Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Engenharia de produção
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR Educar para a justiça ambiental
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
Sistema de Informação Gerencial
Profa. Adriana Diaféria
PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO (SUSTENTÁVEL)
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Desenvolvimento Sustentável
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Projeto de Inclusão produtiva e social
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Ética Ambiental.
II Encontro Técnico dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Avançar para viver a cultura da sustentabilidade!
Prof. Dr. Fernando Rei IBRADEMP – 14/03/2006
Desenvolvimento e Equilíbrio socioambiental
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
Aula 2 Desenvolvimento Sustentável Marcio Ruiz 2011.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
DESAFIOS FILOSÓFICOS E TEOLÓGICOS PARA A ÉTICA AMBIENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Sociedade e Organizações: Reflexões sobre valores sustentáveis, capitalismo e democracia Palestra para o Congregarh2013 Porto Alegre – 22 de maio de 2013.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Organização Empresarial
Perspectivas da Indústria Brasileira
Escola de Formação Política Miguel Arraes
OS SABERES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Lucineide Barros Medeiros (UESPI;ISEAF)
Ética e RSE Sérgio Caldas.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Sustentabilidade.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Desenvolvimento sustentavel
Duas Correntes Teóricas
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
Carta da Terra e Educação para a sustentabilidade
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
para Políticas Públicas
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
- Ciências – Educação Ambiental
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
DIREITO AMBIENTAL PROFA. CAMILA ILÁRIO.
Desenvolvimento Sustentável
PRINCIPAIS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA – SISTEMAS ECONÔMICOS
O Curso de Capacitação de Equipes Pedagógicas justifica-se a partir dos próprios princípios da Rede, como espaço de formação para que seus integrantes.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Aula VII – Revisão 1º BIM
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
REVISÃO FUVEST & TEMAS COM PERGUNTAS
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
 BIOÉTICA Objetivos Definir bioética Descrever a história da bioética Conhecer a influência da bioética no nosso cotidiano   Conteúdos Definição de bioética.
Educação ambiental e sustentabilidade econômica: comércio justo e consumo sustentável CONSUMO, MEIO AMBIENTE E EDUCACIÓN Rosa M. Pujol Vilallonga.
Mágica e dinâmica... CONSUMO EDUCACAO E SUSTENTABILIDADE.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Transcrição da apresentação:

Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO (SUSTENTÁVEL) ou o Mito do Desenvolvimento Sustentável Prof. Dr. Mauro Parolin Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

5 POSTULADOS Desenvolvimento – nenhum país se desenvolveu sem um Projeto Nacional (longo prazo + reformas +induções). Educação – nenhum Projeto Nacional de desenvolvimento cumpre seu papel sem um marcante componente educacional. Estado – nenhum país empreendeu um Projeto Nacional sem uma marcante presença do Estado.

5 POSTULADOS.... Cont. 4. Natureza – nenhum Projeto Nacional se materializa sem a apropriação de uma base de recursos naturais (agricultura, extração, pilhagem colonial, indústria de transformação). 5. Sustentabilidade – nenhum país desenvolvido da modernidade sacrificou seu desenvolvimento econômico original em função da consciência da finitude dos recursos naturais.

5 QUESTÕES Paradigma estatal (crise) – toda nova função implica crescimento quantitativo Sustentabilidade (pressupõe solidariedade) – hoje é preciso solidariedade com as futuras gerações, mas ainda não aprendemos a ser solidários com o “outro” no presente. Globalização – pode ter um aspecto positivo, na medida em que expõe o mundo à consciência de que somos um só “sistema” (ambiente global); mas é negativo por criar barreiras invisíveis que hoje tornam “desnecessárias” nações inteiras (a globalização exclui... a colonização pilhava).

5 QUESTÕES... cont. Neoliberalismo – conspira contra a solidariedade, a sustentabilidade e o papel do Estado, na promoção de um Projeto Nacional (coloca o crescimento acima da equidade). Educação – por ser portadora de mudanças de atitude, é base para a sustentabilidade; mas tem sido voltada a uma “modernidade técnica” (progresso = dobrar a Natureza); e, diante da crise do Estado, se vê sacrificada em um aspecto crucial: continuidade.

5 IMPERATIVOS Estado – é preciso fazer mais com menos (fazer menos e fazer fazer mais). 2. Envolvimento da sociedade nas decisões públicas (“empowerment”) – avanço na democracia participativa. 3 . Globalização sem exclusão – dilemas do pós-neoliberalismo.

5 IMPERATIVOS... Cont. Mudanças de atitude – solidariedade, ética, precaução; ambientalização da educação (problemas complexos X disciplinarização do saber). Ambientalização da economia – nem sempre o mercado conduz à sustentabilidade (políticas públicas).

+ CRESCIMENTO DO PIB TRANSFORMAÇÃO DA ECONÔMIA CRESCIMENTO DO PIB = CRESCIMENTO ECONÔMICO CRESCIMENTO DO PIB TRANSFORMAÇÃO DA ECONÔMIA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE ESTRUTURA DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA _________________________________________ DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO +

Desenvolvimento sustentável se contrapõe à idéia de desenvolvimento econômico EFICIÊNCIA ECONÔMICA EFICIÊNCIA ECOLÓGICA EFICIÊNCIA SOCIAL _______________________________ DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL +

CRESCIMENTO DO PIB DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DISTRIBUIÇÃO DE RENDA MELHORIA AMBIENTAL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MUDANÇA NO PADRÃO DE CONSUMO

A forma de ver da economia ecológica é diferente da economia de mercado. ECONOMIA DE MERCADO = PREÇO ECONOMIA ECOLÓGICA = MENOS DANOS AO AMBIENTE ECONOMIA ECOLÓGICA = + PERDAS A ECONOMIA SÓ VAI SER ECOLÓGICA QUANDO FOREM RESPEITADOS OS CICLOS NATURAIS TEMOS REALMENTE NECESSIDADE DE PRODUZIRMOS MAIS?

QUANDO É MELHOR PRESERVAR? Quando as perdas econômicas forem maiores que as ecológicas.

Nem sempre os países mais avançados economicamente são os mais eficientes do ponto de vista energético.

Desafio ao Brasil: Definir seu PROJETO NACIONAL, com Dinamismo econômico Justica social Respeito ao meio ambiente ..... C O N T I N U I D A D E .....