A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

Neutralização de Efluentes com CO2
Teoria Eletrolítica de Arrhenius
Chuvas ácidas.
TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS
Petróleo Surgimento do petróleo
Combustível do foguete pode ser líquido ou sólido
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Chuvas ácidas.
Reações Químicas.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
Sais Ácido + Base  Sal + Água HCl + NaOH  NaCl + H2O
Reações químicas.
Aulas de Ciências Química - Ligações Mariluce Doria.
O que você deve saber sobre
QUÍMICA GERAL REAÇÕES QUÍMICAS Prof. Jair Alberto.
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
ESTEQUIOMETRIA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Química –ENEM jozimar.com
Biomassa.
Poluição do Ar.
CHUVAS ÁCIDAS.
Professora: Ana Carolina Braz
Professora de CFQ -9ºA e 9ºB 2007/2008
O QUE SÃO SOLUÇÕES ÁCIDAS?
Palestrante: José Eustáquio Viola
Química Aplicada à Engenharia Ambiental
Química Aplicada ao Ambiente
ÁLCOOIS.
FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. José Carlos.
QUIMICA & E MEIO AMBIENTE Professor :Sérgio Moraes
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Combustões completas e incompletas
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA.
Funções Químicas Ácidos – Bases – Sais - Óxidos
UTILIZAÇÃO COTIDIANA E INDUSTRIAL DE ÁCIDOS, BASES E SAIS
Cotidiano de Ácidos, Bases e Sais
ÓXIDOS.
ENEM Reações Químicas Prof. Júlio César QUÍMICA PROF. JÚLIO CÉSAR.
REAÇÕES INORGÂNICAS Prof. NILSONMAR.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Sais Função Inorgânica.
Aula 15 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Professora Paula Melo Silva. Saudações jovens cientistas! Vamos continuar o nosso estudo sobre as reações químicas sistematizando alguns conhecimentos.
É a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de sequestro de carbono é naturalmente realizada.
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO CASOS ESPECIAIS.
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 03 – DETALHES DOS.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
PARTICIPANTES Cristiane Matos Donizeti Rael Jaqueline Reali
Aula 17.
Poluição do ar: CHUVA ÁCIDA PROFESSOR: CLEVERSON CHACAL
Desmatamento: A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar.
Química na Cozinha: Reações Químicas.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Ciclo do Carbono Integrantes do grupo:
Metanol.
Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco,
Transcrição da apresentação:

A chuva é, naturalmente, um pouco ácida! Assunto: Tipos de reações químicas

Animais, o Homem, ao respirarem, eliminam gás carbônico (CO2) na atmosfera. Sem falar de outros contribuintes mais importantes, podemos dizer que a presença desse gás na atmosfera é natural. Quando chove, ocorre uma reação entre ele e a água da chuva, produzindo ácido carbônico, que deixa a chuva ligeiramente ácida, já que se trata de um ácido fraco. CO2(g) + H2O(l)  H2CO3(aq)

Óxidos de carbono e fuligem A combustão (queima) do álcool e da gasolina dentro dos motores produz uma mistura de dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), carvão (C) pulverizado e água. A produção de CO2 faz aumentar muito a concentração desse gás na atmosfera. Como conseqüência, ocorre o chamado efeito estufa. Já o CO é um gás extremamente tóxico. Não tem cheiro nem cor, mas pode causar desde uma ligeira dor de cabeça até a morte, dependendo da quantidade inalada. O carvão (C) pulverizado é conhecido como fuligem, sendo o principal responsável pela cor escura da fumaça que sai do escapamento de alguns automóveis, caminhões e ônibus e também das chaminés das fábricas. Um dos maiores inconvenientes da presença de fuligem e de outras partículas sólidas em suspensão no ar é o fato de elas causarem irritação na córnea e também problemas respiratórios, como, por exemplo, bronquite.

