A PRENDIZAGEM C OOPERATIVA Conceito e pressupostos teóricos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Jean Piaget (1896 – 1980).
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Relação professor/aluno
Teorias do Desenvolvimento
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
A GÊNESE DA INTELIGÊNCIA SEGUNDO HENRI WALLON
PSICOLOGIA.
Epistemologia genética – Jean Piaget
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Henri Matisse Obra: Fovismo – Henri Matisse.
Formação Docente Aula 07.
PIAGET.
Concepções Pedagógicas
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
TEORIAS TRANSITIVAS.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Essa é minha escola.
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
Concepções de Aprendizagem.
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
EQUIPE.
TRABALHO EM EQUIPE. TRABALHO EM EQUIPE Diferença entre grupo e equipe É a reunião de várias pessoas, onde não existe um objetivo em comum.
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Psicologia Educacional.
Estuda o desenvolvimento do ser humano
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
“ENFIM UMA DESCOBERTA” Os Novos Construtores da Psicologia Educacional
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Didática: organização do trabalho pedagógico
Psicologia e educação: compartilhando saberes
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Sócio interacionismo vygotsky.
Teoria Behaviorista ou Comportamental
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
2ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
MOTIVAÇÃO Por: André Estrada; Bruna Nagel; José Vitor;
Sistemas 1,2,3 e 4.
Teoria Sociocultural.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
C OMPORTAMENTO H UMANO T RINÔMIO : CORPO, ALMA E MENTE. “Vocês, brancos, são loucos. Impelidos pelas suas máquinas, se matam de trabalhar até os 60 anos,
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
EQUIPE.
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Introdução ao processo de aprendizagem
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ludicidade Aula 04 Conteúdo: O Jogo em Piaget. Vygotsky, Wallon e a formação humana. Objetivos: Compreender a importância do lúdico no processo de ensino.
JOGO COOPERATIVO E COMPETITIVO - I
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Transcrição da apresentação:

A PRENDIZAGEM C OOPERATIVA Conceito e pressupostos teóricos

C ONCEITO A PRENDIZAGEM C OOPERATIVA, OU C OLABORATIVA, É UM PROCESSO ONDE OS MEMBROS DO GRUPO AJUDAM E CONFIAM UNS NOS OUTROS PARA ATINGIR UM OBJETIVO ACORDADO.

P RESSUPOSTOS TEÓRICOS Henri Wallon Jean Piaget Lev Vygotsky Carl Rogers Paulo Freire

H ENRI W ALLON 1879 – 1962 Foi filósofo Médico Psicólogo Político francês

J EAN P IAGET 1896 – 1980 Biólogo, Zoólogo, Filósofo, Epistemológico e Psicólogo suíço.

L EV V YGOTSKY 1896 – 1934 Psicólogo bielo- russo

C ARL R OGERS 1902 – 1987 Psicopedagogo estadunidense

P AULO F REIRE 1921 – 1997 Educador brasileiro

T EORIAS DA A PRENDIZAGEM C OOPERATIVA

T EORIA DA I NTERDEPENDÊNCIA S OCIAL Kurt Koffka: grupos são um todo dinâmico Kurt Lewin: essência do grupo reside na interdependência de seus membros (criada pelos alvos em comum) Morton Deutsh: interdependência pode ser: 1. positiva (cooperação) 2. negativa (competição) 3. não existente (individualismo)

T EORIA C OGNITIVO -E VOLUTIVA Cooperação é pré-requisito para o crescimento cognitivo. Trabalhar de modo cooperativo com parceiros e instrutores mais capazes resulta em desenvolvimento cognitivo e em crescimento intelectual. Piaget e Vygotsky Tese – antítese -> síntese

T EORIA DA A PRENDIZAGEM C OMPORTAMENTAL Os esforços cooperativos são fortalecidos por uma motivação extrínseca que visa conquistar recompensas. Skinner -> contingências Bandura -> imitação Homans, Kelley e Thibaut -> equilíbrio entre recompensa e custos nos intercâmbios sociais entre indivíduos interdependentes.

J OHNSON, D AVID W., R OGER T. J OHNSON AND K ARL A. S MITH C OOPERATIVE L EARNING : I NCREASING C OLLEGE F ACULTY I NSTRUCTIONAL P RODUCTIVITY. ASHE- ERIC H IGHER E DUCATION R EPORT N O. 4. W ASHINGTON, D.C.: T HE G EORGE W ASHINGTON U NIVERSITY, S CHOOL OF E DUCATION AND H UMAN D EVELOPMENT. David W. JohnsonRoger T. Johnson