Júlio Venâncio jvmj@cin.ufpe.br Indicadores e Métricas para Avaliação de Riscos em Projetos de Software: Um Estudo de Mapeamento Júlio Venâncio jvmj@cin.ufpe.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Avaliação da Qualidade para Engenharia de Requisitos Orientada a Agentes Emanuel Batista dos Santos 11/05/2007.
Advertisements

PortFacil Sistema de Suporte a Geréncia de Porfólio
PortFacil Sistema de Suporte a Geréncia de Porfólio
Experiments with Clustering as a Software Remodularization Method Nicolas Anquetil and Timothy C. Lethbridge University of Ottawa, Canada WCRE 1999:
Sylvia Niemeyer Pinheiro Lima
Estudo e viabilização da arquitetura e metodologia para permitir integração da plataforma de EaD com dispositivos móveis Guilherme Gonçalves de Carvalho.
ISO/IEC (SPICE): Resumo, Situação Atual e Participação do Brasil
Rational Unified Process
Professor Roberto Petry
Garantia de Qualidade do software
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Parte III – Engenharia de Software para Autonomic Computing Seminários 2007 – 2º Semestre Maíra Gatti.
Marco Picone, Michele Amoretti, and Francesco Zanichelli Department of Information Engineering, Univ. of Parma, Italy Manweek 2009 Apresentado por Julio.
Amanda Meincke Melo RA:
Definição de Prioridades de Requisitos
Bruno Tardiole Kuehne Orientador: Prof. Dr. Marcos José Santana
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior
Composição e Geração de Aplicações usando Aspectos
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE INFORMÁTICA Workshop de Testes PROSOFT Setembro/ 2010 Daniel Leitão Juliana Xavier.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
testes de regressão e testes baseados em riscos
Visão Geral do RUP.
Cap 2 – Processo de Software
II Workshop de Dissertação Pós-Graduação em Ciência da Computação Faculdade de Computação – FACOM Universidade Federal de Uberlândia – UFU Dezembro/2008.
Marcus Vinicius Silva Soares Orientador: Luiz Merschmann Outubro / 2010.
Gestão da Inovação Tecnológica
Qualidade de Produto de Software
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Planejamento e Gerenciamento
1.
Apresentação para grupo do ISEG
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Projetos
Controle Distribuído da Concorrência
Governança em Tecnologia da Informação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Evidências.com 1/31 Projeto de Pesquisa: contexto.
Riscos em Engenharia de Software
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Aluna: Carolina Paloma Gasperoni
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
Gerência de Portfólio de Projetos
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Universidade Federal de Pernambuco
GP2 | Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos
Uma Interface em Linguagem Natural em Português para Pergunta-Resposta na Web Grupo de Inteligência Computacional Mestrado em Ciência da Computação Aluno:
Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD / CAPES) Desenvolvimento de Linhas de Produtos de Software usando Técnicas Orientadas a Aspectos REQUISITOS.
Universidade Federal da Paraíba
Gestão de Riscos em Ambientes de Múltiplos Projetos Cristine Gusmão 29/03/2006 GP2 | Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos.
Um Modelo de Subcontratação de Desenvolvimento de Software
Uma Abordagem para o Estudo de Valor em Processos de Software: Aplicando VBSE ao EUP Gustavo Tibério
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
Comunicação Assíncrona em Equipes Distribuídas: Requisitos e Meios Utilizados Cleyton Carvalho da Trindade Universidade Federal de.
Estudo Comparativo Entre Metodologias Ágeis e Tradicionais Aluno: Márcia Seabra Cabral Professor: Augusto Sampaio Disciplina: Tópicos Avançados em Engenharia.
Sylvia Campos da Luz e Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Romeu de Andrade Guimarães 06/12/2008.

