Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NUTRIZ Manejo do Aleitamento Materno
Advertisements

Como o Leite Vai do Peito para o
ALEITAMENTO MATERNO 1º TEN BM MENDONÇA.
Bebês que “recusam” o peito
Seção 8: Alojamento conjunto - Livre demanda -Outro leite e Bicos artificiais Passos: 6-Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do.
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
Aleitamento Materno.
Baixa Produção de Leite
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
QUANDO IR PARA A MATERNIDADE?
Promovendo o Aleitamento Materno Durante e Após a Gravidez
Bebês que recusam o peito
Mãe e do bebê devem usar roupas confortáveis, sem restringir movimentos.  Mãe confortavelmente posicionada, bem apoiada, não curvada.  Bebê deve estar.
FSP 2015 Sandra Regina de Souza Denise Niy Simone Grilo Diniz Sandra Regina de Souza Denise Niy Simone Grilo Diniz.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Instituto Oncoguia Nossa missão: Transformar a realidade do câncer no Brasil por meio de informação de qualidade e ações de promoção.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
 Neste trabalho vamos falar sobre os perigos do Chat, os cuidados a ter, e o que é o Chat também vamos falar sobre os vírus na Internet e como preveni-los.
MEDIDAS TERAPÊUTICAS EM ENFERMAGEM E COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL.
... Treinamento de Transporte Manual de Carga Treinamento: Transporte manual de cargas.
LACTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Métodos Hormonais.
E AGORA? COMO EU SAIO?. E AGORA? COMO EU SAIO?
A criança e o Fumo CRIANÇA: UM FUMANTE PASSIVO? Desde o período gestacional e durante as demais fases de sua vida, a criança, quando exposta a.
GUIA PARA DIALOGAR: EXPLICAÇÃO DE 18 REGRAS
Ah! O amor... Mario Quintana.
A atuação de diáconos e diaconisas nos cultos e reuniões da igreja envolve as seguintes partes:
Mães HIV positivas e a não amamentação
ATENÇÃO ÀS PUÉRPERAS E AOS RECÉM-NASCIDOS
Instituto Técnico de Negócios de Nampula
QUIZ SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Aula 5 Projeto Olimpíada.
Caso Clínico - Lactante
Amamentação.
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Aleitamento materno.
AMAMENTAÇÃO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Projeto de Extensão Universitário Primeiros Socorros FRATURAS, LUXAÇÕES E ENTORSES.
CUIDADOS NUTRICIONAIS NA AMAMENTAÇÃO Estudos falam que o contato pele a pele ajuda a criar conexões neurais que possam reforçar a aprendizagem futura.
secundária sobre 11 coisas
Bebês que “recusam” o peito
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
VII CONGRESSO PARAIBANO DE PEDIATRIA
Como o Leite Vai do Peito para o
Projecto Diálogo na Diversidade Juntar pessoas iguais a mim
MEDIDAS TERAPÊUTICAS EM ENFERMAGEM E COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA
secundária sobre 11 coisas
Promovendo o Aleitamento Materno Durante e Após a Gravidez
CONTROLE DE COMPORTAMENTO PELAS CONSEQUÊNCIAS
7 DICAS PARA MANTER O FOCO E A CONCENTRAÇÃO.
Orientações para as gestantes e acompanhantes: Reta final... Morgana Teles Enfermeira Obstetra e Doula.
O RN COM FENDA LABIAL E OU PALATINA NO ALOJAMENTO CONJUNTO
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Baixa Produção de Leite
Causas do Choro do Bebê Maria Lúcia Silveira BANCO DE LEITE HRG.
Os 10 Passos para Obter Sucesso no Sirley Paulino da Silva Santos
PERSONIFICANDO A MINHA IDENTIDADE.
Causas do Choro do Bebê Maria Lúcia Silveira BANCO DE LEITE HRG.
LACTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO
Transcrição da apresentação:

Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu. www.paulomargotto.com.br

Como estabelecer uma boa comunicação com a mãe. Sentar-se no mesmo nível e perto da mãe ao falar com ela Ajuda-la a expressar seus sentimentos Evite palavras que sugiram julgamento, problemas ou dificuldades Colha informações da mãe que lhe permitam ter uma noção de seus sentimentos e crenças Escute mais e fale menos. Não faça muitas perguntas diretas Faça a mãe sentir que você se interessa por ela e a aprova Oriente a mãe e ofereça-lhe poucas informações relevantes Faça o acompanhamento da mãe e, se possível, encaminhe-a a um grupo de apoio.

