Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Preparado por: Dr. Constantino W. Nassel
A Investigação Educacional em Portugal
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Tecnologia e Educação.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Departamento do Ensino Secundário
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Público Escola.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
United Nations Development Programme
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
A Sociedade humana: generalidades
Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
FORUM 3.ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco Recife.
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Aula Teórica nº 6 Sumário: 3.3 Importância da produtividade média do trabalho 3.4. Determinantes da produtividade média do trabalho 3.5 Políticas de promoção.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
Viana do Castelo, de Novembro de / 26 Objectivos da APRH; Gestão Transfronteiriça – Porquê?; A Bacia Hidrográfica do Rio Minho; Desafios;
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância Sandra Caeiro; Carla Oliveira Universidade Aberta

Objectivos Focar e colocar à discussão o papel do ensino a distância no âmbito da cooperação, em particular com os Países de Língua Portuguesa, para a educação para a sustentabilidade.

Índice 1. Educação para a sustentabilidade 2. O papel da educação a distância 3. A experiência da Universidade Aberta 4. Considerações finais

Educação para a sustentabilidade Os objectivos de desenvolvimento do Milénio, adoptados pela comunidade internacional em 2000, constituem um marco global do desenvolvimento e da cooperação - Metas concretas - Educação para o Desenvolvimento Sustentável no âmbito do processo de globalização

Educação para a sustentabilidade 22 anos após o Relatório de Bruntland, Dr.ª Gro Bruntland refere que actualmente os nossos principais desafios passam: Uso eficiente de energia Utilização de energias renováveis Combate à desflorestação e melhoria das práticas agrícolas Direitos humanos e Combate à pobreza Melhoria da saúde Alterações climáticas Educação

Educação para a sustentabilidade •A educação deve inspirar a crença que cada um de nós tem o poder e a responsabilidade de introduzir mudanças positivas em escala global. •A educação é o principal agente de transformação para o desenvolvimento sustentável, aumentando a capacidade das pessoas de transformarem a sua visão de sociedade em realidade. •A educação incentiva os valores, comportamento e estilos de vida necessários para um futuro sustentável. •A educação para o DS é um processo em que se aprende a tomar decisões que levem em consideração o futuro em longo prazo de igualdade, economia e ecologia de todas as comunidades.

Educação para a sustentabilidade A educação superior tem um papel a desempenhar e as universidades devem funcionar como lugares de investigação e aprendizagem para o desenvolvimento sustentável e como dinamizadores de actividades nas suas comunidades e também internacionalmente. A aprendizagem ao longo da vida abarca a aprendizagem formal, não formal e informal, considerando-os processos contínuos e interactivos e que se tornam tanto mais importantes quanto mais rápidas são as mudanças sociais e a consequente necessidade de formação e reciclagens em qualquer momento da vida.

Educação a distância O ensino a distância, nas suas várias vertentes – multimedia, e-learning, b-learning - permite um regime de ensino-aprendizagem que ocorre num ambiente virtual de aprendizagem, que possibilita e promove interacções de natureza social, com carácter espontâneo e informal e não implica a deslocação de docentes ou discentes. Este sistema de ensino permite não só a poupança de recursos (energéticos), mas o enriquecimento técnico e científico, a troca de experiencias, o fomentar da cidadania ambiental e a mudança de atitudes, factores fundamentais para a promoção da sustentabilidade.

Experiência da Universidade Aberta Ensino formal: Uma licenciatura em e-learning Ciências do Ambiente; Mestrado em Cidadania Ambiental Participação em e-learning (10 % das vagas reservadas a estudantes oriundos da CPLP) Programa de doutoramento de Sustentabilidade e Desenvolvimento (em preparação)

Experiência da Universidade Aberta Ensino não formal Curso de ALV por video-conferência no Centro de Ensino a Distância em Dili - Timor Leste (e.g. curso de formação para professores do 1º ciclo de Timor “Educação para a Ciência”); Cursos de ALV por videoconferência - Centro de Ensino a Distância na Universidade Agostinho Neto (CEAD-UAN) – Luanda, Angola Rede Lusófona de Ensino a Distância no âmbito da Global Development Learning Network – projecto liderado pelo Banco Mundial

Experiência da Universidade Aberta Estes Centros, funcionam como complemento à metodologia de e-learning permitindo a realização de palestras e aulas temáticas, em tempo real. Estão disponíveis para colaborar com todas as instituições, bem como para responder a necessidades de formação de nichos de mercado,  contribuição para o desenvolvimento dos PLOP. O objectivo da Rede Lusófona de EA é apoiar o processo de desenvolvimento dos PLOP, através da implementação de estratégias de redução da pobreza com pouco dispêndio financeiro,  contribui activamente para a qualificação de recursos humanos e de instituições.

Experiência da Universidade Aberta Ensino informal Espaço de reflexão conjunta, de debate, de partilha e de troca de experiências entre especialistas, políticos, empresários, docentes e estudantes, sobre o papel da cooperação e da educação superior a distância nos Países de Língua Portuguesa, bem como os principais desafios, necessidades e problemas relacionados com a aprendizagem em ambientes virtuais e em rede.

Considerações finais O ensino a distância permite a aprendizagem e desenvolvimento de novas capacidades e conhecimentos aos problemas relacionados com a sustentabilidade, sem necessidade de deslocação e poupando recursos; Adequado para aprendizagens de ensino ao longo da vida/contínua, intensivas e dirigidas para públicos alvo com necessidades específicas.

Considerações finais Educação Sem Fronteiras  realidade em que a oferta educativa, respondendo à globalização do mercado, ultrapassa as fronteiras convencionais, geográficas, de espaço ou de tempo. Duas questões chave: a eficácia da tecnologia proposta para as actividades de ensino e aprendizagem; o acesso dos estudantes a essa tecnologia.

Obrigado!