Das Grandes Obras ao Efeito Estufa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Advertisements

Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE R.H.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
AGRONEGÓCIO.
Inventário de ciclo de vida do Diesel
O Terceiro Setor e a sua interface com o Estado
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Prof. Aline G. Monteiro Trigo Agosto de 2011
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
PROPROSTA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO DOCE SECRATARIA EXECUTIVA DO CBH-DOCE.
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Administração de Recursos Humanos Repensando a Logística 14FY4.
Grupo H – Subgrupo Y Israel Leite Marcos Ribeiro
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
VISÃO DO MOMENTO DE MERCADO O MOMENTO DA CONJUNTURA O MOMENTO DA INDÚSTRIA OS IMPACTOS NA ÁREA DE CONSULTORIA DE PROJETOS AS AMEAÇAS OS DESAFIOS AS OPORTUNIDADES.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
Seminário do Setor Portuário
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Resgate do I Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas e avanços Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil Manaus (AM), 24 de novembro de 2008.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Ecologia e relações internacionais
Plano de Bacia do Rio Caí
Globalização e autonomia: desafios, compromissos e incongruências
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Gestão Ambiental Privada: a ISO
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Conteúdo programático
Sessão 1: Introdução à Gestão de Finanças Públicas Contexto Novembro 2012.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Aula VII – Revisão 1º BIM
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
C/T&I para Conhecimento e Uso do Patrimônio Natural da Amazônia Bertha K. Becker.
Das Grandes Obras ao Efeito Estufa
Transcrição da apresentação:

Das Grandes Obras ao Efeito Estufa Profa. Alessandra Magrini PPE/COPPE-UFRJ PPE 25 ANOS – Novembro 2004

Gestão Ambiental Contexto Internacional Atual avanço de atitudes pró-ativas das empresas que começaram a vislumbrar, através da introdução de mecanismos de gestão ambiental, oportunidades de mercado, num primeiro momento, e barreiras à entrada, num segundo; avanço da chamada eco-diplomacia e da realização de convenções internacionais sobre problemas ambientais globais, com fortes repercussões diplomáticas, políticas e econômicas sobre os diferentes países; avanço da atuação das administrações locais, movido pelo resgate da dimensão local em resposta ao processo de globalização em curso; avanço de uma sensibilização ambiental difusa por toda a sociedade com o conseqüente crescimento de demandas e mobilização por parte desta.

Gestão Ambiental Contexto Internacional Atual Gestão Ambiental “Pública” menos punitiva (Regulamento 1836/93 da UE – Adesão voluntária a sistema de gestão e auditoria ambiental) Gestão Ambiental “Privada” marketing verde (ISO 14.000)

Perspectiva Internacional Internalização crescente da gestão ambiental pelos diferentes setores produtivos Negociação entre agentes Gestão ambiental compartilhada Formação de parcerias (agentes públicos, privados e sociedade civil) Instrumentos compartilhados de gestão Integração de políticas

Gestão Ambiental Contexto Nacional Atual Gestão Ambiental “Pública” Padrões Zoneamento e Unidades de Conservação Licenciamento e Avaliação de Impacto Ambiental Auditoria Ambiental Legal Gerenciamento de Recursos Hídricos Lei de Crimes Ambientais

Gestão Ambiental Contexto Nacional Atual Gestão Ambiental “Privada” ISO 14.000 (Sistema de Gestão Ambiental, Auditoria de SGA, Avaliação de Desempenho Ambiental, Ciclo de Vida, Rotulagem, Aspectos Ambientais em Padrões de Produtos) Eco-eficiência Avaliação Ambiental Estratégica

Gestão Ambiental Contexto Nacional Atual Conflitos no quadro regulatório e legal Conflitos de competências no âmbito da gestão ambiental pública Incapacidade de negociação e de atuação em parceria por parte dos agentes públicos e privados Viés jurídico se sobrepondo à gestão e à política ambiental Instrumentalização e protagonismo Paralisia e deterioração do sistema ambiental Esgotamento do modelo implantado pela 6938/81 Desarticulação entre política ambiental local/regional e global e desta com as políticas setoriais

Propostas de Encaminhamento Curto Prazo: “ pacto ambiental” => redefinição de objetivos comuns e articulação entre agentes Médio Prazo: racionalização dos instrumentos de gestão ambiental pública e privada mudança do quadro legal reestruturação do quadro institucional gestão ambiental compartilhada maior integração entre políticas