1 Leila Mariz – Gerenciamento de Riscos com Agilidade Gerenciamento de Riscos com Agilidade Leila Mariz Orientador : Hermano Perrelli.
/ de Abril de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Dissertação de Mestrado.
Alan Mateus Vieira Neves Mestrando em Ciência da Computação Prof. Dr. Ricardo Massa Orientador Um framework estratégico para tomada de decisão em ambiente.
Uma Extensão do Fluxo de Análise e Projeto do RUP com suporte a Desenvolvimento Baseado em Componentes Eduardo Almeida
Texto Analisado INDICADORES DE DESEMPENHO PARA SISTEMAS CENTRALIZADOS DE CONTROLE DO TRÁFEGO URBANO EM TEMPO REAL XVII Congresso da ANPET Hamifrancy.
Modelar um inventario do ciclo de vida de um produto em uma pequena empresa de negócio.. (PUIP), Ciências Exatas e da Terra Ivete de Fátima Rossato, Dra.
Transcrição da apresentação:

Júlio Venâncio jvmj@cin.ufpe.br Indicadores e Métricas para Avaliação de Riscos em Projetos de Software: Um Estudo de Mapeamento Júlio Venâncio jvmj@cin.ufpe.br

Roteiro Introdução e Motivação Aplicação do estudo de mapeamento Resultados preliminares Conclusões e Trabalhos futuros

Motivação Importância dos métodos e abordagens de gerenciamento de projetos Projetos de software são arriscados “Gerenciar projetos é gerenciar riscos” Parcela significativa dos insucessos de projetos está relacionada a uma má Gerência de Riscos Gerência de riscos em projetos de software é subjetiva

Gerenciamento de Riscos – Visão de Abordagens – Barry Boehm - Gerência de Risco (Avaliação e Controle de Risco). 1989 Robert Charette - Engenharia de Risco (Análise e Gerência de Risco). SEI – Software Engineering Institute - Atividades contínuas, concorrentes e interativas. 1993 Richard Fairley - Gerência de Risco desenvolvida através de 7 passos. 1994 Chapman e Ward – Processo genérico composto de 9 fases. 1997 RUP – Rational Unified Process 1998 PMBOK – Project Management Body of Knowledge Compreende processos relativos a identificação, análise e resposta, para os riscos envolvidos num projeto. 2000 CMMI – Capability Maturity Model Integration – Processo dividido em três grandes fases: Avaliação, controle e relatórios. 2001 mPRIME Process 2007 GARA – Gestão Ágil de Riscos em Ambientes 2009 A Process for Managing Risks in Distributed Teams 2010

Métricas x Indicadores Aplicação de técnicas de medição que possibilita a captura de dados sobre atributos e entidades Indicadores Pode ser uma métrica ou a combinação de duas ou mais métricas, objetivando dar uma visão mais ampla do objeto a ser medido, sendo normalmente definidos como meios de tomada de decisão

Métricas e Indicadores em Gerência de Projetos A utilização de métricas em gerenciamento de projetos atualmente é vista como uma tendência O uso de métricas contribui para: Conhecimento Controle Melhoria Apoio no entendimento de projetos Medir eficácia dos processos

Escopo da Pesquisa – Riscos sempre Presentes – Organização Estratégico Tático Operacional Ambiente Externo Riscos exemplos Negócios

Objetivo do Trabalho Realizar uma revisão da literatura de forma sistemática para coletar evidências sobre a existência de métricas e indicadores de auxílio à avaliação de riscos em gerência de projetos

Proposta – Atividades Biolchini, J., Mian, P.G., Natali, A.C.C., and Travassos, G.H. (2005). “Systematic Review in Software Engineering”, Univ. Federal do Rio de Janeiro, TR, ES 679/05

Protocolo – Template Questões da pesquisa PICO (Population, Intervention, Comparison, Outcomes) Grupo de controle Critérios de inclusão Abordagem de seleção das fontes Estratégia de busca adotada Estratégia para extração dos dados

Questões da Pesquisa Questões da pesquisa Primária - Quais são as evidências de métricas de apoio ao gerenciamento de riscos em projetos de software? Secundária - Baseado nas evidências encontradas, que informação é utilizada para medir os riscos?

