A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
Advertisements

Universidade Federal De Santa Catarina
METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro
Publicações Eletrônicas
Universidade Federal de Santa Catarina
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Comunicações Técnico-científicas
Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO.
Redes Sociais e Mídias na Educação
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Apresentador: Paulo de Bem
Espaços Profissionais a conquistar com as novas mídias aposte nesse profissional Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina.
Levantamento Bibliográfico
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.
BIBLIOTECAS VIRTUAIS DISCIPLINA: CONTROLE II PROFESSORA: URSULA BLATMANN Florianópolis, 2005.
CCBD XXI – Curitiba, 17a 22 de julho de 2005
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
BASE DE DADOS DE ARTIGOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Escrita on-line colaborativa e coletiva: ETC e EQUITEXT
Metodologia do Trabalho Acadêmico
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
Universidade Estadual de Maringá
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Processo de pesquisa: Pesquisa Bibliográfica;
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
Observação de sites europeus de bibliotecas acadêmicas de saúde pública, segundo critérios encontrados na literatura José Maria Lúcia.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
Seminário de Pesquisa Aula 3.
Metodologia do Trabalho Acadêmico
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Elaboração de Projeto de Pesquisa
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Transcrição da apresentação:

A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação VI Congreso Regional de Informacion en Ciencias de la Salud – CRICS VI Puebla – Mexico, maio de 2003 Destacar a importância da iniciação científica em ciências da saúde no ensino de graduação. O enfoque visa resgatar a experiência de professores atuantes na disciplina Pesquisa Bibliográfica ministrada em cursos de ensino superior: Odontologia e Nutrição – na Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC, a experiência prática no fazer – pensar pesquisa. Envolve o uso de fontes e recursos informacionais tradicionais e os decorrentes no uso das tecnologias de informação e comunicação – no ambiente on-line. Lafaiete da Silva Carvalho FUNEC-Caratinga - Minas Gerais - Brasil E-mail: lafaiete@funec.br Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina E-mail: ursula@ced.ufsc.br A iniciação científica em ciências da saúde

A iniciação científica em ciências da saúde: sumário Introdução O aprender na pesquisa: uma herança histórica entre a ciência e os cientistas O saber fazer: o método O saber relatar: recriação do texto Técnicas: selecionar, recortar e colar Ética: o plágio e o direito autoral Acesso e uso da informação digital on-line Conclusões Desmistificar a ciência: cientistas e a prática de aprender e utilizar sistematicamente métodos e técnicas de pesquisa. Como realizar o aprender para apreender no fazer ciência e no conviver científico. Destacar a vontade de conhecer, de criar interesse sob o objeto estudado e respaldar no contexto social, cultural, ético e educacional. O compartilhamento da informação depende de interesses pessoais e profissionais. O uso da ética perante a comunidade acadêmica e a sociedade. Considerar o acesso e uso da informação para o desenvolvimento da ciência para beneficiar a sociedade. A iniciação científica em ciências da saúde

O aprender na pesquisa: introdução Importância da pesquisa no ensino de graduação Acesso aos ambientes de estudo Fontes de pesquisa: primárias, secundárias e terciárias O processo de transformação: dados, informação, conhecimento e o saber Qualidade e quantidade de informação Apontar a importância do fazer pesquisa no ensino em cursos de graduação (formação de profissionais pesquisadores). Conhecer quais os recursos informacionais existentes, tipo de fontes e como acessar e usar a informação. Criar ambientes de estudo individual e para as reflexões e a construção do saber em grupo. Saber referenciar estudos pelos elementos bibliográficos. Destacar a importância das referencias bibliográficas de diferentes tipos de documentos. Enfocar a necessidade em saber utilizar fontes básicas e secundárias. Evitar a sobrecarga de informação e principalmente o uso de índices, bibliografias e abstracts na busca da informação qualitativa. A iniciação científica em ciências da saúde

