Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
A crescente interdependência entre os países, refletida nos crescentes fluxos internacionais de bens, mercadorias, serviços, capital e conhecimento.
Marketing Internacional É o marketing dirigido a desenvolver mercados ao redor do mundo
Por que ir para o Mercado Internacional? Para contra-atacar empresas globais que estejam entrando em nosso mercado doméstico; Aproveitar mercados com maiores oportunidades de lucro do que o doméstico; Para ampliar a base de clientes obtendo economia de escala; Para diminuir a dependência do mercado doméstico, reduzindo assim o risco operacional; Por que os clientes estão viajando para o exterior e exigindo seus serviços.
Pontos de Atenção! Nem sempre se conhece as preferências dos consumidores estrangeiros; Nem sempre se entende a cultura gerencial do país em que se pretende instalar; Nem sempre se conhece as leis estrangeiras; Nem sempre se conhece os custos envolvidos; Nem sempre a empresa possui executivos com experiência internacional; O país estrangeiro pode mudar sua política comercial, cambial e até promover a desapropriação da propriedade estrangeira.
Características da Era Global Democratização da tecnologia Democratização das finanças Democratização da informação
GLOBALIZAÇÃO Intercâmbio tecnológico, Poluição global; Disseminação cultural, Relações Internacionais; Diversificação de produtos; Rompimentos de fronteiras; Geração de novos empregos; Novas oportunidades de negócios; Preços mais baratos para o consumidor; Trocas de experiências acadêmicas; Participar da dinâmica global. Poluição global; Desigualdade Social; Promove o desemprego; Crescente exploração; Fortalecimento das grandes potências; Alguns países participam de forma passiva; Falência das pequenas empresas; Protecionismos (barreiras); Protecionismo; Guerras; e Imposições políticas.
Desafios da Globalização A POBREZA O DESEMPREGO A MÁ DISTRIBUIÇÃO DA RENDA A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
ESTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO Ênfase Estabilização Macroeconômica 1 Estabilidade como fator de desenvolvimento 2 Desenvolvimento como fator de estabilidade O Brasil mudou. É preciso criar o Futuro Futuro
PANORAMA ATUAL DA COMPETIÇÃO Globalização Competição internacional entre cadeias produtivas Necessidade de integração competitiva das cadeias produtivas do Brasil na economia internacional Competitividade internacional
Acirramento da competição internacional COMÉRCIO MUNDIAL DE MERCADORIAS (*) Preliminar Acirramento da competição internacional
Importação sem correspondente exportação COMÉRCIO MUNDIAL DE MERCADORIAS Participação do Brasil (%) (*) Preliminar Importação sem correspondente exportação
CADEIA PRODUTIVA UM EXEMPLO Confecção Linho Algodão Juta Sisal Seda Lã Agropecuária F i b r a s T ê x t e Fibras naturais A c a b m e n t o Malharia Mineração Amianto Fibras artificiais Celulose Raiom Tecelagem manufaturadas Fibras Poliéster Poliacrílico Nylon Elastano Olefinica Fibras sintéticas Petroquímica Eteno Confecção Máquinas agrícolas Máquinas ferramentas Máquinas têxteis Componentes
FATORES E CONDICIONANTES DA C0MPETITIVIDADE Dimensões Empresarial Estrutural Sistêmica Custo/Preço Qualidade Inovação Marketing
FATORES E CONDICIONANTES DA C0MPETITIVIDADE Dimensões Empresarial Estrutural Sistêmica Mercado (tamanho e acesso) Dinâmica da concorrência Escala Acesso à tecnologia
FATORES E CONDICIONANTES DA C0MPETITIVIDADE Dimensões Empresarial Estrutural Sistêmica Acesso à Educação e Conhecimento “Custo Brasil” Gargalos, oportunidades e desafios
Macrobjetivos Governo Políticas Setor Produtivo Públicas Geração de emprego, ocupação e renda Desenvolvimento produtivo regional Melhoria do Balanço de Pagamentos Capacitação tecnológica Setor Produtivo Metas Instrumentais Produtividade Qualidade Inovação marketing
