um fato que se acha muito longe da nossa zona de atenção, ou seja, uma informação que não esteja em estado ativo.

ESTRATÉGIA DE CODIFICAÇÃO Estratégia de codificação é a maneira pela qual a pessoa irá construir uma representação do fato que deseja lembrar Elaboração: Elaboração é uma estratégia de codificação na qual fazemos acréscimos à informação alvo. Os itens a serem lembrados são conectados entre si ou a idéias já adquiridas anteriormente. Ex: Associar números a objetos, como o nº2 e um pato etc...

A ESCRITA Surgimento Escrita surgiu diversas vezes e separadamente nas grandes civilizações A escrita e o estado Através da escrita o poder estatal comanda os homens. O tempo da impressão A impressão permitiu que as diferentes variantes de um texto fossem comparadas, além do acesso às obras literárias ser mais fáceis.

Problema da racionalidade O “pensamento lógico” corresponde um estrato cultural recente ligado ao alfabeto e ao tipo de aprendizagem (escolar), que corresponde a ele. Alguns cientistas propõe a interpretação para o aparecimento da filosofia na passagem de uma cultura oral para uma cultura escrita. História e escrita Através da escrita as representações podem ser transmitidas de forma autônoma. A história é um efeito da escrita.

A REDE DIGITAL A Rede Digital Introdução A História do Computador Digitalização O Som Sampler Sequenciador Sintetizador A Imagem Digitalização da Imagem Controle da Imagem Infografia

O Programa Linguagens mais acessíveis Novas Interfaces Multimídia Interativa Dinamismo Trabalho em Equipe Estoque e Circulação Facilidade de Acesso a Informação Mídias de armazenamento densas RDSI (Rede Digital de Serviços Integrados) Conclusão Maior rapidez e eficiência na obtenção e criação de informações Classificação da informação