Web 2.0 em bibliotecas Goethe-Institut Porto Alegre FABICO- UFRGS Ursula Blattmann Porto Alegre, 12 de março de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
Advertisements

Comunidades de Aprendizagem
Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Referências.
Letícia Rocha Machado e Patrícia Behling Schäfer
Segurança em Web 2.0 Paola Garcia Juarez
WEB 2.0: Definição e Tendências
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Cursos de Informática - UNATI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
Cursos de Informática - UNATI
#BiblioteconomiaNasNuvens
Realizado por: Luís Cardoso
Silvia Castro Marcelino*
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Portal de Periódicos UFSC Ursula Blattmann Florianópolis, 6 de maio de 2008.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
A COLABORAÇÃO E A INTERAÇÃO NA WEB 2.0
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
ACADÊMICO: CARLOS ALBERTO DOS PRAZERES Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III CIN 5432 Prof. Ursula Blattmann Florianópolis, Abril de 2005.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
A recuperação da informação em recursos de informação online UDESC Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 30 de outubro.
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Revista ACB : Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina Ursula Blattmann.
Acesso e organização da informação: Publicações Eletrônicas
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
XXVIII Painel Biblioteconomia em Santa Catarina
Mariza Inês da Silva Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Curso Editoração Eletrônica Científica “Como produzir um Periódico Eletrônico Científico” Benedito Barraviera Professor Titular do Departamento de Doenças.
Treinamento para Professores
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Web 2.0 A nova era da Colaboração A Nova Cara da Internet.
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
Web de Dados Bruno Dutra – Roteiro Contexto Definição Princípios Estrutura e Componentes Benefícios X Desafios Aplicações Conclusão.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Grupo 13 Camila Amorim Caio Corrêa Renato Oliveira Isaac Chammah Guilherme Costa Vinícius Zabisky TI – Prof. Marta Maia 23 de Abril de 2010 Web 2.0.
Diego Porto Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1º Semestre 1.
WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO Fasf 2012 Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra Informática Aplicada.
Seminário da RBPG: A Capes e os novos paradigmas da comunicação científica Ciência 2.0: tendências para periódicos e revistas de divulgação científica.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini s:
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
O QUE É WEB
Compra coletiva via internet
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Web e suas Ferramentas.
"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais.
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
Práticas em. Crédito: Prof. Simão Pedro Marinho Educação 1.0.
Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.
Transcrição da apresentação:

Web 2.0 em bibliotecas Goethe-Institut Porto Alegre FABICO- UFRGS Ursula Blattmann Porto Alegre, 12 de março de 2009

Conceitos O termo Web 2.0 refere-se a mudança para uma Internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Segundo Tim O'Reilly, um dos criadores do termo Web 2.0, a regra mais importante seria desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

Conceitos O termo Biblioteca 2.0 (Library 2.0) foi concebido por Michael Casey em seu blog LibrayCrunchO termo Biblioteca 2.0 (Library 2.0) foi concebido por Michael Casey em seu blog LibrayCrunch

Web e a biblioteca 2.0 Participação coletivaParticipação coletiva Qualquer um pode publicar conteúdosQualquer um pode publicar conteúdos Muitos sites permitem comentários, participação, personalização, etcMuitos sites permitem comentários, participação, personalização, etc As pessoas têm mais opções na escolha de fornecedores de informaçãoAs pessoas têm mais opções na escolha de fornecedores de informação

WEB 2.0? As páginas web mudaram com o decorrer dos anosAs páginas web mudaram com o decorrer dos anos Interatividade mudouInteratividade mudou Podemos ter vantagem usando os princípios da WEB 2.0 em projetos de web sitesPodemos ter vantagem usando os princípios da WEB 2.0 em projetos de web sites

O que mudou? WEB 1.0 WEB 2.0 OFotoFlickr MP3.comNapster Britannica online Wikipedia Sites pessoais Blogs PublicarParticipar Sistemas fechados Wikis Taxonomia (diretório) Folksonomia (tagging)

O que mudou nas bibliotecas?

As características da Web 2.0

Espaços de ação na Web 2.0

Wikipedia Wikipedia 15 de janeiro de 2001 – 250diomas Quantidade de verbetes março 2007 Wikipedia 10 de março de 2009 Quantidade de verbetes Inglês Inglês Alemão Alemão Francês Francês Japonês Japonês Holandês Holandês Italiano Italiano Português Português Espanhol Espanhol

Bibliotecários atores na Web 2.0

Bibliotecas e a Web 2.0

Bibliotecas e a aplicação de recursos da Web 2.0

Vídeo sobre a Biblioteca La Salle ceid=searchfeed ceid=searchfeed Bibliotecas e vídeos

Uso da Web 2.0 em cursos

Web 2.0 na sala de aula

RSS em revistas

Segurança na Web 2.0 Mudanças constantes e mecanismos de controle de vulnerabilidade na autenticação. Cuidados no ambiente: o que é público, por que tornar público, qual as garantias da segurança individual dos dados, desinformação? Invasão de ambientes: phishing saber diferenciar o que é real ou falso, codificação maliciosa. Troca da informação Acessos e senhas Acessos e senhas Qualidade da informação: integridade, legitimidade, acuracidade.

Reflexões Espaços de atuação dos bibliotecários em serviços de Web 2.0 Compreender os riscos e cuidados em expor informação ao público Habilidades, competências e atitudes do profissional da informação perante as tecnologias da Web 2.0 A história sem fim...

Referências BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Colaboração e interação na Web 2.0 e Biblioteca 2.0. Revista ACB, Florianópolis, v. 12, n.2, p , jul./dez Disponível em:. =906&article=242&mode=pdf CANESSA, Enrique; ZENNARO, Marco. Science Dissemination using Open Access: A compendium of selected literature on Open Access. ICTP - The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics p. ISBN Disponível em :. PROMETEUS - The Media Revolution ´15 min

Parabéns pelo Dia do Bibliotecário! Grata! Ursula Blattmann Ursula Blattmann Disponível em: