GESTÃO SÓCIO-AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus
Política e meio ambiente
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Ciclos Biogeoquímicos
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
O Que é Meio Ambiente??.
1º Encontro Técnico: Reúso da Água Newton Lima de Azevedo
A importância da Mata Ciliar
Ecologística: a logística da ecologia
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO BRASIL
As consequências positivas do novo Código Florestal em relação à sustentabilidade ambiental e a segurança jurídica Deputado Federal Duarte Nogueira.
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Minicurso Tema: POLUENTES QUÍMICOS
Inovações científicas
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
A Questão Ambiental.
Política Pública Ambiental Brasileira
LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
A indústria e a transformação da natureza
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO.
INTRODUÇÃO À POLÍTICA E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
Constituição do planeta Terra:
Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador:
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Agroecologia.
GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Conservação e Preservação
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA QUAL É O PAPEL DA AIA? “QUALQUER ALTERAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO MEIO AMBIENTE, CAUSADA.
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.
Fatores que levaram a uma crise ambiental na Europa e no mundo: 1) Visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis. 2) Revolução Industrial.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Professor Tiones E. Franzen Aspectos da questão ambiental Chapecó, 2014.
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
QUÍMICA – APOSTILA 1 POR QUE ESTUDAR A QUÍMICA?. ONDE ESTÁ A QUÍMICA? Os conhecimentos químicos são fundamentais para a obtenção de muitos produtos presentes.
Recursos hídricos Professora Vera Sanches
A indústria Brasileira
PROGRAMA DE LEITURA DA PETROBRAS LEIA BRASIL – ONG DE PROMOÇÃO DA LEITURA ENCONTRO DE LEITORES DINAMIZAÇÃO DA REVISTA LEITURAS COMPARTILHADAS Gestão e.
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
RECURSOS HÍDRICOS. 1. Recurso Ambiental Lei nº 6.938/81, art. 3º, V Lei nº 9.984/00 (Agência Nacional de Águas) Lei nº 9.985/00, art. 2º, IV Agenda 21.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO SÓCIO-AMBIENTAL ADM-1590   TURMA C02 GRUPO: Bruna Claudia Elaine Frank Marcelo Marco Aurélio Rodrigo Rosana

Gestão Sócio-Ambiental, Histórico anos 60 Nos anos 60 os governos dos países industrializados começaram a elaborar legislações para controle da qualidade do ar e das águas; O entendimento das questões ambientais pode ser compreendido à luz da construção histórica das sociedades, sobretudo no mundo ocidental. Na Europa, a partir do século XVIII a partir daí globalizou-se;

Gestão Sócio-ambiental Histórico anos 60 Conceito de poluição - Decreto 50877/61, “qualquer alteração das propriedades físico químicas e biológicas das águas que possam alterar a sua utilização para fins agrícolas, industriais, comerciais, e fauna aquática;” Estatuto da terra, 1964, - função social da terra;

Gestão Sócio-Ambiental Histórico anos 60 Código Florestal Brasileiro 1934, e revogado em 1965 - avanço no conceito de FLORESTA (de preservação permanente, anterior preservação protetora) bem como no meio urbano; Código Florestal - áreas de preservação permanente no meio urbano: Ao longo dos rios ao redor das lagoas, reservatórios naturais ou artificiais nas nascentes, olhos d’água em um raio de 50 metros.

Gestão Sócio-Ambiental, Código das Águas Código das Águas - água como bem público mares territoriais, golfos, baías, enseadas e portos as correntes que façam estas águas as fontes nascentes consideráveis; Ás águas públicas são comuns a saúde e segurança pública de toda a sociedade, porém devem ser manuseadas de forma responsável, para que um proprietário não prejudique o próximo;

Gestão Sócio-Ambiental, Código das Águas As águas públicas de uso comum pertencem a União, Estado, Município; É assegurado o uso gratuito de qualquer corrente ou nascente de água, para as primeiras necessidades da vida, se houver caminho público que a torne acessível; É de competência dos Estados autorizar ou conceder o aproveitamento industrial das quedas d’água e outras fontes de energia hidráulica.