Em Que Mercados Ingressar Indicadores de Potencial de Mercado Características Demográficas Características Geográficas Fatores Econômicos Fatores Tecnológicos Fatores Socioculturais Planos e Metas Nacionais
Características Demográficas Tamanho da população Nível de crescimento da população Grau de urbanização Densidade populacional Estrutura e composição da idade da população
Características Geográficas Tamanho físico de um país Características topográficas Condições climáticas
Grau de crescimento do PIB Proporção do investimento do PIB Fatores Econômicos PIB per capita Distribuição de renda Grau de crescimento do PIB Proporção do investimento do PIB
Fatores Tecnológicos Nível de habilidade tecnológica Produção tecnológica Consumo tecnológico existente Níveis educacionais Fatores Tecnológicos
Fatores Socioculturais Valores Dominantes Estilo de vida Grupos étnicos Fragmentação linguistica
Planos e Metas Nacionais Prioridades industriais Planos de investimento na infra-estrutura
Competição com Importação PROCESSO DE SELEÇÃO Critérios Cad. Produtivas Emprego e Renda Desen. Prod. Regional Exportação Competição com Importação Têxtil e Confecções Química – Transformados Plásticos Eletroeletrônico Construção Civil Naval e Marinha Mercante Turismo Cosméticos, Hig. Pess. e Perf. Serviços Transporte Aéreo Excelente Potencial Muito Bom Potencial Bom Potencial
Competição com Importação PROCESSO DE SELEÇÃO Critérios Cad. Produtivas Emprego e Renda Desen. Prod. Regional Exportação Competição com Importação Couro e Calçados Madeira e móveis Automotiva Agronegócios Bens de Capital Aeroespacial Siderurgia Audiovisual Excelente Potencial Muito Bom Potencial Bom Potencial
Alguns Fracassos Aparelho de barbear no Japão que não encaixavam nas mãos dos japoneses
Alguns Fracassos Garrafas de Coca Cola 2 litros na Espanha, que não cabiam na geladeira
Alguns Fracassos Cera de assoalho Johnson no Japão onde as pessoas andam descalças em casa
Alguns Fracassos Mistura para bolo da General Foods no Japão onde apenas 3% das casas possuem forno
Para as comunidades hispânicas Alguns Fracassos Para as comunidades hispânicas Nova = No vá = Não Anda
Alguns Fracassos OU
Formas de Atuação no MERCADO EXTERIOR Exportação Parcerias Empresariais Acordos de Cooperação Comercial ou Industrial Licenciamento Alianças Estratégicas Internacionais Joint Ventures Investimento Direto
O PAPEL DOS ÓRGÃOS DE GOVERNO MDIC Promover a articulação entre o setor produtivo, Governo e Congresso Nacional Encaminhar as propostas identificadas aos órgãos e entidades competentes Dar visibilidade ao conjunto das ações governamentais relativas a uma cadeia produtiva, com impactos no curto, médio e longo prazos, para viabilizar a negociação das contrapartidas dos setores produtivos
Cadeia Produtiva Competitiva Surge como problema? -Alternativas de Crédito – PSH -Exigências Caixa -Ampliar ações na cadeia -Incorporar necessidades -PBQP – Habitat Produtiva na área de Q&P de inovação -SIQ – Construtoras -Ind. da Construção -Insere C,T&I na Cadeia Produtiva -Certificação de -Plano estratégico de C,T&I - Fundos Setoriais R$ 1 Bi Materiais de Construção MDIC no Conselho -Atualização de Normas – NB1 - Treinamento de MDO Sebrae, Senai Necessidade de recursos financeiros para habitação e infra-estrutura Qualidade Produtividade Inovação
Cadeia Produtiva Competitiva + = - Ampliação da presença Inserção: - exportação de casas populares – Usiminas+CSN Oferta maior e constante de - exportação de serviços de engenharia trabalho de baixo custo - ampliação de exportação – cerâmica+mármore+granito e qualidade de = casa 1.0 - agregação de valor das exportações - Competição com importações Cal Vidro Material Elétrico Mercado Interno Mercado Internacional Equilíbrio da Balança Comercial
Benefício para a Sociedade Equilíbrio da Balança Comercial Redução do Risco Brasil Ampliar capacidade de captação derecursos Redução de Juros