HIDROLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
Advertisements

O estudo das Bacias Hidrográficas e a caracterização de ambientes
GEOGRAFIA.
GEOGRAFIA.
Hidrologia.
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Por que é importante o estudo dos reservatórios no Brasil?
Carbono Água CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Nitrogênio Fósforo.
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
E S C O A M E N T O Conceito, Classificação e Formação
Introdução e Conceitos Fundamentais
Gestão das Águas Urbanas e Gestão de Resíduos Sólidos
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
O que você deve saber sobre
Poluição do solo.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica
GEOGRAFIA.
IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS
PROGERIRH / PRODHAM.
Disciplina:Ecologia Geral Professor:Ricardo Motta Pinto Coelho
Ciclo da água Recursos hídricos
RECURSOS HÍDRICOS: MANEJO E ESTADO ATUAL
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Hidrologia – Ciclo Hidrológico EAMB032 ECIV052
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Manejo de bacias hidrográficas
Hidrologia Definições
Impactos, Vulnerabilidades e Oportunidades
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Prof. Raphael Barbosa Ramos
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS DE MANEJO CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NO SEMI ARIDO
Modelos Hidrológicos.
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
Zona de deposição • Região mais a jusante da bacia
Caracterização de ecossistemas em bacias hidrográficas
Aula 8 – Sistema de Drenagem Urbana
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Hidreletricidade no Brasil:
HIDROSFERA Domínio: Riscos, Ambiente e Sociedade Subdomínio:
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
DESAFIOS PARA ÁREAS METROPOLITANAS
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 1 – Introdução ANO 2015
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Gestão Sustentável dos Recursos
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
HIDROSFERA. HIDROSFERA ÁGUA MAIS ABUNDANTE RECURSO NATURAL DISPONÍVEL NO PLANETA. É CONSIDERADA UM SOLVENTE UNIVERSAL FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Hidrologia Física Definições Gerais
Geologia, problemas e materiais

PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Revisão 2ª trimestre 6º ano.
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
RECARGA ARTIFICIAL DE AQUÍFERO Danilo H. dos S. Ataíde Rodolpho Afonso Coelho
Ciências Naturais Domínio 5.° ano A água, o ar, as rochas e o solo
Brasília, 02 de abril de 2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Wagner Soares Costa Vice-presidente CBHSF.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Poluição dos Recursos Hídricos
Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 1 – Introdução ANO 2016 Camilo Daleles Rennó Laura De Simone Borma
Hidrologia Prof.: Eudes José Arantes. Programa da Disciplina  Ciclo Hidrológico  Precipitação, Infiltração, Evaporação e Evapotranspiração  Bacia Hidrográfica.
Transcrição da apresentação:

HIDROLOGIA

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO Ciência que trata da água na Terra (ocorrência, circulação, distribuição, propriedades (físicas e químicas), e sua relação com o meio ambiente – incluindo, aí, as formas vivas. Hidrometeorologia – estudo da água na atmosfera. Limnologia – estudo de lagos e reservatórios. Hidrogeologia – estudo das águas subterrâneas. # Ciência que tem tido evolução significativa em face aos problemas crescentes (resultados da ocupação das bacias, aumento do uso da água e do impacto sobre o meio ambiente do globo).

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO Estuda o comportamento físico e o aproveitamento da água na bacia hidrográfica Quantifica os recursos hídricos no tempo e no espaço. Avalia o impacto da modificação da bacia hidrográfica. # Base para o planejamento dos recursos hídricos: → produção de energia hidrelétrica. → abastecimento de água. → navegação. → controle de enchentes. → impactos ambientais.

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO No passado, a ocupação de bacias hidrográficas realizava-se com pouco planejamento. Mínimo custo. Máximo benefício de seus usuários. # Com o crescimento demográfico (e da exploração da água), os recursos naturais deterioraram-se. → Preocupação com o impacto da exploração humana na bacia. → Estabelecimento de medidas preventivas que minimizem danos à natureza.

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO A complexidade dos sistemas hídricos cresceu devido à diminuição da disponibilidade dos recursos hídricos e a deterioração da qualidade das águas. Elaboração de projetos com múltiplas finalidades. # O planejamento da ocupação de uma bacia hidrográfica é uma necessidade numa sociedade com usos crescentes da água. → planejamento sustentável de uso da bacia hidrográfica. → aproveitamento racional de recursos com o mínimo dano ambiental.

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO Consolidou-se através do desenvolvimento de programas de observação e quantificação sistemática dos diferentes processos que ocorrem no ciclo hidrológico. Geomorfologia – analisa as características do relevo de bacias hidrográficas e sua associação com o escoamento. Escoamento superficial – trata do escoamento sobre a superfície da bacia. Interceptação vegetal – avalia a interceptação da precipitação pela cobertura vegetal na bacia hidrográfica.

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO Escoamento em rios e canais – analisa o escoamento da água em rios, canais e reservatórios. Evaporação e evapotranspiração – avalia a perda de água por evaporação de superfícies livres (reservatórios e lagos) e evapotranspiração de culturas e da vegetação natural. Produção e transporte de sedimentos – quantifica a erosão de solo e do transporte de sedimento na superfície da bacia e nos rios devido às condições naturais e do uso do solo. Qualidade da água e meio ambiente – analisa (por meio de parâmetros físicos, químicos e biológicos) o meio ambiente aquático.

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO A ação do homem no planejamento e desenvolvimento da ocupação do espaço na Terra requer cada vez mais uma visão ampla sobre: Necessidades da população. Os recursos terrestres e aquáticos disponíveis. Conhecimento sobre o comportamento dos processos naturais da bacia.

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO No Brasil, algumas das principais áreas do desenvolvimento da hidrologia encontram-se nos seguintes aspectos: Planejamento e gerenciamento da bacia hidrográfica – o planejamento e controle do uso dos recursos naturais requer uma ação pública e privada coordenada. Drenagem urbana – atualmente 75% da população do Brasil ocupa o espaço urbano. → enchentes, produção de sedimentos e qualidade da água são problemas sérios encontrados em grande parte das cidades brasileiras.

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO No Brasil, algumas das principais áreas do desenvolvimento da hidrologia encontram-se nos seguintes aspectos: 3. Uso do solo rural – a expansão das fronteiras agrícolas têm gerado impactos significativos na produção de sedimentos e nutrientes nas bacias rurais → perda de solo fértil e assoreamento dos rios. 4. Qualidade da água – o meio aquático (oceanos, rios, lagos, reservatórios e aqüíferos) sofre com a falta de tratamento dos despejos domésticos e industriais e de cargas de pesticidas de uso geral.

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO No Brasil, algumas das principais áreas do desenvolvimento da hidrologia encontram-se nos seguintes aspectos: Abastecimento de água – a redução da qualidade da água dos rios e as grandes concentrações urbanas têm apresentado limitações quanto à disponibilidade de água para o abastecimento. Irrigação – a produção agrícola nas regiões áridas e semi-áridas depende da disponibilidade de água. O aumento da produtividade passa, portanto, pelo aumento da irrigação.

HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO No Brasil, algumas das principais áreas do desenvolvimento da hidrologia encontram-se nos seguintes aspectos: 7. Navegação – A navegação no interior de nosso país é, ainda, pequena (porém, com grande potencial de transporte). # A navegação pode ter um peso significativo no desenvolvimento nacional. → disponibilidade hídrica para caldo. → previsão de níveis hidrológicos. → planejamento e operação de obras hidráulicas para navegação. ■ Jacuí; Tietê: Paraná; São Francisco; Amazonas.