Cândido Portinari.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Projeto Pintores Famosos
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
"Moço, continuarei até a morte porque, além dos bens que obtenho com minha imaginação, nada mais ambiciono." ... Di Cavalcanti.
Victor Brecheret.
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
A televisão O desenvolvimento da tecnologia, a descoberta da fotografia e do cinema, bem como a reprodução da realidade através dos recursos da luz,
Fauvismo.
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
Professora:Micheline Barros Autora:Nilta Mª Anjos Santos
RENASCIMENTO.
Biografia de Cândido Portinari
Estética – Siron Franco
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
AMBIENTE MODERNISTA BRASILEIRO.
Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos.
Revolucionários da “Arte no Brasil”!
Eduardo Afonso Viana.
Laura Reydon e Luana Castro
Pierre Auguste Renoir
ARTE BRASILEIRA – PÓS SEMANA DE 1922
Arte Moderna – Brasil Turmas: 181, 182 e 183
Carlos Carrà ( ).
O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati
LEITURA DE IMAGENS.
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
Piet Mondrian.
“How Can You Mend A Broken Heart"
“Estou aqui, vigília minha” Celito Medeiros viajei por tantos mares procurei pelos altares você nunca estava lá... você bela alma cais que atraco calmaria.
Monumento Nacional ao Imigrante
Cícero Dias.
Amedeo Modigliani.
Biografia de Wassili Kandinsky
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS - INDAIATUBA
RENASCIMENTO.
Como fazer a leitura de obra de arte?
Arte e Crítica Social Objetivo: Examinar uma obra que nos remete a um momento de muita observação e reflexão, entendo a arte como uma forma de manifestar.
Cândido Portinari 29/12/ /02/1962.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Formadora: Janaína Lapuente
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
29 de dezembro de 1903 Brodoswki, São Paulo. 06 de fevereiro de 1962
…um pintor que se chamava…
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
Leonardo da Vinci.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
EE Dom José de Camargo Barros Indaiatuba, Disciplina de Filosofia “Trabalho de Filosofia do 4° Bimestre de 2007” Djanira da Motta e Silva Nomes: Amanda.
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
A Pintura e a Matemática
CUBISMO Profª Patricia.
Cândido Portinari.
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Fauvismo O termo Fauvismo deriva de “fauve” (fera selvagem), exclamação feita pelo crítico de arte Louis Vauxcelles perante a exposição de pintura do.
Impressionismo Ensino Médio.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
ALL STAR & MONET.
PAUL KLEE.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Transcrição da apresentação:

Cândido Portinari

Cândido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café em Brodoswki, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária de desde criança manifestou sua vocação artística. Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Os dois anos que passou vivendo em Paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Lá ele teve contato com outros artistas como Van Dongen e Othon Friesz, além de conhecer Maria Martinelli, uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida. A distância de Portinari de suas raízes acabou aproximando o artista do Brasil, e despertou nele um interesse social muito mais profundo.

Ganhando nova notoriedade entre a imprensa, Portinari expõe três telas no Pavilhão Brasil da Feira Mundial em Nova Iorque de 1939. Os quadros chamam a atenção de Alfred Barr, diretor geral do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). Em 1946 Portinari volta ao Brasil renovado. Muda completamente a estética de sua obra, valorizando mais cores e a idéia das pinturas. Ele quebra o compromisso volumétrico e abandona a tridimensionalidade de suas obras. Aos poucos o artista deixa de lado as telas pintadas a óleo e começa a se dedicar a murais e afrescos. No final da década de 40 Portinari se filia ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e concorre ao Senado em 1947, mas perde por uma pequena margem de votos. Desiludido com a derrota e também fugindo da caça aos comunistas que começava a crescer no Brasil, Portinari se muda com a família para o Uruguai.Em 1951 uma anistia geral faz com que Portinari volte ao Brasil.Em 1954 Portinari apresentou uma grave intoxicação pelo chumbo presente nas tintas que usava. Desobedecendo a ordens médicas, Portinari continua pintando e viajando com freqüência para exposições nos EUA, Europa e Israel.

Em 1960 nasceu sua neta Denise, que passou a ocupar boa parte de seu tempo. Pintou muitos quadros com o retrato dela. Quando não estava com Denise, Portinari passava horas fitando o mar, sozinho. No ano seguinte escreveu um ensaio de oração para a neta. No começo de 1962 a prefeitura de Milão convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, o envenenamento de Portinari começa a tomar proporções fatais. No dia seis de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre envenenado pelas tintas que o consagraram.

Moviemento Artistico Candido Portinari é um representante do modernismo no Brasil, dedicado a representar o homem do povo, recebe influência do expressionismo. Entre os muitos exemplos estão as telas Café e Os Retirantes. Em suas obras, o pintor conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo e aproximou-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura. O resultado é uma arte de características modernas.

Os Retirantes

O Mestiço

Café