Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
Advertisements

O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Racionalismo.
Descartes.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Racionalismo e Empirismo. O conhecimento parte da razão Durante o século XVII, a confiança no papel da razão no processo do conhecimento chega a seu auge.
Racionalismo René Descartes. Índice O que é o racionalismo? René Descartes Racionalismo de Descartes Nada satisfaz Descartes? Descartes e o saber tradicional.
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
Mágico é trabalhar com o invisível. Mágico hoje, é ter respeito humano. É receber a Mensagem do Cosmos, é usar a cor e o cristal para curar e ver o.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1º Pedro INTRODUÇÃO Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos, significa o estudo das últimas das últimas coisas,
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Aula 3 – A Filosofia e a Modernidade.   O que é Modernidade?  A Quebra de ruptura do universo Feudal.  A aventura da Modernidade Definições.
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
Descartes
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Fundamentação da metafísica dos costumes, de Kant
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Qual a origem e a possibilidade do conhecimento?
Retirado de: O novo mundo de Galileu
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
Introdução ao estudo da Psicologia
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo"
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Da Escolástica e o Pensamento Moderno dos sécs. XVI e XVII
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
“Entre Aspas “.
Aristóteles Ética & Política
Capítulo 14 – Elementos de Lógica (Proposição)
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
O racionalismo de Descartes
O Triplo Filtro.
Conhecimento e Verdade
Agostinho de Hipona ( d.C.).
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
René Descartes ..
Esse é um teste muito interessante.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Aristóteles.
Filosofia moderna Immanuel Kant “O maior filósofo dos tempos modernos”
Áreas da Filosofia.
Pela Amizade ... LEIA até o FIM!.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
O Triplo Filtro.
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
Aula: Renascimento e Modernidade
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Filosofia Moderna : A Questão do Método Professor Abimael Floriza da Silva.
Filosofia moderna e idéias psicológicas I – Descartes (Racionalismo)
O IDEALISMO OBJETIVO DE SCHELLING
Transcrição da apresentação:

Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida

René Descartes ★ 31/03/1596 ✚ 11/02/1650 Penso, logo existo

O Projeto Cartesiano Retomando… Frente às incertezas provenientes das Ciências, Descartes põe-se a tarefa de estabelecer um Método Científico infalível – um Método universal que unificasse todas as Ciências. Seu Método é fortemente inspirado na Álgebra e na Geometria – cuja consequência é a radical separação entre corpo e alma e a matematização da Natureza.

Separação entre Corpo e Alma Se o Espírito que conhece é em si mesmo uno, se a alma é indecomponível, então o conhecimento que o Espírito gera deve ser, ele também, uno. O Método, reunido pela primeira vez no livro Regras para a direção do Espírito, traz um conjunto de regras que todos devem seguir a fim de obter conhecimento e felicidade

Matematização da Natureza A Matéria, por outro lado, é infinitamente divisível; As qualidades sensíveis (qualitativamente distintas entre si, e, portanto, incomensuráveis) passam a ser concebidas como signos de relações causais entre partes da matéria; Sua concepção está tão incrustada entre nós que nos parece óbvia hoje – a tal ponto que interpretamos automaticamente a visão de uma cor como índice de vibrações da luz processadas por nosso sistema nervoso (e assim podemos explicar como diferentes pessoas possuem diferentes percepções do mesmo objeto);

A ideia de produzir tal Método veio a Descartes em um sonho!

O Projeto Cartesiano Como Descartes chegou ao seu Método? Acompanhamos a Primeira Parte do seu livro Discurso do Método: uma “fábula” em que Descartes traça um plano geral de seu Projeto filosófico: por que estabelecer um Método científico? como ele chegou ao seu Método; quais são suas principais características; como o conhecimento e o saber humanos em geral pode ser certo, para além de toda dúvida; e algumas consequências morais e científicas de sua aplicação à Natureza como um todo).

A Metafísica como Fundamento do Saber em geral Agora, antes de investigarmos como o seu Método funciona, vamos estudar como o conhecimento seguro e perfeito nas ciências e o saber em geral é possível! A Árvore do Conehecimento:

As Meditações O livro mais famoso de Descartes em que ele estabelece seu sistema filosófico: fundamenta a Metafísica que vai servir de base para o conhecimento e o saber em geral; demonstra a existência de Deus; a imortalidade da alma; e a distinção real entre a alma e o corpo.

Primeira Meditação: Das coisas que se podem colocar em dúvida Há já algum tempo em que eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo firme e de constante nas ciências

Primeira Meditação Podemos notar aqui aquilo que resume a Primeira Parte do Discurso do Método Aquilo que ele aprendeu, tanto na Escola, como na vida, é cheio de opiniões falsas que passam como verdadeiras, de prejuízos infundados. Por isso, toda pessoa que quiser realmente conhecer com segurança alguma coisa na vida, deve questionar as verdades estabelecidas para ver se elas são mesmo verdade!

Primeira Meditação Aplicar-me-ei seriamente e com liberdade em destruir em geral todas as minhas antigas opiniões. Para isso, Descartes vai: Tratar como falsas todas as opiniões em que houver a menor possibilidade de dúvida – se você não tem certeza, então trate como falso! Visto que a ruína dos alicerces carrega necessariamente todo o resto do edifício, dedicar-me-ei inicialmente aos princípios sobre os quais todas as minhas antigas opiniões estavam apoiadas

Tarefa de Casa Ler a Primeira Meditação; Responder perguntas interpretativas