MOLAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIMENSIONAMENTO – MOLAS HELICOIDAIS
Advertisements

DESENHO MECÂNICO – ELEMENTO DE MÁQUINAS PROF. MSC. TROVO 23/04/2014.
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
FÍSICA 12. Dinâmica.
Micrômetro A precisão de medição que se obtém com o paquímetro, às vezes, não é suficiente. Para medições mais rigorosas, utiliza- se o micrômetro, que.
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AVIÃO.
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Elementos de fixação e de apoio Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
RELÓGIO COMPARADOR. O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos.
Fadiga em Metais. Características gerais do processo de fadiga É a ruptura de um componente pela propagação de uma fissura gerada pela aplicação de tensões.
UNIDADE III PILARES.
Alinhamento geométrico e nivelamento de máquinas e equipamentos
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
SENAI Água Fria FENÔMENOS HIDRÁULICOS Pressão, Vazão, Velocidade, Perda de carga, Golpe de aríete e Vasos comunicantes Para trabalharmos com tubulação,
PROPRIEDADE, DESEMPENHO E PROCESSAMENTO DOS METAIS.
PERDAS DE CARGAS EM TUBULAÇÕES Francisco Denilo Juliana Lorenzo Mauricio Sodré Uoston Tavares Viviane Basílio.
Cálculo III Professor Michell Thompson. Objetivos da Disciplina: Estudar integrais de funções de duas e três variáveis, aplicações e interpretações na.
Ciências da Natureza e suas
LOM Mecânica dos Materiais
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Por Coni, Gipiela, D’Oliveira e Marcondes
ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja
Mecânica Geral I Introdução Edmundo Sahd Neto.
Base de pilares - Placas de Base - Tipos de bases
LOM Mecânica dos Materiais
BIOMECÂNICA Equilíbrio e alavancas Carlos Bolli Mota
Método do Trabalho Virtual
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais – Aula 01
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
BIOMECÂNICA ÓSSEA SISTEMA DE ALAVANCAS.
Resistência dos materiais
ESTÁTICA 1. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 2. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
Lastro, bitola e pneus de tratores agrícolas
Exercícios Cap. 7.
LOM Mecânica dos Materiais
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Aula 13. Blocos de Ancoragem Definição Trata-se da confecção de blocos, em concreto simples ou armado utilizados nas redes de distribuição de água,
Mancais e Lubrificação
Fadiga em Metais.
Propriedades Mecânicas
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Capítulo 1: Tensão.
Deformação elástica dos metais
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
Primeira lista de exercícios Mecânica dos Fluidos TM-240 (turma B) Prof. Marcos C. Campos.
ELEMENTOS DE MAQUINAS. EIXOS DEFINIÇÃO:  Elementosdemáquinasutilizadosparasuportar componentes rotativos e/ou transmitir potência ou movimento rotativo.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
ARRUELAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
REBITES. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
1. TEXTURA E ANISOTROPIA Prof. Me. Lucas Zavistanovicz. Passo Fundo, CONFORMAÇÃO PLÁSTICA 2.
Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.
COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS Unilavras /1 Engenharias de Materiais I.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
EIXO: Engenharia Teoria das Estruturas Conteúdo 2: Estruturas Isostáticas PROFESSOR VALMIR ALMENARA.
MECÂNICA I EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO 01/11/2019 Profº Msc, Antônio Carlos da F. Sarquis Cel: CURSO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

MOLAS

Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação

ELEMENTOS ELÁSTICOS (MOLAS) As molas são usadas para amortecer choques, reduzir ou absorver vibrações e para tornar possível o retorno de um componente mecânico à sua posição primitiva. São elementos elásticos capazes de assumirem notáveis deformações elásticas sob a ação de forças ou momentos, e, portanto, em condições de armazenarem uma grande quantidade de energia potencial elástica.

FORMAS DE USO 1- Armazenamento de energia - Acionamento de mecanismos de relógios; - De brinquedos; - De retrocesso das válvulas de descarga; - Retrocesso de aparelhos de controle.

2- Amortecimento de choques - Suspensão e pára-choques de veículos; - Acoplamento de eixos; - Proteção de instrumentos delicados ou sensíveis.

