DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ORIGEM DOS GREGOS.
Advertisements

OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
como viviam os indios em
Trabalho De Literatura
Forró.
Danças folclóricas do Sul
ARTES CÊNICAS.
ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define o nome sem intermediação de um verbo. As classes de palavras que podem desempenhar.
FESTA JUNINA.
PROJETO: FESTA JUNINA.
RIO GRANDE DO NORTE QUEM SOMOS NOSSA ECONONOMIA NOSSA CULTURA
Cartografia dos Educadores
ESTADO DE MATO GROSSO.
Literatura Informativa
História da Educação no Brasil
FORRÓ E.E.E.F RUI BARBOSA NOME:Joana Agostini TURMA:83
Instituição: Escola Estadual Dr. Martinho Marques
Valentine’s Day.
Escola Municipal Antonio José Paniago
Music: Holding your hand
Imigrantes... Italianos Léo e Bruno T41 Professora Marceli.
Imigrantes Alemães Prof: Marceli T. 43 Laura e Sarah.
LEMA “Galopando rumo aos cantares”
Danças Africanas.
Curiosidades e Simpatias das festas juninas!
LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO O REI DO BAIÃO....
Eduard o Santa Ana Joaquim
SÃO JOÃO.
Esta é, sem dúvida, a canção mais popular da 2.ª Guerra Mundial.
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
Rio Grande do Norte Um estado plural! História Turismo Folclore.
A origem da Cultura Brasileira.
Folclore Brasileiro.
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
Caderno 1 » Capítulo 1.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
FESTA JUNINA.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Música na Sociedade: (Des)vantagens
Danças. Ciranda e Frevo..
FESTA DE SÃO JOÃO.
Carnaval no Brasil
 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS 522 B  CAMILA BARROS N° 02  GRACE BARBOSA N° 08.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Bruna Mota Nº9 4 ºa Professora :Lia
Festa Junina Festa junina é um tédio só tem pipoca e paçoca.
Portfólio.
E.E.E.F RUI BARBOSA NOME:Laura Lange TURMA:83 PROFESSORA:Angela Michael.
O CARNAVAL É UMA DAS FESTAS MAIS POPULARES DO BRASIL
Cateretê FAIXA 7 DO CD “MATRIZ BRASIL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
HOMENAGEM AOS 100 ANOS LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO O REI DO BAIÃO...
Imigrantes Alemães Prof Marceli André e Eduardo t41.
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
Arqueologia Brasileira
FAIXA 3 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” Numa tribo guarani, no tempo das Missões, lá pelas bandas do belo salto do Pirapó, índio arisco se escondia pelos.
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
TRABALHO DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PROFESSORAS: TÂNIA E CLAUDIA ROSAS TURMA 22.
Folclore do RN Danças e Altos..
Folclore e cultura popular maranhense
HISTORIA Recife é um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco, localizado na Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS

QUADRILHA

É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte.

Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

MODIFICOU SUAS EVOLUÇÕES BÁSICAS ALTERANDO INCLUSIVE A MÚSICA,ACRESCENTANDO A SANFONA,O TRIÂNGULO E A ZABUMBA SÃO COMUNS TAMBÉM VIOLA E VIOLÃO INTRODUZINDO OUTRAS

No sertão do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se à música,comida da Região aos fogos de artifícios

Como as coreografias eram indicadas em francês, povo repetindo certas palavras ou frases levou também à folclorização das marcações aportuguesadas do francês, o que deu origem ao matutês, mistura do linguajar matuto com o francês, que caracteriza a maioria dos passos da quadrilha junina.

A criatividade popular encarregou-se de acrescentar novos passos como Olha a chuva! É mentira A Ponte quebrou, Nova ponte, Caminho da roça

Outros figurantesdo casamento matuto O noivo e a noiva, o padre, o pai da noiva, o sacristão, o juiz e o delegado. O casamento matuto, hoje associado à quadrilha é a representação onde os jovens debocham com malícia da instituição do casamento, da severidade dos pais, do sexo pré-nupcial e suas conseqüências, do machismo. O enredo é quase sempre o mesmo com poucas variantes: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noiva a casar. Este se recusa, sendo necessário a intervenção da polícia. O casamento é realizado com o padre e o juiz, sob as garantias do delegado e até de soldados. A quadrilha é o baile em comemoração ao casamento.

PALAVRAS APORTUGUESADAS UTILIZADAS NAS QUADRILHAS: Anavantur (em avant tout) - anarriê (em derrière) - balancê (balancer) - travessê de cavalheiros (travesser) - travessê de damas - travessê geral - granmuliné - otrefoá (autrefois)

Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé. O grupo incorpora alguns personagens como Lampião, Maria Bonita, sinhôzinho, espanholas e ciganos. Os seus trajes lembram roupas típicas do folclore dos pampas gaúchos.

Cateretê

Cateretê, também chamado de catira, é uma dança de origem indígena e dançada em diversos estados brasileiros, como por exemplo em alagoas.

Foi o Padre Anchieta quem traduziu para a língua Tupi alguns textos católicos. Assim enquanto os índios dançavam, cantavam trechos religiosos.

Os trajes usados são as roupas comuns de todo o dia.

Cinco ou mais pares, dançam num salão ou galpão ao som de duas violas Cinco ou mais pares, dançam num salão ou galpão ao som de duas violas. Ao centro são formadas duas colunas, e à frente de cada uma delas posta-se um violeiro-cantador. 

A dança varia em cada região do país, mas geralmente são dançadas em duas fileiras formadas por homens de um lado e mulheres do outro, que batem o pé ao som de palmas e violas.

A catira também pode ser dançada só por homens A catira também pode ser dançada só por homens. As melodias são cantadas pelos violeiros

Assista agora á vídeos relacionados ao assuntos abordados. Rafaela Costa e Cícero Jefferson agradecem pela atenção.