MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Exploratória de Dados
Advertisements

A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E A ESTATÍSTICA
Estatística Descritiva Aula 02
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
Introdução à Estatística
Medidas de Posição e Dispersão
Estatística Básica Utilizando o Excel
Capítulo 5 Medidas Descritivas.
ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
Estatística Descritiva
Estatística e Probabilidade
Estatística Descritiva
Aula 0. Doces Lembranças de MAE0219
Estatística Descritiva (I)
Monitoria de Probabilidade e Estatística
Estatística Descritiva
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Medidas de Dispersão ou de Variabilidade:
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
ESTATÍSTICA DECRITIVA
SÉRIES ESTATÍSTICAS TABELA: É um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. De acordo com a Resolução.
Técnicas de descrição Gráfica
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
Medidas de tendência central e de dispersão
Medidas de Dispersão Aula 8.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Medidas de localização
CURSO DE ARQUIVOLOGIA CCBSA - UEPB – Campus V
Estatística Descritiva
Série Geográfica (espaço).
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Estatística Descritiva
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
Aula 8A ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
13/10/2009 Medidas Descritivas. 13/10/2009 Notações de algumas estatísticas. MedidasParâmetrosEstimadores Número de Elementos Nn MédiaμX, com barra acima.
Medidas Estatísticas.
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Estatística Descritiva
Noções de Estatística - I
Análise Exploratória de Dados
Estatística Descritiva
Probabilidade Análise Exploratória de Dados: Medidas de Centro
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE DISPERSÃO
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Freqüências simples ou absoluta:
ESTATÍSTICA.
Variância A variância baseia-se nos desvios em torno da média aritmética, porém determinando a média aritmética dos quadrados dos desvios (lembremos que.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
Prof. Josenildo dos Santos MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE ESTRATÉGICA 2º MÓDULO.
Distribuição. de freqüência
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Marcos Antonio Estremote – Aula 2.  Estatística Descritiva:  Resumo ou descrição das características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais.
Análise descritiva de dados (4) Medidas de dispersão.
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Transcrição da apresentação:

MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Estatística Aplicada ao Turismo PROF. DR. OSIRIS MARQUES

Aula 2 Medidas descritivas nas séries turísticas

Medidas Descritivas nas Séries Turísticas

Medidas de Posição Medidas de Posição Aritmética Geométrica Médias Harmônica Médias Mediana Moda Quartis e Percentis Medidas de Posição

Medidas de Posição: Análise das Médias Média Aritmética A média aritmética da amostra corresponde à soma dos valores, divida pelo número de valores. Onde: xi são os valores das variáveis n é o número total de elementos de xi é a média aritmética da amostra

Medidas de Posição: Análise das Médias Média Aritmética: dados agrupados (tab. frequência) Exemplo: Um veículo convencional pode ser ocupado por, no mínimo, uma pessoa e por, no máximo, cinco. Uma empresa de locação de veículos coletou a ocupação de seus veículos alugados, durante o verão passado, conforme a tabela apresentada. Qual foi a ocupação média dos carros? A média dada significa que a ocupação média dos carros foi de aproximadamente 3 pessoas.

Medidas de Posição: Análise das Médias Média Aritmética: dados agrupados (tab. frequência) Exemplo: O gasto por turista nas Ilhas Baleares foi coletado por níveis de gasto na tabela. Qual o gasto médio por turista? A média indica que o gasto médio por turista no destino foi de 7.684,75 unidades monetárias

Medidas de Posição: Análise das Médias Média Geométrica A média geométrica mede a taxa de variação de uma variável Média Geométrica da taxa de retorno Onde Ri corresponde à taxa de retorno no período i e RG o percentual médio de retorno de uma determinada variável

Medidas de Posição: Análise das Médias Média Geométrica Exemplo: Os aumentos salariais do subsetor hoteleiro para os últimos anos foram os apresentados na tabela. Qual foi o crescimento médio dos salários durante esses 5 anos? Ou seja, o crescimento médio dos últimos 5 anos foi de 5% ao ano.