Práticas dos cientistas A transmissão, o fluxo e o acesso à informação O aprender na pesquisa: uma herança histórica entre a ciência e os cientistas Práticas dos cientistas A transmissão, o fluxo e o acesso à informação O uso dos recursos de pesquisa: de técnicas às tecnologia em redes de relações e nas redes de computadores Vivenciar o ambiente de pesquisa: laboratórios, bibliotecas, apontamentos e a sobrecarga de informação Com a retrospectiva histórica do fazer pesquisa, permite-se um resgate de como acontece a ciência em seus períodos históricos, sociais, culturais e educacionais. Os fatores no processo de comunicação da informação possibilitam o inovar e o criar. Para isso destaca-se a transmissão, o fluxo e o acesso à informação em seus diferentes ambientes. Saber usar e manusear recursos informacionais com o recursos das tecnologias da informação e comunicação facilitam a busca da informação e amplia a rede de relações. As pessoas comunicam cada vez mais ampliando seus círculos ao utilizarem as redes de computadores. A iniciação científica em ciências da saúde

O saber fazer: o método científico A importância da sistematização Estrutura do conhecimento científico Os métodos científicos A construção da teoria Práticas de pesquisa Técnicas de pesquisa A crítica científica A importância do processo de leituras no processo de aprendizagem. As diferentes leituras : do texto, funcional e tecnológica. O saber por meio do fazer pesquisa, isto , usar a sistematização, a organização do pensamento e dos apontamentos, a redação e a apresentação requerem cuidados facilitados pelo treinamento e principalmente na prática científica. Com respaldo na metodologia, conhecer métodos e técnicas de pesquisa, identificar teorias e práticas, caracterizar tipos de pesquisa para construir o posicionamento crítico de cada pessoa, de cada pesquisador. A iniciação científica em ciências da saúde

O saber relatar: a recriação do texto A leitura, o leitor e textos O processo de leitura O uso de fichamentos para registrar leituras, fatos, atos e críticas A criatividade e a construção do texto Saber reconstruir passos de pesquisa Saber relatar: do relatório de pesquisa ao artigo científico A importância dos diferentes tipos de leitura: informativa, técnica, crítica, recreativa. O uso de técnicas de leitura: de reconhecimento, exploratória, seletiva, reflexiva. A relação do leitor com as leituras e a interação com o autor. O professore e o bibliotecário atuantes no processo de incentivo a leitura. A leitura como prática no ensino e na pesquisa. A leitura para ampliar horizontes pessoais e profissionais. A leitura como centro de atividades no pensar e na construção crítica de saberes. A leitura interfere no desenvolvimento das relações objetivas e subjetivas do leitor. Ampliação da escrita, da afetividade e do raciocínio. A iniciação científica em ciências da saúde

Técnicas: selecionar, recortar e colar O levantamento bibliográfico A busca de fontes A seleção das fontes e das leituras Utilizar técnicas de resumo, de referência e de citação O uso de recursos tecnológicos para fichamentos Conhecer os recursos existentes na instituição de ensino e pesquisa tradicionais e os oriundos das tecnologias da informação e comunicação (on-line). A importância em realizar a pesquisa bibliográfica nos demais tipos de pesquisa. Como estabelecer um objeto de estudo e desenvolver as etapas da pesquisa bibliográfica. Usar as técnicas de leitura, de resumos, de fichamentos e esquemas, normas técnicas para referenciar e citar documentos. Facilidades e cuidados ao usar os recursos tecnológicos na vida do pesquisador. A iniciação científica em ciências da saúde

Ética: o plágio e o direito autoral Ética na pesquisa Ética do pesquisador O que é o plágio Direito autoral : legislação A Internet e o respeito a propriedade intelectual Divulgação e vulgarização científica Importância da ética na vida das pessoas. Mudanças de valores culturais, educacionais e a necessidade do uso da ética. Ética vista como um pré-requisito fundamental na existência humana. Respeito ao individual, ao coletivo, resgate de as idéias e saberes para viver na sociedade mais humana. O plágio – a apropriação indevida para créditos pessoais, institucionais e empresariais. O uso da internet e a propriedade intelectual. Divulgar pesquisas para a sociedade. A iniciação científica em ciências da saúde

Acesso e uso da informação digital on-line Usuários e suas competências e habilidades em interagir nas redes de computadores Ambiente de acesso: equipamentos, softwares e treinamento de pesquisadores Bibliotecas: selecionar, organizar, recuperar e disseminar informação digital on-line. Políticas de acesso e uso dos recursos informacionais Questões de segurança e manutenção da infra-estrutura Ambientes estruturados: bibliotecas, centros de informação e documentação, centros de pesquisa. Recursos operacionais: equipamentos , softwares, hardwares. Orientação realizada por pessoas e para pessoas. Estruturar políticas de acesso e uso dos recursos informacionais. Garantir o acesso por meio de políticas de segurança e manutenção da estrutura existente. A iniciação científica em ciências da saúde