Como ajudar a mãe a amamentar Mantenha bebê e mãe juntos desde o nascimento Oferecer-se para ajudar a mãe a amamentar durante as primeiras mamadas Ajude-a a aprender a responder às necessidades do bebê Se o bebê estiver sonolento demais para mamar, tente acorda-lo, espere um pouco e tente novamente. Não limite de forma alguma a freqüência e duração das mamadas Se a mãe sentir dores durante uma mamada, verifique e corrija a pega. Oriente a mãe a deixar o bebê largar o peito espontaneamente.

Como eliminar práticas prejudiciais à amamentação Não estabeleça regras rígidas para a amamentação Mantenha mãe e bebê juntos Não ofereça mamadeiras ou bicos artificiais a bebês amamentados Não ofereça amostras ou livretos sobre fórmulas infantis, mamadeiras ou outros produtos que possam prejudicar a amamentação

Problemas decorrentes da pega incorreta durante a amamentação Para a mãe: Fissuras nos mamilos Ingurgitamento mamário Mastites Estresse

Problemas decorrentes da pega incorreta durante a amamentação Para a criança: Sucção insuficiente levando ao choro de fome Aumento dos gases abdominais (cólicas) Desmame precoce – estresse da mãe e do bebê.

Como ajudar as mães nas primeiras mamadas Ajudar as mães a aprender a responder às necessidades de seus filhos: Mãe e bebê juntos Sinais de fome no bebê Mamadas freqüentes e ordenha manual Tempo e duração das mamadas Retirar excesso de leite Estimular contato mãe-bebê

Bebês sonolentos demais para mamar Não imobilizar o bebê Algumas vezes é necessário amamentar na posição de cavaleiro Massagem e conversa Esperar um pouco e tentar novamente Neste caso recomenda-se amamentar a criança a cada 3 horas até que ela fique mais ativinha.

Não limitar de forma alguma a freqüência das mamadas Auxílio nas primeiras mamadas Deixar o bebê mamar sempre que quiser e durante o tempo que ele determinar RNs costumam mamar mais freqüentemente Mamadas noturnas estimulam a produção da prolactina Uma vez estabelecida a lactação, 8 a 12 mamadas em 24h são comuns. À medida que os bebês crescem e têm aumento do apetite, a freqüência das mamadas pode aumentar durante um período, para adequar a produção de leite à nova necessidade.

Dizer às mães para deixar os bebês largarem o peito quando desejarem Deixar largar naturalmente, e oferecer o outro peito, caso ele deseje Não interromper uma mamada cedo demais, o leite posterior é rico em gorduras e outros nutrientes, podendo afetar o crescimento e provocar cólicas Iniciar pela mama mais cheia e alternar Cada mãe e bebê estabelecerão seu próprio padrão Mamadas muito longas ou freqüentes: pega errada – bebê não retira leite suficiente.

Orientar as mães a cuidar das mamas Evitar uso de produtos que interfiram na proteção e lubrificação das mamas – sabonetes, cremes, óleos,etc. Caso necessário lavar as mamas apenas com água e seca-las Mamas fissuradas – colocar pequena quantidade do leite materno no local e manter seca e arejada Alguns sutiãs apertados podem bloquear os ductos

Práticas prejudiciais à amamentação Limitação do tempo ou horário das mamadas Lavar mamilos antes das mamadas Uso de produtos nos mamilos Separação das mães de seus bebês Mamadeiras ou bicos Oferecer solução glicosada, água, chá,etc Fazer teste de pesagem de bebês antes ou depois das mamadas Uso de alguns tipos de sutiãs ou vestimentas que dificultam a amamentação Obrigar a mãe a amamentar sentada ou segurando o peito com as mãos Oferecer fórmula infantil à criança amamentada.

OBRIGADO!