Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação e Educação Escolar
Advertisements

Projeto de Atendimento ao Aluno
Pesquisa e Produção do Conhecimento
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Cultura.
A Psicologia Sócio-Histórica
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Prof. Everton da Silva Correa
A atitude e a experiência filosófica
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
O que é ensinar história?
História da comunicação.
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Max Weber e as ações sociais
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Educação para o campo... Faculdade Regional do Jacuípe – FARJ Aula 02
Por que alfabetização tecnológica do professor?
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Professor: Suderlan Tozo Binda
CULTURA.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Faculdade Piaget - Brasil
Somos todos seres sociais
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo

EDUCAÇÃO Como acontece?

ASSIM, DE ACORDO COM ALGUNS CONCEITOS EDUCAÇÃO... Ao passar em via públicas, pelo modo de trajar. Uma novelista ao escrever um texto de novela Uma pessoa ao atender o telefone Ao passar uma informação ASSIM, DE ACORDO COM ALGUNS CONCEITOS Um trabalho em equipe. Uma pessoa ao escrever um livro. EDUCAÇÃO... Na Escola com o Educador. Através da música também aprendemos.

Educar para um outro mundo possível é fazer da educação, tanto formal, quanto não-formal, um espaço de formação crítica e não apenas de formação de mão-de-obra para o mercado; é inventar novos espaços de formação alternativos ao sistema formal de educação e negar a sua forma hierarquizada numa estrutura de mando e subordinação; é educar para articular as diferentes rebeldias que negam hoje as relações sociais capitalistas; é educar para mudar radicalmente nossa maneira de produzir e de reproduzir nossa existência no planeta, portanto, é uma educação para a sustentabilidade. Moacir Gadotti

EDUCAÇÃO não é a preparação para a vida, é a própria vida EDUCAÇÃO não é a preparação para a vida, é a própria vida. A EDUCAÇÃO é uma constante reconstrução ou reorganização da nossa experiência,que opera uma transformação direta da qualidade de experiências, isto é, esclarece e aumenta o sentido da experiência e, ao mesmo tempo, nossa aptidão para dirigirmos o curso das experiências subseqüentes. (Dewey)

Filósofos da Antiguidade A educação ajuda a pensar tipos de homens Participa do processo de produção de crenças, idéias, valores e poderes que constroem a sociedade. Força da Educação Submetida a uma ordem Fraqueza da Educação

Que sociedade queremos? Que sociedade temos? Que sociedade queremos? Acontece de acordo com o momento histórico de cada sociedade Força da Educação Fraqueza da Educação

Em mundos diversos a Educação existe diferente Caçadores Agricultores Pastores Nômades Sociedades camponesas Países desenvolvidos e Industrializados Mundos sociais sem classe Mundos sociais de classe

Existe a educação de cada categoria de sujeitos de um povo. Entre povos que submetem e dominam outros povos Em cada povo Entre povos que se encontram Da família a comunidade DIFUSA EM TODOS OS MUNDOS SOCIAIS Sem classes de alunos, sem livros e sem professores Com escolas, salas, professores e métodos pedagógicos

Educação é: INTENCIONALIDADE NÃO INTENCIONALIDADE PROCESSO EDUCATIVO Também um ato psicossocial, pelo qual uma pessoa trabalha influenciando outra com suas idéias, ideologias e valores DANDO ORIGEM A: INTENCIONALIDADE NÃO INTENCIONALIDADE PROCESSO EDUCATIVO

Tipos de Educação Sistemática Assistemática

Sistemática: Assistemática: Educação Intencional: Educação Formal: Estruturada, organizada, planejada intencionalmente, sistemática. Educação informal: com intencionalidade, porém com baixo grau de estruturação e sistematização. Assistemática: Educação Não-Intencional - Informal - Paralela.

Assistemática: Educação Não-Intencional - Informal - Paralela.

PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO Ocorrem De modo não intencional, não sistemático, não planejado, porém atuam na personalidade do indivíduo, não se constituí em atos conscientes intencionais. Porém Não podemos negar seus efeitos educativos, até porque é em virtude desses fatores e influências não intencionais que se dá o PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROCESSO EDUCATIVO

é tranformar os homens e o mundo em alguma coisa melhor Missão é tranformar os homens e o mundo em alguma coisa melhor

APRENDE COM O HOMEM A CONTINUAR O TRABALHO DA VIDA

LEIA... Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiência têm, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.

LEIA... Os antigos bem diziam: os livros têm seu próprio destino. Tinham razão, porque o destino dos livros está ligado ao destino dos leitores. E ai entram em cena a águia e a galinha, carregadas de significação, como veremos ao longo de nossa história. Esperamos que você, a águia e a galinha se transformem também em símbolos e sacramentos da busca humana por integração e por equilíbrio dinâmico. Desejamos que a águia sepultada desperte e voe ganhando altura e ampliando os horizontes de sua releitura e compreensão de você mesmo e do mundo. Texto extraído do Livro A águia e a galinha: Uma metáfora da condição humana, de Leonardo Boff.

Segundo Carlos Rodrigues Brandão... Não existe educação... Existem... EDUCAÇÕES!

A educação está em todos os lugares e no ensino de todos os saberes A educação está em todos os lugares e no ensino de todos os saberes. Assim não existe modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela ocorre e nem muito menos o professor é seu único agente. Existem inúmeras educações e cada uma atende a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que compõe uma cultura, portanto, a educação de uma sociedade tem identidade própria. Carlos Brandão

TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO!

Se EDUCAR é definir vidas Precisamos Reencantar a Educação