ISO 9001:2000 www.ipem.sp.gov.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PDCA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S`s
Advertisements

Assembléia Distrital ASSEMBLEIA DISTRITAL Gov. Eleito Wellington Hoshino Gov Clóvis Felipe.
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
Pesquisa 4 dias A PESQUISA DE 4 DIAS É UMA FERRAMENTA ADICIONAL .
Organização, Sistemas e Métodos
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Documentação de sistemas / processos
Gerenciamento de aquisições do projeto
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DRE-IQ
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
"DIA DO MEIO AMBIENTE LILLY"
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Roteiro de condução da reunião
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
GEPEG - SEDEC.
9ª Semana Técnico Administrativa
Novo Organograma de Atividades
PLANO DE GESTÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
PROGRAMA.
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Fluxograma - Desenvolvimento de Ações
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
“SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA:
Inventário de bens móveis Fórum Procedimentos sugeridos para as Unidades Descentralizadas Inventário Rotativo e Final ou Anual.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/UFJF
Notas de aula Prof. Vicente Prado
Roteiro de Atividades de Planejamento, Organização & Realização de Eventos
Protocolo. Quem assume esse cargo tem por responsabilidade zelar desde o bom desenrolar da reunião até o bom estado do local a ser realizado a mesma.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Projeto de Cooperação Interministerial Programa de Inclusão Digital – Telecentros.
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
AUDITORIA PARTICIPATIVA.  O que é?  É a ação de controle desenvolvida, em todas ou algumas de suas etapas, com a participação da sociedade civil organizada.
TREINAMENTO ATIVIDADES DO MEMBRO DIRIGENTE Instrutor:
Administrador Público – CRA/DF
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
Planejamento e Organização de Eventos
5ª MOSTRA CIENTÍFICA Ensino Médio DATA DO EVENTO: 16/06/2016 A CIÊNCIA NO ESPORTE.
ENTREGAS EM FASE DE REPLANEJAMENTO Relatório de Acompanhamento de Projeto Estratégico Legenda: Marco ainda não iniciou. Marco com atraso. Marco dentro.
CENTRO ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO E INFRAESTRURURA – CAF O.T
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
ENTREGAS DE COMUNICAÇÃO -Comitê de Comunicação -Mapeamento da Comunicação no Sistema Unimed -Criação de Indicadores de Comunicação Nacionais (em andamento)
Pré Evento (Planejamento)
ISO 9001:2000
Transcrição da apresentação:

ISO 9001:2000 www.ipem.sp.gov.br

PROGRAMA

planejando o Dia D

Alta Administração Qualidade Comitê “5S” Funcionários Grupo de Sensibilização Grupo de Atividades Paralelas Grupo de Estratégias Administrativas Grupo de Estratégias Técnicas Funcionários

coordenador + 4 colaboradores ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ “5S” pessoas escolhidas dentre os participantes do treinamento coordenador + 4 colaboradores Definir onde, quando, como: com a Alta Administração Formalizar decisões: criação do comitê data e local da realização nomes dos representantes de área Elaborar e acompanhar o cronograma Identificar serviços e diretorias envolvidas (pl. baixa)

COMITÊ “5S” Definir áreas (planta baixa): ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ “5S” Definir áreas (planta baixa): local físico, afinidade serviços, etc. Definir normas para descarte local e global: transporte fácil evitar áreas de circulação pensar no “seletivo” pensar no“patrimônio” contratar empresa para transporte do descarte; Acompanhar o processo: reuniões periódicas registradas em ata informar alta administração relatar dificuldades e encontrar soluções

COMITÊ “5S” Identificar e definir os representantes de área ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ “5S” Identificar e definir os representantes de área e a força-tarefa Analisar perfil dos indicados: convidar formalizar nomes definir atribuições motivado formador de opinião conhece a área que representa ou aquela em que vai colaborar ter bom relacionamento ter credibilidade Perfil do Representante de área

SENSIBILIZAÇÃO Definir objetivos Definir data / local / hora ATRIBUIÇÕES DO GRUPO DE SENSIBILIZAÇÃO Definir objetivos Definir data / local / hora duração da palestra: 120 min testar recursos dar exemplos práticos solicitar voluntários apresentar mapeamento das áreas apresentar representantes das áreas Convidar com antecedência Providenciar lista de presença Registrar imagens para divulgação Motivar / Convencer / Responsabilizar / Ouvir

divulgar muito as instruções para ATRIBUIÇÕES DO GRUPO DE ATIVIDADES PARALELAS Divulgação criar imagem (logomarca) elaborar e distribuir cartazes, circulares, boletins, informativos, impressos, etc. produzir camiseta (ou outros produtos) para o “Dia D” criar painel para divulgação de fotos do “antes” e do “depois” divulgar muito as instruções para a execução do “Dia D” Importante:

ATIVIDADES PARALELAS Eventos Imprensa ATRIBUIÇÕES DO GRUPO DE cerimônia de abertura brincadeiras durante todo o dia premiações: pequenas lembranças alimentação: café da manhã, almoço e lanche festa de encerramento Imprensa registar e dar visibilidade à sensibilização fotografar (registar) o “antes” e o “depois” planejar reportagem do “Dia D”: entrevistas registar “Dia D” com fotos e filmagem registar todas as atividades “pós-Dia D”, com fotos e vídeo

representantes + funcionários ATRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ESTRATÉGIAS ADMINISTRATIVAS E TÉCNICAS Levantamento das necessidades (melhoria e manutenção) Estabelecer critérios e criar formulários para: aquisição, reforma, transferência de patrimônio execução de consertos e reformas (pequenas e grandes) escolha de material de limpeza e de escritório propostas de mudanças reuniões por área representantes + funcionários máximo 30 min

representantes das áreas ATRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ESTRATÉGIAS ADMINISTRATIVAS E TÉCNICAS Seleção das ações viáveis (melhoria e manutenção) estabelecer prioridades (viabilizar as ações mais importantes) elaborar e divulgar orientações referentes à manuseio de equipamentos, documentos oficiais e bens patrimoniados definir quantidade dos materiais de limpeza e de escritório para compra (por área, mas pode juntar área) definir cronograma de execução dos consertos e reformas (equipamentos, estrutura física, lógica, telefonia, elétrica, etc.) providenciar pedidos de compra e de manutenção reunião com comitê e representantes das áreas

ADMINISTRATIVAS E TÉCNICAS ATRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ESTRATÉGIAS ADMINISTRATIVAS E TÉCNICAS Comunicação das ações viáveis e não-viáveis (melhoria e manutenção) informar e orientar os representantes das áreas quanto aos critérios e conclusões sobre a escolha das ações a serem realizadas apresentar cronograma de realização (Representantes das Áreas)

PROVIDÊNCIAS FINAIS 1 SEMANA ANTES DO “DIA D” Grupo de Estratégias Administrativas e Técnicas + Representantes das Áreas preparar kit’s com materiais solicitados, por área Grupo de Estratégias Administrativas e Técnicas checar providências para execução das melhorias / manutenções checar orientações referentes ao manuseio de equipamentos e patrimônio Grupo de Atividades Paralelas checar providências quanto às atividades programadas para o “Dia D” Comitê “5S” reunião geral com grupos e representantes: conferir atendimento das etapas do cronograma

PROVIDÊNCIAS FINAIS 1 DIA ANTES DO “DIA D” Grupos de Estratégias Administrativas e Técnicas + Grupo de Atividades Paralelas distribuir kit’s para os Representantes de Áreas distribuir camisetas ou outro material Comitê “5S” última reunião geral com grupos e representantes: conferir atendimento das etapas do cronograma

NO “DIA D” Comitê “5S” PROVIDÊNCIAS FINAIS obedecer a programação verificar materiais, trabalhos, áreas de descarte, organização, andamento das etapas identificar problemas motivar os participantes acompanhar a Alta Administração e receber convidados

DIA SEGUINTE AO “DIA D” Comitê “5S” + Representantes de Áreas PROVIDÊNCIAS FINAIS DIA SEGUINTE AO “DIA D” Comitê “5S” + Representantes de Áreas + Força -Tarefa contabilizar descarte: pesar, contar,etc. contabilizar patrimônio transferido, inutilizado, p/ manutenção registrar resultados controlar guarda do patrimônio promover visita dos funcionários

2 DIAS DEPOIS DO “DIA D” Comitê “5S” + Representantes de Áreas PROVIDÊNCIAS FINAIS 2 DIAS DEPOIS DO “DIA D” Comitê “5S” + Representantes de Áreas providenciar remoção do material descartado e do patrimônio disponibilizado elaborar relatório

3 DIAS DEPOIS DO “DIA D” Comitê “5S” + Grupo de Atividades Paralelas PROVIDÊNCIAS FINAIS 3 DIAS DEPOIS DO “DIA D” Comitê “5S” + Grupo de Atividades Paralelas fotografar o “depois” (mesmos ângulos do “antes”)

ENCERRAMENTO Comitê “5S” + Grupo de Atividades Paralelas PROVIDÊNCIAS FINAIS ENCERRAMENTO Comitê “5S” + Grupo de Atividades Paralelas Organizar festa de confraternização para: divulgar dados (resultados) expor registros (fotos, vídeos, etc.) promover agradecimentos premiar

Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania I S O 9 0 0 1 : 2 0 0 0 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO RESPEITO POR VOCÊ apresentação Assessoria Técnica de Divulgação e Publicações do IPEM-SP www.ipem.sp.gov.br