Acesso e uso da informação digital on-line Bibliotecários e pesquisadores: saber usar recursos de informação Bases de dados em ciências da saúde: Scielo, Medline Treinamento individual e coletivo Tutorial no treinamento presencial e à distância Serviços on-line aos pesquisadores: dicionários, enciclopédias, publicações periódicas, bases de dados, catálogos de bibliotecas, mecanismos de busca Importância da educação continuada em todas áreas do conhecimento. A informação on-line requer habilidades e competências especificas tanto pelos bibliotecários bem como aos pesquisadores e professores. Conhecer técnicas de pesquisa em ambientes on-line: características do acervo, dos recursos, das estratégias de busca. Utilizar técnicas e ferramentas para apoiar o uso dos recursos informacionais. Implementar serviços e produtos on-line . A iniciação científica em ciências da saúde

Questões: o uso e o acesso à informação onde e como o pesquisador pode acessar as diferentes fontes de informação? quais são as fontes disponíveis pelas novas mídias? quais as políticas de uso da informação na pesquisa? qual o papel do Estado e da sociedade para disponibilizar o acesso à informação pública? como divulgar pesquisas da iniciação científica? Questões críticas sobre o uso e o acesso da informação: Quais os ambientes projetados aos pesquisadores? Como identificar e aplicar critérios de seleção das fontes disponíveis? Quais as políticas de uso da informação desenvolvido pelos bibliotecários? Qual a importância do pesquisador em participar no desenvolvimento de políticas ao acesso e uso da informação? Quais as competências do Estado e da sociedade para propiciar a inclusão digital? Quais os ambientes que podem ser divulgadas as pesquisas de iniciação cientifica? A iniciação científica em ciências da saúde

Conclusões É necessário desenvolver a cultura da pesquisa nas diversas etapas de ensino, sendo elemento fundamental no processo de aprendizagem inovadora e tornar-se uma constante na vida da pessoa. Compete aos professores e bibliotecários estimularem e propiciarem ambientes satisfatórios para o desenvolvimento da pesquisa na graduação. É importante ao pesquisador conhecer o processo da pesquisa, o seu trâmite e suas instâncias com o intuito de facilitar e estimular o saber-fazer-pensar. Importância de desenvolver a cultura da pesquisa nas diversas etapas do ensino. Destacar a pesquisa no processo de aprendizagem para estimular a inovação e o saber. Competências e habilidades de professores e bibliotecários no trabalho conjunto para incentivar o prazer da pesquisa em seus diferentes níveis. O saber apreender destaca-se como requisito fundamental na sociedade do conhecimento. O posicionamento crítico do pesquisador perante o contexto social, cultural e educacional. A iniciação científica em ciências da saúde

Agradecimentos Apoio técnico, financeiro e institucional. Aos organizadores do evento, nosso muito obrigado, por integrar e estimular relações científicas, técnicas, profissionais e pessoais. Agradecimentos especiais - FUNEC pelo apoio na inscrição do evento, passagens e hospedagem. A UFSC pela importância em estreitar relações científicas, profissionais e pessoais. Ao comissão organizadora do evento, por viabilizar o evento com intuito de reunir pessoas preocupadas com a ciência , pesquisa e principalmente em buscar soluções na qualidade de vida da humanidade. Fundação Educacional de Caratinga Minas Gerais – Brasil http://www.funec.br Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – Brasil http://www.ufsc.br A iniciação científica em ciências da saúde

Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas sobre documentação. Rio de Janeiro, 2002. BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. ampliada. São Paulo : MAKRON, 2000. DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1996. DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. ESTRELA, Carlos. Metodologia científica :  ensino e pesquisa em odontologia. São Paulo :  Artes Médicas,  2001. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Scielo – http://www.scielo.br Medline – http://www.nlm.nih.gov/ Algumas das fontes mais utilizadas no processo de pesquisa, sua estruturação e organização. A iniciação científica em ciências da saúde