ACADÊMICO: CARLOS ALBERTO DOS PRAZERES Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III CIN 5432 Prof. Ursula Blattmann Florianópolis, Abril de 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL.
Advertisements

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Teoria da Administração
Prof(a): Patrícia Braz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O Curso de Bacharelado em
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
2. SENSORIAMENTO REMOTO 2.1. Introdução Áreas de Aplicação
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
Apresentação do Professor Arnoldo Schmidt Neto
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
Pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Acadêmico: Lourival Lacerda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.
Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas Curso SEER Ministrantes Miguel Angel Márdero Arellano  Ramon M. S. da Fonseca Elaborado por Ursula Blattmann.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
Universidade Federal de Santa Catarina
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Controle do Registro do Conhecimento III Profª Ursula Blatmann.
Universidade Federal de Santa Catarina
Bibliotecários na Sociedade da Informação:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Enciclopédias on-line Disciplina: Controle II Professora: Úrsula Blattmann.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
BASE DE DADOS DE ARTIGOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Revista ACB : Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina Ursula Blattmann.
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
Profissional de GC / Função de GC
a. Visão geral da carreira b. Histórico da Engenharia
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
O profissional de GC e a função GC: lições aprendidas
Apresentação Final – Estágio
Gestão da Qualidade e Produtividade
TALENTOS G. MUIÑOS 2010 A G Muiños Consultoria de Recursos Humanos Ltda. através da sua divisão de Outplacement/Recolocação de Profissionais apresenta.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane Segundo semestre de 2011.
PESQUISA FORMANDOS 2008/2 Administração Administração Fonte: dezembro/2008 PESQUISA DOS FORMANDOS 2008/2 Curso – Administração.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Nome da Empresa LOGO DA EMPRESA Nome do candidato a credenciamento.
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
Avaliação de Desempenho aplicada a departamentos que compõe a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão CAXIAS-MA 2013.
29/05/2015 Ciclo de Debate sobre Educação Profissional em Saúde na Fiocruz - Desafios do mercado de trabalho para a formação técnica em Biotecnologia Tatiane.
06/05/ Apresentação da disciplina 1 Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA.
O ser Administrador Tópicos Atuais Profissionais T A P Aula II.
Competências Profissionais
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
Transcrição da apresentação:

ACADÊMICO: CARLOS ALBERTO DOS PRAZERES Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III CIN 5432 Prof. Ursula Blattmann Florianópolis, Abril de 2005 UFSC

PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO E O MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: O CASO DA KPMG BRASIL Nadia M.S. Hommerding – Waldomiro Vergueiro - Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v.2 n.1. P Jul/Dez Disponivel em : =90&article=23&mode=pdf APRESENTAÇÃO DO ARTIGO

KPMG – E UMA FUSÃO DE TRÊS EMPRESAS KLYNVELD MAIN GOERDELER PEAT MARWICK MITCHELL

PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO Liderar e Administrar processos de mapeamento do Conhecimento nas organizações, principalmente porque possuem especializações inerentes a sua formação.

GESTÃO DO CONHECIMENTO DA EMPRESA KPMG BRASIL DA ÊNFASE NO MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO TÁCITO BUSCANDO DISPONIBILIZAR/COMPARTILHAR AS INFORMAÇÕES MAPEADAS POR MEIO DA INTRANET, FERRAMENTA QUE FACILITA A DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO, ALIADA NO TRABALHO DO BIBLIOTECÁRIO.

BIBLIOTECÁRIOS X GESTÃO DO CONHECIMENTO ATUALMENTE CONSIDERA-SE QUE O CONHECIMENTO HUMANO, OU, AINDA, O CAPITAL INTELECTUAL, E O PRINCIPAL ATIVO DAS ORGANIZACÕES. DE ACORDO COM DAVEMPORT E PRUSAK (1997) MUITOS BIBLIOTECÁRIOS E PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO JÁ SE TRANSFORMARAM EM PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO PARA ARTHUR ANDERSEN APUD CHASE (1998) OS PAPÉIS EMERGENTES DESTES NOVOS PROFISSIONAIS INCLUEM: - PERITO TECNOLOGICO - ANALISTA - EXPLORADOR

SKIRME E AMIDOM APUD CHASE (1998) CRIARAM OUTROS PAPÉIS AOS PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTO, SÃO ELES: - ENGENHEIRO DO CONHECIMENTO - EDITOR DO CONHECIMENTO - ANALISTA DO CONHECIMENTO Assim podem oferecer aos bibliotecários uma oportunidade única para se reinventarem como profissionais de valor agregado.

EQUIPE DE TRABALHO NA KPMG BRASIL ATUALMENTE, CONTA COM UMA INFRA-ESTRUTURA DE RECURSOS HUMANOS DE 9 PESSOAS, ENTRE : GERENTE, COORDENADORA, BIBLIOTECÁRIO, ASSISTENTE, TRAINEE E ESTAGIÁRIOS. GERENTE BIBLIOTECÁRIA – Especialização em Direito Tributário Ciências das Finanças COORDENADORA – Economista BIBLIOTECÁRIA – Atua na área Tributária COORDENADORA – Bibliotecária Pós-Graduação em gerenciamento e Sistema da Informação ASSISTENTE – Estudante de Direito TRAINEE – Administração de Empresas ESTAGIÁRIOS – Estudante de Administração Comércio Exterior.

CONCLUSÃO A EMPRESA DE CONSULTORIA ARTHUR ANDERSEN CITAM OS BILBIOTECÁRIOS COMO PROFISSIONAIS POTENCIAIS PARA ASSUMIR UM PAPEL DE LIDERANÇA DENTRO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS, CHEGANDO A DENOMINÁ-LOS, DENTRO DESTA NOVA REALIDADE, COMO CORRETORES DO CONHECIMENTO E/ OU PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTO.