Diagramas de Colaboração e Componentes

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 Você pode ter objetos e instâncias de ator em diagramas de colaboração, junto com links e mensagens descrevendo como eles estão relacionados entre.
Transcrição da apresentação:

Diagramas de Colaboração e Componentes Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Abdala@das.ufsc.br

Visão Geral - Colaboração Usados para demonstrar como objetos interagem para executar um caso de uso; Junto com diagramas de seqüência, são usados para clarificar os papéis dos objetos que executam um determinado fluxo de eventos; Principal fonte de informação para determinar: Interfaces Responsabilidades de uma classe

Colaboração vs Seqüência Mais estático Seqüência Dinâmico Relacionamentos entre objetos: Colaboração: Definido explicitamente; Seqüência: Pode ser inferido indiretamente; Legibilidade: Colaboração: Tende a degradar a medida que o número de objetos e mensagens aumenta; Seqüência: Se mantém sempre legível; Difícil de demonstrar informações descritivas adicionais tais como: Andamento; pontos de decisão; outras informações não estruturadas.

Elementos do Dia. de Colaboração Atores (atorName); Objetos (objectName : className); Links / Mensagens. Os objetos podem ser usados nos diagramas de colaboração das seguintes maneiras: Uma classe de objeto pode não estar especificada. Normalmente, você primeiro cria um diagrama de colaboração com objetos e depois especifica a classe. Os objetos podem não ter nome, mas é recomendável nomeá- los se você quiser diferenciar os diversos objetos da mesma classe. Uma classe de objeto pode se representar no diagrama de colaboração, caso participe ativamente da colaboração.

Elementos do Dia. de Colaboração Atores Dispara a interação. Links -Os vínculos são definidos da seguinte maneira: Um link é um relacionamento existente entre objetos, entre os quais pode haver troca de mensagens. Nos diagramas de colaboração, o link aparece como uma linha sólida entre dois objetos. Um objeto interage com outros objetos ou navega até eles através dos links existentes entre eles. Um link pode ser uma instância de uma associação ou pode ser anônimo, o que significa que sua associação não foi especificada.

Elementos do Dia. de Colaboração Mensagem é uma comunicação entre objetos que contém as informações para o início da atividade em questão. Nos diagramas de colaboração, as mensagens aparecem como uma seta rotulada perto de um link. Isso significa que o link é usado para transportar ou entregar a mensagem ao objeto de destino. A seta ao longo do link aponta na direção do objeto de destino (aquele que receberá a mensagem). A seta é rotulada com o nome da mensagem e seus parâmetros. Ela também pode ser rotulada com um número que indique a seqüência da mensagem no processo geral de interação. Geralmente, os números seqüenciais são usados nos diagramas de colaboração porque são a única forma de descrever o seqüenciamento relativo das mensagens.

Exemplo

Visão Geral - Componentes Os diagramas de componentes capturam a estrutura física da implementação Têm como objetivo: organizar o código fonte (ambiente de desenvolvimento) Construir uma release executável (ambiente de produção) Especificar componentes como base de dados, etc. Contém componentes, interfaces e relações entre componentes Os pacotes de componentes podem ser utilizados para modelar a arquitetura física Identificar as principais peças do sistema

O que é um componente? Um pedaço de software reutilizável, bem encapsulado e “facilmente” substituível. São blocos (peças) que combinados constroem o sistema pretendido. A dimensão dos componentes não é homogênea, existindo num mesmo sistema, componentes de diferentes dimensões. Quais são os bons candidatos a serem componentes do sistema? Itens que desempenham uma funcionalidade que é utilizada recorrentemente no sistema Exemplos: componentes de logging, parsers de XML, componentes de gestão de carrinhos de compra (shopping carts), etc. Em UML um componente pode efetuar as mesmas funcionalidades que uma classe faz Generalização Associação com outros componentes ou classes Implementação de interfaces Um componente representa um empacotamento físico de elementos relacionados logicamente (normalmente classes)

Notação

Exemplo:

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