CCBD XXI – Curitiba, 17a 22 de julho de 2005

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Transcrição da apresentação:

CCBD XXI – Curitiba, 17a 22 de julho de 2005 LEITURA INSTRUMENTO DE CIDADANIA Ursula Blattmann ursula@ced.ufsc.br Noeli Viapiana noeli_viapiana@yahoo.com.br CCBD XXI – Curitiba, 17a 22 de julho de 2005

1 IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO As pessoas precisam saber: quais e onde localizar informações e principalmente como saber usar as diversas fontes de informações. Bibliotecário é qualificado para administrar a informação, disponibilizando-a de acordo com a demanda, e através de projetos que motivem a leitura poderá estar incentivando as pessoas a buscarem com mais afinco a satisfação destas necessidades informacionais.

Leitura Quem lê, amplia seus horizontes e conseqüentemente está mais aberto para todas as artes e ciências, pode-se dizer que a pessoa é cidadã do mundo e precisa capacitar-se para obter autonomia cultural e intelectual. A leitura é uma janela no tempo e no espaço, pois amplia horizontes e possibilita o fortalecimento de idéias e ações. É necessário apontar projetos e programas de leitura que o bibliotecário também necessita participar.

Leitura e sociedade Precisa existir mecanismos para garantir a busca, o acesso e uso da informação. Além disso, a literatura vista como arte escrita, conta com o poder da imaginação estimulando o raciocínio e a interpretação. É preciso saber conciliar a estética e as técnicas de leitura. O ser humano vive e convive em sociedade, portanto tudo acontece em contexto social, econômico, cultural, educacional e político.

Sociedade : inclusão e exclusão Desde a colonização se observa um cruel processo de segregação das camadas sociais desfavorecidas de cultura escrita, o qual permitiu (e ainda permite) a alguns, não só o acesso, mas a detenção dos produtos culturais eruditos, e legou a outros, de maneira tirânica, apenas uma parte da cultura, a qual chamou pejorativamente de popular.

2.1 Projetos de leitura É preciso lembrar que faltam políticas claras e objetivas para inclusão social, seja pela leitura, pela escrita e pelos caminhos da informática. Não basta saber ler e escrever é preciso utilizar estes conhecimentos para interagir positivamente na sociedade. Assim surgem questões entre as quais compartilhamos com nossos colegas bibliotecários: quais são os projetos e programas de leitura no Brasil em que o bibliotecário pode e deveria participar?.

Pensar global – agir local Como desenvolver a responsabilidade social do ser humano na sociedade do conhecimento? Uma questão pautada no mundo globalizado que exige profissionais cada vez mais qualificados, com habilidades para tomar decisões e também se relacionar desde com os próprios colegas e principalmente com seu leitor. Pensar global e agir local, é o conviver na aldeia global !

http://www.bn.br/script/FbnFomePrincipal.asp

http://www.vivaleitura.com.br/

http://www.cultura.sp.gov.br/biblio.htm

http://www.unesco.org.br/areas/ci/ci_programas/ifap/mostra_documento

http://www.socinfo.org.br/sobre/programa.htm

http://www.mc.gov.br/fust/

http://www.cbl.org.br/search.php?q=Projetos

http://www.saci.org.br/

http://www.cerlalc.org/index2.htm

http://www.ced.ufsc.br/bibliote/virtual/

http://www.ced.ufsc.br/bibliote/virtual/projetos.html

http://www.ced.ufsc.br/bibliote/virtual/programas.html