Teorias da Administração I

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Transcrição da apresentação:

Teorias da Administração I Turma: C02 Unidade III

Teoria Clássica da Administração Capítulo 4 – Teoria Clássica da Administração A Obra de Fayol A TEORIA NORMATIVISTA, OU ANATÔMICA, DE HENRI FAYOL

Teoria Clássica da Administração ORIGENS Desenvolvida na Europa (França), nas duas primeiras décadas do século passado Henri Fayol foi Engenheiro de Minas. Comandou uma grande empresa mineradora, onde desenvolveu e aplicou suas proposições sobre Teoria de Administração

Teoria Clássica da Administração HISTÓRICO Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França a Teoria Clássica da Administração Se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente. Ambas as teorias tinham a mesma busca pela eficiência das organizações A Teoria Clássica partia do todo organizacional e de sua estrutura para garantir a eficiência das partes envolvidas. Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural.

Teoria Clássica da Administração A Obra de Fayol Henri Fayol (1841 – 1925) – Fundador da Teoria Clássica da Administração, nasceu em Constantinopla e Faleceu em Paris Viveu as consequências da Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial Formou-se em engenharia de minas. Livro – Administration Industrielle et Générale.

A Obra de Fayol – Funções Básicas da Empresa Funções Técnicas - relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa. Funções Comerciais - relacionadas com compra, venda e permutação Funções Financeiras - relacionadas com a produção e gerência de capitais. Funções de Segurança - relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas Funções Contábeis - relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas Funções Administrativas - relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções.

Teoria Clássica da Administração 2. As Funções da Empresa ADMINISTRATIVA TÉCNICA COMERCIAL FINANCEIRA SEGURANÇA CONTÁBIL Existe uma relatividade entre as capacidades exigidas para exercê-las: Quanto mais alto o nível na estrutura, mais é demandada a capacidade administrativa. Quanto mais se desce, mais é demandada a capacidade técnica As demais capacidades também são exigidas nos diversos níveis, mas só prevalecem nos seus níveis específicos Capacidade Administrativa Outras Capacidades Capacidade Técnica

Teoria Clássica da Administração IDÉIAS BÁSICAS DE HENRI FAYOL 3. As funções (ou elementos) da Administração Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar

Teoria Clássica da Administração Prever - Visualizar o futuro e traçar o programa de ação Organizar - Constituir o duplo organismo material e social da empresa Comandar - Dirigir e orientar o pessoal Coordenar - Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos Controlar - Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Teoria Clássica da Administração As Funções do Administrador Segundo Fayol Previsão - Avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele. Organização - Proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social. Comando - Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio. Coordenação - Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins. Controle - Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no intuito de retificá-los e prevenir recorrência.

Teoria Clássica da Administração 4. As Qualidades do Administrador /Gestor (Perfil) Físicas Intelectuais Morais Cultura Geral Conhecimentos Específicos Experiência

Teoria Clássica da Administração 5. Princípios Gerais de Administração Para Fayol Como toda ciência, a Administração deve se basear em leis ou em princípios. Tudo em Administração é questão de medida, ponderação e bom-senso. 7. Remuneração do Pessoal 8. Centralização 9. Cadeia Escalar 10. Ordem 11. Equidade 12. Estabilidade Pessoal 13. Iniciativa 14. Espírito de Equipe Divisão do Trabalho Autoridade e Responsabilidade Disciplina Unidade de Comando Unidade de Direção Subordinação dos Interesses Particulares ao Geral 14 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Teoria Clássica da Administração 14 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO Divisão do Trabalho - Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência Autoridade e Responsabilidade - É o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A Responsabilidade é uma consequência natural da Autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. Disciplina - Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. Unidade de Comando - Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. Unidade de Direção - Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.

Teoria Clássica da Administração 14 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO 6. Subordinação dos Interesses Individuais aos Gerais - Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. 7. Remuneração Pessoal – Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. 8. Centralização – Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização. 9. Cadeia Escalar – É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando. 10. Ordem – Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.

Teoria Clássica da Administração 14 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO 11. Equidade – Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal. 12. Estabilidade do Pessoal – A rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanece no cargo, tanto melhor para a empresa. 13. Iniciativa – A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. 14. Espírito de Equipe – A harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização. Os autores clássicos pretendem criar uma teoria da administração baseada em divisão do trabalho, especialização, coordenação e atividades de staff.

Teoria Clássica da Administração Aspectos comuns entre os autores da Teoria Clássica Estudo da Administração como Ciência Estudo da Teoria das Organizações Ênfase na estrutura formal de organização Elaboração de princípios de Administração Estudo dos elementos básicos da Administração Aplicação da Divisão do Trabalho/Especialização Estudo das funções de Staff (apoio – assessoria) em complementação à estrutura linear

Apreciação Crítica da Teoria Clássica Abordagem simplificada da organização formal – Não consideraram os aspectos psicológico e social com a devida importância. Ausência de trabalhos experimentais – Os autores desejam substituir o empirismo pela ciência, porém fundamentam seus conceitos em experiência direta e no pragmatismo e não confrontam a teoria com elementos de prova. Extremo racionalismo na concepção da Administração – Eles se preocupam com a apresentação racional e lógica sacrificando a clareza de suas ideias. Teoria da Máquina - Recebe tal denominação por considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico. Abordagem Incompleta da Organização - Preocupou-se só com a organização formal descuidando-se da informal.

Confronto entre as teorias de Taylor e Fayol Administração Científica Teoria Clássica Ênfase Nas Tarefas Ênfase Na Estrutura Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento da eficiência ao nível operacional Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das inter-relações estruturais

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Capítulo 5 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Humanizando a Empresa