Medidas de Posição: Mediana e Moda Mediana é uma medida muito usada quando os dados estão em escala ordinal ou quando existem valores extremos que afetam o cálculo da média. Nesses casos, a mediana é mais representativa. A Mediana é o valor do meio em um conjunto de dados que tenha sido ordenado do menor para o maior. Valores extremos não afetam a mediana. Se a quantidade de observações é ímpar, a mediana é o valor central. Se a quantidade de observações é par, considera-se como mediana a média dos dois valores centrais , se n é ímpar; Md (X) = , se n é par.

Medidas de Posição: Mediana e Moda A Moda é o valor que se apresenta com maior frequência num conjunto de dados. Podem haver uma ou mais modas, ou pode mesmo não existir a moda. Do mesmo modo que a mediana, e diferentemente da média aritmética, valores extremos não afetam a moda. Qual a mediana e a moda para os dados da tabela a seguir? Md = 21 Mo = 20 e 21

Medidas de Dispersão O valor da média apresenta a distribuição de frequência de uma forma sintética, mas essa informação não permite saber quão dispersa é a série estudada em relação ao valor central (a média) As principais medidas de dispersão que veremos são: Amplitude; distância inter-quartil; Variância; desvio padrão; coeficiente de variação.

Medidas de Dispersão Amplitude É a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo da distribuição. Am = Xmáx - Xmín Exemplo: O número de visitantes que passaram por dois museus distintos durante três dias é conhecido pela tabela dada. Qual dos dois museus apresenta maior dispersão do número de visitantes? A1= Xmáx – Xmín = 210 - 190 = 20 A2= Xmáx – Xmín = 390 – 10 = 380 Portanto, o segundo museu apresenta maior dispersão dos valores.

Medidas de Dispersão Distância inter-quartil Os Quartis dividem um conjunto de dados em quatro partes iguais. A Distância inter-quartil – é a diferença entre o 3º e o 1º quartis, Q3 - Q1. No intervalo que vai de Q1 a Q3 encontram-se 50% das observações (as mais centrais).

Medidas de Dispersão Variância A variância da amostra é a soma das diferenças da média aritmética elevadas ao quadrado, divida pelo tamanho da amostra menos 1.

Medidas de Dispersão Devio-pardrão A variância não vem representada na mesma unidade das observações. Se tomarmos a raiz quadrada da variância obtemos o desvio padrão que também é uma medida de dispersão e vem na mesma unidade das observações.

Medidas de Dispersão Variância e Devio-pardrão Para calcular, manualmente, a variância e o desvio-padrão da amostra: Etapa 1: Calcule a diferença entre cada valor e a média aritmética Etapa 2: Eleve ao quadrado cada difernça Etapa 3: Some as difernças elevadas ao quadrado; Etapa 4: Divida esse total por n-1 para obter a variância da amostra; Etapa 5: Calcule a raiz quadrada da variância para obter o desvio-padrão da amostra

Medidas de Dispersão Variância e Devio-pardrão Exemplo: A tabela a seguir ilustra o cálculo da variância e do desvio-padrão para os retornos anuais de três anos dos fundos de baixo capital

Medidas de Dispersão Variância e Devio-pardrão Exemplo: A tabela a seguir ilustra o cálculo da variância e do desvio-padrão para os retornos anuais de três anos dos fundos de baixo capital Variância Desvio-padrão

Medidas de Dispersão Coeficiente de variação Diferentemente das medidas de variação anteriormente apresentadas, o coeficiente de variação é uma medida relativa de variação que é sempre expressa sob a forma de percentagem, e não em termos das unidades dos dados específicos. O coeficiente de variação (C) mede a dispersão dos dados em relação à média. O coeficiente de variação é muito útil quando se comparam dois ou mais conjuntos de dados mensurados em unidades de medidas diferentes.