PICO População Intervenção Comparação Outcomes (Resultados) Trabalhos relacionados a gerenciamento e avaliação de projetos de software Intervenção Abordagens, técnicas e métodos de avaliação de riscos Comparação Não tem Outcomes (Resultados) Abordagens de medição de riscos e indicadores e métricas de apoio à gerência de riscos, incluindo dados e informações utilizados para mensurar os riscos

Grupo de controle Costa, H. R. (2005) “Uma Abordagem Econômica Baseada em Riscos para Avaliação de uma Carteira de Projetos de Software”. Dissertação de mestrado, PESC/COPPE/UFRJ, 2005. Lopes, S. (2005) “Análise e Definição de Métricas para o Processo de Gerência de Riscos para Projetos de Software”. Trabalho de Graduação. Centro de Informática. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Brasil. Souza, E.; Gusmão, C.; Alves, K.; Venâncio, J., Melo, R. (2009) “Measurement and Control for Risk-based Test Cases and Activities”. In: 10th IEEE Latin American Test Workshop, LATW, Búzios, Rio de Janeiro – Brasil. McNEECE, P. "Managing Risk with Metrics". Software Project Management. SWSE 65. Term Paper. 1997 Sherif, J. S., "Metrics For Software Risk Management". In WESCON/96. 1996 Gupta, D and Sadiq, M. "Software Risk Assessment and Estimation Model". In International Conference on Computer Science and Information Technology, 2008.

Critérios de inclusão Devem discutir sobre métricas ou indicadores para avaliação de riscos Devem ser trabalhos completos. Resumos não serão aceitos Devem estar disponíveis na web As strings de busca devem aparecer no título, resumo ou palavras-chave Devem ser acessíveis através do portal da CAPES Serão considerados trabalhos mais recentes (publicados a partir de 2004) Devem ser do idioma inglês Devem contemplar pelo menos uma das seguintes grandes áreas do conhecimento: i) ciência da computação; ii) administração e iii) economia

Abordagem de seleção das fontes Mais utilizadas Permitissem buscas pela web Fontes selecionadas: Scopus IEEExplore El Compendex

Estratégia de Busca: Population AND Intervention AND Outcomes Strings População "Software project" OR "Project management" OR "Software development project" OR "Project assessment" OR "Project appraisal" OR "Project appraisement" OR "Project estimate" OR "Project estimation" OR "Project evaluation" OR "Project valuation" Intervenção "Risk management" OR "Organizational risk" OR "Operational risk" OR "Risk assessment" OR "Software risk management" OR "Project risk" OR "Risk appraisement" OR "Risk estimation" OR "Risk evaluation" OR "Risk valuation" OR "Risk analysis" Resultados "Risk measurement" OR "Metric" OR "Indicator" OR "Measure" OR "Mensuration" Estratégia de Busca: Population AND Intervention AND Outcomes

Estratégia para extração dos dados Tipo de organização Tipo de projeto Informações utilizadas para produção de métricas e/ou indicadores Categoria de risco abordada Aplicabilidade em organizações que possuem ambientes de múltiplos projetos de software

Resultados Preliminares

Quantidades de trabalhos por fonte Fonte de Busca Quantidade de trabalhos encontrados Scopus 339 IEEExplore 36 El Compendex 116

Status atual - Scopus

Novos trabalhos selecionados (1/2) - Títulos An extension of the EVM analysis for project monitoring: The Cost Control Index and the Schedule Control Index Overview analysis of reusability metrics in software development for risk reduction Managing resistance in an organizational transformation: A case study from a mobile operator company A model based on information entropy to measure developer turnover risk on software project An Approach to Measuring Software Development Risk Based on Information Entropy Risk in transport investments Quantifying IT estimation risks Using Software Archaeology to Measure Knowledge Loss in Software Projects Due to Developer Turnover

Novos trabalhos selecionados (2/2) - Títulos Catalog of Metrics for Assessing Security Risks of Software throughout the Software Development Life Cycle A method of project selection based on capital asset pricing theories in a framework of mean- semideviation behavior The impact of size and volatility on IT project performance Engineering and contracting projects: A value at risk based approach to portfolio balancing A framework for ex ante project risk assessment based on absorptive capacity Risk management on large capital projects The development of project risk metrics for robust concurrent product development (CPD) across the supply chain Quantifying the value of IT-investments A project risk metric

Próximos passos Selecionar artigos nas demais fontes IEEExplore e El Compendex Extrair as informações Quanti e qualitativamente Utilizar as informações extraídas como base para a proposição de indicadores Projeto MSc

Júlio Venâncio jvmj@cin.ufpe.br Indicadores e Métricas para Avaliação de Riscos em Projetos de Software: Um Estudo de Mapeamento Júlio Venâncio jvmj@cin.ufpe.br