Gestão Sócio-Ambiental, avanço industrial Os processos industriais passaram então a possuir limites para emissões atmosféricas e para lançamento de efluentes líquidos; O que levou algumas indústrias a direcionar suas produções geradoras de poluição para os países do sul, isso mesmo países do sul; Onde havia mão-de-obra abundante e barata, recursos naturais à disposição e energia subsidiada;

Gestão Sócio-Ambiental, avanço industrial Nas industrias o foco inicial da gestão sócio ambiental estava na conformidade às regulamentações; Avaliavam o controle da poluição no final dos processos e procuravam somente o atendimento às regulamentações]; As regulamentações eram federais, estaduais e municipais, onde a industria tem que atender a todas.

Gestão Sócio-Ambiental Defensivos Agrícolas “DDT é bom para mim”, frase extraída de uma propaganda de 1954, que apresenta desenhos alegres e coloridos, incluindo o de uma mãe dando mamadeira ao bebê, ilustrando informações como estas: Em 1946, exaustivos testes científicos mostraram que, quando usado de forma apropriada, o DDT mata uma gama de insetos-praga destrutivos, e é um benfeitor para toda a humanidade;

Gestão Sócio-Ambiental Defensivos Agrícolas Bom para as frutas; Bom para o gado; Bom para a casa: A propaganda lista ainda algumas outras incríveis maravilhas do famoso produto, cujos perigos só foram descobertos e admitidos décadas mais tarde; Na década de 60 descobriu que o uso indiscriminado de pesticidas, colocava em risco a saúde das pessoas, e contaminando alimentos e águas; Na década de 70 o DDT foi banido da maioria dos países industrializados. No Brasil, o produto foi banido das práticas agrícolas em 1985, e o seu manejo foi proibido em saúde pública em 1998.

Gestão Sócio-Ambiental Os Impactos Ambientais na década de 60 Os mais importantes impactos são: emissão de gases do efeito-estufa à atmosfera, principalmente pelas queimadas de combustíveis fosseis pelas industrias; Perda da biodiversidade; e sedimentação e poluição dos rios e igarapés. Menos conhecidos que os impactos ambientais, os impactos sociais e culturais são, porém, igualmente importantes;

Gestão Sócio-Ambiental Os Impactos Ambientais na década de 60 No final da década de 60, um grande derramamento de óleo na costa oeste da Inglaterra chocou o mundo. Muitos animais morreram e praias foram contaminadas. Nos anos 60 e 70, vários países com baixa economia, incluindo o Brasil, receberam indústrias multinacionais, na área petroquímica; Muitas delas com sede em países onde a legislação ambiental era mais rigorosa e então determinava altos custos com investimentos em tecnologia, principalmente na prevenção de acidentes ambientais.

Gestão Sócio-Ambiental Clube de Roma Em 1960, profissionais de diferentes países se reuniram em Roma; Constatou que a sustentabilidade do planeta estava gravemente abalada; A demanda por matérias-primas, e recursos naturais, e a geração de resíduos proveniente do imenso sistema de produção estariam incompatíveis com a capacidade de reposição de recursos naturais e de absorção dos resíduos dessa produção pelo planeta

Gestão Sócio-Ambiental Clube de Roma A grande impossibilidade, na época, era exatamente conseguir modificar, de maneira tão radical, aquele modelo de crescimento, de civilização que o mundo havia adotado; Como convencer as pessoas de que devam consumir menos, ou que não devam consumir determinados; Este grupo de pessoas ficou conhecido como o Clube de Roma.

Gestão Sócio-Ambiental Fechamento do Trabalho A regulamentação ambiental, antes dos anos 60, era praticamente inexistente; A partir do final dos anos 60 e princípio dos anos 70, entre outras nações, os Estados Unidos começaram a exigir um contexto de regulamentações complexas do tipo: "comando e controle" que hoje preenchem mais de 20.000 páginas do Federal Register, não incluindo as regulamentações em níveis estadual e municipal.