Aplicação da léxico-estatística no estudo de línguas indígenas. (30-06-2005) Elder José Lanes Museu Nacional-UFRJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise da Resposta em Frequência
Advertisements

Checkpoint SGBD com alta demanda de transações Checkpoint
Prof. Darlan Marcelo Delgado
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 34 Departamento de Informática Centro.
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Software Básico Silvio Fernandes
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
Estatística Aula 06 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Árvore Binária - altura máxima A: Inserção de 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 Pior caso: O(n)
Árvores.
Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos.
Árvores Introdução e Aplicações Árvores de Busca Binária Fundamentos
Análise Léxica Supondo o trecho de programa abaixo:
Professor: Samir Silveira
Metodologia Científica
Desenvolvimento de PROJETOS.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
Introdução aos Sistemas de Controle
A PRÁTICA DA LEITURA.
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Equilíbrio Eletrostático
Estatística – Unidade 2.
Biodiversidade Ana Clara Ciências.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
INTRODUÇÃO OBJETIVO - Olhar para aquilo que estrutura e materializa a troca (ou não) da palavra entre os sujeitos em sala de aula para que se repense esse.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Escolha o fundo e a cor das letras
Biblioteca eletrônica  Folheamento  Tema  Autor  Tipo de publicação  Título  Busca  Simples  Avançada Clique no item desejado.
Introdução ao ensino das funções:
Classificacao de Texto Projeto Spam Filter
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Prof. André Aparecido da Silva
Origem e Evolução da Estatística
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Noções de Inferência Estatística
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Informática Básica – Unidade 2
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Método dos Mínimos Quadrados (MMQ)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
RELAÇÃO DE PARENTESCO.
FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA
Sintagma Nominal Área Direita. A área direita do SN  A área direita do Sintagma Nominal compreende o núcleo e os termos que ocorrem depois dele.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Estatística Descritiva
A maior parte dos programas de computador gera uma saída resultante de um processamento que é executado sobre dados que ele recebe como entrada. Em geral.
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Leitura e interpretação de texto
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Noções de Estatística - I
Testes de Hipóteses.
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
Orientações para escrever um Artigo Científico
Flávio Tartuce Doutor em Direito Civil e Graduado pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Direito Contratual e Mestre em Direito Civil Comparado.
Figuras e Tabelas Normas ABNT
Testes de Hipóteses.
Desvio Padrão (V), em termos financeiros, é entendido como o valor do risco das operações. É obtido a partir da raiz quadrada da Variância; Variância (V²),
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal
INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MEDIA POPULACIONAL (σ 2 desconhecido ) Sabemos que se o tamanho da amostra for superior a 30 a distribuição amostral das.
Capítulo 8 Gráficos de controle para variáveis mensuráveis
Terras Indígenas Brasileiras
Transcrição da apresentação:

Aplicação da léxico-estatística no estudo de línguas indígenas. ( ) Elder José Lanes Museu Nacional-UFRJ

Introdução: Neste trabalho pretendemos apresentar um caso específico de aplicação da léxico-estatística como forma de comparação e classificação de línguas indígenas, no caso, com as línguas Pano, faladas essencialmente no Estado do Acre. Os dados aqui utilizados constituem parte do material da tese de doutoramento em lingüística, em fase final de redação e foram coletados ao longo dos últimos nove anos. Cabe lembrar aqui a grave situação da maioria dessas línguas, numa situação de risco iminente de desaparecimento. Não destoando do quadro geral das línguas indígenas brasileiras, a maioria delas é falada apenas por algumas centenas de indivíduos.

Mapa das áreas indígenas do Acre

As bases da léxico-estatística As línguas humanas mudam com o passar do tempo; Podemos verificar sincronicamente que as línguas guardam, entre si, graus diferentes de proximidade e distanciamento; Podemos identificar e quantificar os cognatos existentes entre um grupo de línguas.

Como estamos trabalhando com a contagem de itens lexicais, os dados que nos interessam se constituem num recorte muito epecifico dentro do universo da língua. Um texto corrido não é, neste sentido, um dado útil.

Como primeiro passo, procedemos a gravação de uma lista de palavras (baseada na lista original de Swadesh) com os informantes de cada uma das línguas. Aqui temos um exemplo bem sucedido de gravação com o professor Edson Kaparua Jaminawa do Alto Acre.

Tabela de classificação das línguas, famílias e troncos em função do percentual de cognatos.

Formula da glotocronologia citada por Swadesh (1950) t1 + t2 = Log C : Log r Onde t1 e t2 seriam os tempos de separação de duas línguas aparentadas de sua raiz comum. C é o percentual de cognatos, e r é o índice de retenção previamente calculado por Lees. Quando t1 e t2 são iguais, ou seja, quando estamos estabelecendo o ponto em comum de duas línguas ou dialetos, temos: 2t = Log C : Log r t = Log C : 2Log r t = Log C : Log r 2

A definição de cognatos entre pares de línguas, guarda em si alguns problemas. O espírito presente do trabalho de Morris Swadesh é de que as línguas, ao se distanciarem umas das outras, operam substituições lexicais. Assim seria possível estabelecer o grau de parentesco entre as línguas em função do percentual de cognatos retidos no passar do tempo. carne carne Jaminawa YawanawaKaxarari Jaminawa YawanawaKaxarari

Depois de feita a gravação, passamos para a transcrição fonética dos dados sonoros organizando-os em tabelas que facilitarão a comparação.

Depois de analisados os dados, computando os itens que consideramos como sendo cognatos, estabelecemos os percentuais de cognatos entre as línguas estudadas. Geramos então, a tabela abaixo: Nº / % de Cognatos JaminawaYawanawaKaxinawaKatukinaMatsésAraraPoyanawaShanenaw a Jaminawa Yawanawa Kaxarari Kaxinawa Katukina Matsés Arara Poyanawa Shanenaw a

Por fim podemos estabelecer os parentescos entre as línguas em função dos percentuais de cognatos encontrados. Para tanto, utilizamos o trabalho de Swadesh (1954) citado por Gudschinsky (1956), onde o autor estabelece uma correlação entre os percentuais de cognatos encontrados entre pares de línguas, seu grau de parentesco e a divergência em séculos em que se encontrariam. Árvore Pano F.Pano Y T. Pano F.Pano XS.F. A S.F. B S.F. C Matsés Kaxarari Poyanawa Katukina Kaxinawa Jaminawa Arara Yawanawa Shanenawa