FENÔMENOS DA ADOLESCÊNCIA NA COnTEMPORANEIDADE E NOVAS SUBJETIVIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

AULA 01 PROGRAMAÇÃO DINÂMICA
Software Básico Silvio Fernandes
Cadastro do Usuário Funcional
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Colégio Elisa Andreoli
Dissertação Argumentativa
DECISÕES - Paulo Coelho -.
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior UNISAL
Ilana Pinsky UNIAD-UNIFESP
MANUTENÇÃO DE UM RELACIONAMENTO
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
20 KM 30 KM 10 KM 20 KM ESCOLHAS.
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Fases da Vida.
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Mediação da Aprendizagem
INFORMÁTICA.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
COMO NÃO EDUCAR UM FILHO
Plano Nacional pela Primeira Infância –
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Educação Sexual na Adolescência
COMO NÃO EDUCAR UM FILHO
Existem momentos ou fases de nossa vida em que precisamos pensar mais cuidadosamente a respeito do nosso futuro e das escolhas que precisamos fazer. Clips.
Formação Profissional e Emprego
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
MÓDULO IX Estratégias para Formação de Preço
Prof. jose PLANEJAMENTO.
REUNIÃO DA AREPE 9º. DIA DA CAMPANHA DE DANIEL
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Plínio Renato Siqueira Professor: Dejalma Cremonese SETEMBRO de 2007 IJUI/RS.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Acionamento imediato do CPU da Unidade onde está ocorrendo a crise;
Técnica Nominal de Grupo - TNG
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ADOLESCÊNCIA NA MODERNIDADE
Young Inter-Rail Adolescência 2ºTCM Trabalho Realizado por: Ana Filipa nº1 Erica Penha nº4 Marcelo Anjos nº8.
Brasil, sexualidade e demografia:Onde estamos?
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL E CIÊNCIA DA GERÊNCIA
Boa Leitura! INVISTA EM SEU CRESCIMENTO E SUCESSO Obrigada
Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Busca Heurística Prof. Valmir Macário Filho. 2 Busca com informação e exploração Capítulo 4 – Russell & Norvig Seção 4.1 Estratégias de Busca Exaustiva.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Escolhas de uma vida Auto r: Pedro Bial Música: Love me or leave me alone – BJ Thomas Formatação : VAL RUAS.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
Revisitando teóricos da Pedagogia: Lawrence Kohlberg
O que as crianças precisam aprender e desenvolver? Psicólogo Erik Erikson.
Transcrição da apresentação:

FENÔMENOS DA ADOLESCÊNCIA NA COnTEMPORANEIDADE E NOVAS SUBJETIVIDADES Prof. Ms. Osvaldo José Sobral

DESENVOLVIMENTO DO JUÍZO MORAL, SEGUNDO JEAN PIAGET ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO ESTADOS DE CONSCIÊNCIA Estágio Sensório-Motor – de 0 a 2 anos de idade (a vida do bebê) Anomia Estágio Pré-Operacional ou Objetivo Simbólico– de 2 a 6 anos de idade (a primeira infância) Estágio das Operações Concretas– de 6 a 11 anos de idade (a segunda infância) Heteronomia Estágio das Operações Formais– a partir dos 11 anos de idade (da puberdade e adolescência) Autonomia

NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE Identidade Difusa ou Difusão de Identidade Identidade Hipotecada Identidade em Moratória Identidade Conquistada ou Conquista de Identidade

NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE Identidade Difusa ou Difusão de Identidade – “é o status daqueles sujeitos que não adotaram nenhum compromisso firme no campo vocacional e ideológico e não estão explorando diferentes alternativas para adotá-lo no futuro; alguns desses sujeitos exploraram possibilidades no passado, mas, em seguida, desistiram de continuar tentando”.

NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE Identidade Hipotecada – “corresponderia a meninos e meninas que já adotaram um compromisso social, mas que o fizeram sem ter passado por nenhum processo de busca ou exploração. É muito possível que se tenham prendido a uma série de valores ou de crenças sugeridas por outras pessoas sem terem chegado a considerar outras alternativas”.

NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE Identidade em Moratória – “[...] adolescentes que se encontram em pleno processo de busca e experimentação, sem que ainda tenham chegado a se decidir por uma opção ou outra. Levam em conta diversas possibilidades, examinam seus prós e contras e ainda encontram dificuldades para tomar decisões por isso são [...] estão imersos em plena crise de identidade”.

NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE Identidade Conquistada ou Conquista de identidade – “representa o status final em que se situam jovens que chegaram a compromissos firmes e duradouros após terem passado por uma crise ou moratória. Seria o resultado da análise de todas as alternativas possíveis e a escolha e o compromisso com uma das opções”.

violência e criminalidade NA ADOLESCÊNCIA O transgressor (circunstancial) O infrator (factual) O delinquente (identidade atribuída e internalizada pelo sujeito).

TRANSGRESSÃO Messianismo (político e/ou religioso) Projetos megalomaníacos

INFRAÇÃO Em muitos casos não tem a noção e/ou a experiência anterior que lhe possibilite prever as consequências

Delinquência