Óxidos de enxofre Uma das principais impurezas que existem nos derivados de petróleo (gasolina, óleo diesel) e no carvão mineral é o Enxofre (S).  Formação do SO2 na combustão do enxofre: S + O2  SO2  Transformação do SO2 em SO3, que ocorre na atmosfera 2SO2 + O2  2SO3  Reação do SO3 com água da atmosfera SO3 + H2O  H2SO4

Assim se origina a chamada chuva ácida Assim se origina a chamada chuva ácida. Ela é responsável por inúmeros problemas, entre os quais se destacam:  A água dos rios e lagos se torna ácida e, conseqüentemente imprópria para à vida dos peixes.  Corrosão do ferro pelo ácido sulfúrico Fe(s) + H2SO4(aq)  H2(g) + FeSO4(s)  Corrosão do mármore pelo ácido sulfúrio H2SO4(aq) + CaCO3(s)  CaSO4(aq) + H2CO3(aq) Finalmente, o ácido carbônico produzido nessa última reação, por ser instável, sofre decomposição:  decomposição do ácido carbônico: H2CO3(aq)  H2O(l) + CO2(g)

A reação de dupla troca da câmara de gás O gás cianídrico (HCN) (odor de amêndoas amargas) mata por asfixia. É o responsável pelas mortes em câmaras de gás. Pode ser obtido por meio da reação do ácido sulfúrico concentrado e cianeto de potássio (chamado antigamente de cianureto). H2SO4 + 2KCN  K2SO4 + 2HCN Como você pode notar, no início o potássio estava combinado como cianeto, e o hidrogênio, com o sulfato; ao final, ambos trocaram de “parceito”. Esse processo é uma reação de dupla troca com formação de substância volátil.

A utilidades do bicarbonato de sódio (NaHCO3) estão relacionadas com as reações de dupla troca. Quando o bicarbonato de sódio reage com um ácido, ocorre a liberação de gás carbônico (efervescência). HX + NaHCO3  NaX + H2CO3 H2CO3  H2O + CO2 Decomposição do ácido carbônico: Você mesmo pode observar a efervescência adicionando bicarbonato de sódio sólido a uma porção de vinagre ou suco de limão. A reação com ácidos explica por que o NaHCO3 pode ser usado em fermentos, extintores de incêndio e como antiácido estomacal. Antiácido estomacal: ao ser ingerido, o NaHCO3 reage com o HCl presente no estômago, combatendo a acidez estomacal e a azia. Fermento para massas: além do NaHCO3, contém também um outro composto de características ácidas. Na reação entre ambos, que ocorre quando dissolvemos o fermento em água ou leite, ocorre liberação de CO2, que faz a massa se expandir e ficar fofa. Extintor de incêndio de espuma química: quando o extintor é virado de cabeça para baixo, o H2SO4 contido num recipiente em seu interior entra em contato com o NaHCO3, produzindo CO2. O CO2 não é combustível e sai misturado com a solução, formando espuma, que é usada para apagar o fogo. A espuma contém íons dissolvidos, portanto conduz a corrente elétrica. Assim, esse tipo de extintor não pode ser usado em equipamento ligado à rede elétrica.

Dinâmica de um Extintor de incêndio de espuma química

1. Reação de adição ou síntese X + Y + ...  P Relacione a coluna da direita (tipos de reação) com os exemplos de reações na coluna esqueda. 1. Reação de adição ou síntese X + Y + ...  P 2. Reação de decomposição ou análise R  X + Y+... 3. Reação de deslocamento ou simples troca X+ YZ  Y + XZ ou X + YZ  Z + YX 4. Reação de dupla troca XY + ZW  ZY + XW S + O2  SO2 2SO2 + O2  2SO3 SO3 + H2O  H2SO4 Fe(s) + H2SO4(aq)  H2(g) + FeSO4(s) H2SO4(aq) + CaCO3(s)  CaSO4(aq) + H2CO3(aq) H2CO3(aq)  H2O(l) + CO2(g)