Adriano S. Castro
Soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de software; Orientação a objetos; Facilitam a reutilização; Vocabulário comum; Facilita comunicação, documentação e aprendizado dos sistemas de software.
Conhecimento: guia importante para obtenção de um projeto de software de sucesso; Características favoráveis à reutilização e flexibilidade; Organização do conhecimento na forma de heurísticas, padrões e anti-padrões; Mecanismos implementados; Ambiente de desenvolvimento de software que oferecem suporte.
Padrões de projeto definem a forma geral do sistema: arquitetura; Módulos e interconexões entre as partes do sistema: domínio dos padrões de projeto; Artigo sobre os princípios de padrões de projeto e como as boas práticas em suas aplicações podem ser vistas na prática.
Primeira iniciativa para tentar definir a Web 2.0 e entender suas aplicações para a próxima geração de software; Olhar para os padrões de projeto e os modelos de negócio; Web 2.0 como plataforma – conectando seus componentes; Entrega do software como um serviço continuamente atualizado que melhora à medida que o usuário o utiliza.
Descreve a sub-estrutura de orientação a objetos desenvolvida para gerência e validação de dados; Conhecimentos empregados para construção de padrões de projeto; Ilustra os benefícios da estrutura de padrões; Generaliza as soluções a serem aplicadas em inúmeros problemas de mesmo perfil.
DANTAS, Alexandre, et. al. Suporte a Padrões no Projeto de Software. MARTIN, Robert C. Design Principles and Design Patterns. OREILLY, Tim. What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. TABLADILLO, Mark. Application Refactoring with Design Patterns. Atlanta, GA.