PRO PROPORÇÕES POR ÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução de Problemas
Advertisements

Ela não está em um bom dia! A cada 10 saques, Cláudia errou 9
MATEMÁTICA 7.º ANO Razões E  Proporções
Matemática Financeira Razão e proporção
Equações de primeiro grau com uma variável.
Super Revisão Cinemática Escalar Básica - Velocidade
COMPREENDER A DIVISÃO.
Adaptado por: Carina Jegundo, Catarina Pratas e Susana Costa 2006/2007.
Unidade 2.2 – Razões e Proporções
Formação continuada 4 série
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
RAZÃO ENTRE GRANDEZAS DA MESMA ESPÉCIE
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO.
VELOCIDADE MÉDIA ACELARAÇÃO GRÁFICO V x t
Fórmula dos Compostos Orgânicos
Decomposição em fatores primos
Calculando o mdc pela regra da decomposição
SEGMENTOS PROPORCIONAIS
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
Formulário de Matemática
Estudo dos Intervalos.
Professor João Gilberto
PROPORÇÃO. PRELIMINARES: Para se compreender o que vem a ser uma proporção é necessário ter idéia a respeito do que seja uma razão.   RAZÃO Razão é uma.
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
Regra de Três Simples e Composta
Recuperação final de Matemática 7º ano- 2011
Programação Linear.
Sequências de Números.
Unidade 3 EQUAÇÕES DO 2.º GRAU
NÍVEL 1 – 2º TREINAMENTO: CEMJ
FÍSICA 2 ENEM 2007.
Cálculos Estequiométricos
ASSUNTO 7: Operãções com números inteiros (SUBTRAÇÃO)
ESCALAS.
Passos utilizados numa regra de três simples:
Salas de Matemática.
Minino Múltiplo Comum.
Equações.
Razão e Proporção.
Razões e Proporções Raquel FernandesAno Lectivo 2007/08.
Razão, Proporção e Regra de Três
Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 1 INE 5201 – Aula 002 Algoritmo Um conjunto de ações, com propriedades especiais e específicas e com algumas.
Razão e Proporção. Razão e Proporção Razão    
Grandezas Proporcionais
ACELERAÇÃO ESCALAR ( a )
Matemática Financeira Razão e proporção
Matemática Financeira Razão e proporção
Função Afim: Gráfico e Definição de uma Função Afim Autores: Rosana Maria Mendes Karine Angélica de Deus Iara Letícia Leite de Oliveira Simone Uchôas Guimarães.
Transformação de soluções
SERMOS UM A oração de Jesus Jo 17:11-26.
PROPORCIONALIDADE 6ª série
PA (somente conceitos básicos)
JOGA E APRENDE.
MATEMÁTICA BÁSICA - (9º ANOS – COLÉGIO MOTIVA)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SEQUEIRA - GUARDA
Capítulo 1 MATEMÁTICA COMERCIAL
Exercícios de Matemática
Correção do T.P.C. Pág. 59, ex. 16.
PROPORCIONALIDADE DIRECTA
Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares.
RAZÃO E PROPORÇÃO GIOVANNI ÁVILA.
Algoritmo Triângulo Problema: Precisa-se de um programa capaz de ler três valores para os lados de um triângulo e verificar se os lados fornecidos formam.
Razão e proporção.
Matemática Renato Tognere Ferron.
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
PROPORCIONALIDADE DIRECTA. Razão As canecas A, B e C têm sumo de laranja. Na caneca A deitaram-se 2 copos de concentrado de sumo e 3 copos de água. Na.
CONHECIMENTOS NUMÉRICOS Professor TIO CHICO.
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
Transcrição da apresentação:

PRO PROPORÇÕES POR ÇÕES

O Rui costuma adoçar a sua chávena de leite , de 20 cℓ , com 2 colheres de açúcar João, irmão do Rui deita 3 colheres de açúcar na sua caneca de 30 cℓ Qual dos dois irmãos toma o leite mais doce? Não se pode afirmar imediatamente que o João toma o leite mais doce. Embora ele use 3 colheres, também toma maior quantidade de leite. Para comparar, temos de determinar a porção de leite que cada um deles adoça com uma colher, ou seja a razão entre a quantidade de leite e o número de colheres de açúcar. Rui 20 _ 2 20 : 2 = 10 João 30 _ 3 30 : 3 = 10 Afinal eles adoçam igualmente o leite

Como as duas razões são equivalentes, podemos escrever: 20 : 2 = 30 : 3 ou 20 _ 2 = 30_ 3 A uma igualdade entre duas razões chama-se proporção Uma proporção tem pois 4 termos 20 2 30 3 1º termo 3º termo = 2º termo 4º termo E lê-se 20 está para 2 assim como 30 está para 3 20 e 30 São antecedentes 2 e 3 São consequentes O 1º e o 4º termo 20 3 são os extremos O 2º e o 3º termo 2 30 são os meios

Propriedade fundamental das proporções Considera as seguintes proporções: 2 _ 3 = 6 _ 9 4 _ 6 = 10 _ 15 1 _ 5 = 4 _ 20 Para cada uma delas calcula o produto dos extremos e o produto dos meios 2 x 9 = 18 4 x 15 = 60 1 x 20 = 20 3 x 6 = 18 6 x 10 = 60 5 x 4 = 20 2 x 9 = 3 x 6 4 x 15 = 6 x 10 1 x 20 = 5 x 4 O que acabaste de verificar acontece em qualquer proporção Propriedade fundamental das proporções Numa proporção o produto dos extremos é igual ao produto dos meios a _ = c _ b d a x d = b x c

Esta propriedade é de extrema importância pois vai permitir resolver muitos problemas O pai da Mariana tem um carro que consome 8 litros de gasolina em cada 100 Km. Querem fazer uma viagem de 150 Km . A estrada que vão utilizar não tem áreas de serviço. Que quantidade de gasolina deverá colocar para que não fique parado na estrada? 8 _ 100 = a _ 150 100 x a = 8 x 150 100 x a = 1200 a = 1200 _ 100 a = 12 Deverá colocar pelo menos 12 litros de gasolina