3- Distribuição de cargas - Estofamentos de poltronas; - Colchões; - Estrados de camas; - Veículos em que, por meio de molas, a carga pode ser distribuída pelas rodas. Mola aplicada em um britador

4- Limitação de vazão - Regulagem de vazão de água em válvulas e registros; - Regulagem de vazão de gás em bujões ou outros recipientes.

5- Preservação de junções ou contatos - Preservar peças articuladas, alavancas de contato e vedações em movimento ou sujeitas a desgastes; - Manter o carvão de um coletor sob pressão.

TIPOS DE MOLAS Quanto à forma geométrica, as molas podem ser: - Helicoidais- Planas

Quanto ao esforço as molas podem ser: De tração

De compressão

De torção

Molas especiais

MOLAS HELICOIDAIS A mais usada em mecânica. Pode ser cilíndrica ou cônica. O arame seção retangular, circular, quadrada, etc. Em geral, a mola helicoidal é enrolada à direita. Quando a mola helicoidal for enrolada à esquerda, o sentido da hélice deve ser indicado no desenho.

Mola helicoidal de compressão Quando esta mola é comprimida por alguma força, o espaço entre as espiras diminui, tornando menor o comprimento da mola.

Mola helicoidal de tração Possui ganchos nas extremidades, que são também chamados de olhais. Quando esticada, aumenta seu comprimento e em estado de repouso, volta ao seu comprimento normal.

Mola helicoidal de torção Tem dois braços de alavancas

Molas helicoidais cônicas

CARACTERÍSTICAS DAS MOLAS HELICOIDAIS 1- Mola helicoidal de compressão cilíndrica De: diâmetro externo; Di: diâmetro interno; H: comprimento da mola; d: diâmetro da seção do arame; p: passo da mola; nº: número de espiras da mola.

2- Mola helicoidal de tração De: diâmetro externo; Di: diâmetro interno; H: comprimento da mola; h: comprimento do corpo d: diâmetro da seção do arame; p: passo da mola; nº: número de espiras da mola.

3- Mola cônica de seção circular H: comprimento; Dm: diâmetro maior da mola; dm: diâmetro menor da mola; p: passo; nº: número de espiras; d: diâmetro da seção do arame;

4- Mola cônica de seção retangular H: comprimento da mola; Dm: diâmetro maior da mola; dm: diâmetro menor da mola; p: passo; nº: número de espiras; e: espessura da lâmina; A: largura da lâmina.

5- Mola helicoidal de torção De: Diâmetro externo da mola; Di: Diâmetro interno da mola; H: comprimento da mola; d: diâmetro da seção do arame; p: passo; nº: número de espiras; r: comprimento do braço de alavanca; a: ângulo entre as pontas da mola.

MOLAS PLANAS As molas planas são feitas de material plano ou em fita. mola espiral

MOLA PLANA SIMPLES Esse tipo de mola é empregado somente para algumas cargas. Normalmente essa mola é fixa numa extremidade e livre na outra. Quando sofre a ação de uma força, a mola é flexionada em direção oposta.

MOLA PRATO (BELLEVILLE) Essa mola tem a forma de um tronco de cone com paredes de seção retangular. As molas prato funcionam associadas entre si, empilhadas, formando colunas. Possibilita variar a rigidez e capacidade de carga apenas mudando o número de discos ou sua disposição.

CARACTERÍSTICAS DA MOLA PRATO De:diâmetro externo da mola; Di: diâmetro interno da mola; H: comprimento da mola; h: comprimento do tronco interno da mola; e: espessura da mola.

FEIXE DE MOLAS (MOLAS BALESTRA) O feixe de molas é feito de diversas peças planas de comprimento variável, moldadas de maneira que fiquem retas sob a ação de uma força.

MOLA ESPIRAL A mola espiral tem a forma de espiral ou caracol. Ela é feita de barra ou lâmina com seção retangular. A mola espiral é enrolada de tal forma que todas as espiras ficam concêntricas e coplanares. Esse tipo de mola é muito usado em relógios e brinquedos.

CARACTERÍSTICAS DA MOLA ESPIRAL De: diâmetro externo; L: largura da lâmina; e: espessura da lâmina; nº: número de espiras.

MATERIAIS DAS MOLAS As molas podem ser feitas com os seguintes materiais: - Aço; - Latão; - Cobre; - Bronze; - Borracha; - Plastiprene, etc.

As molas de borracha e de arames de aço com pequenos diâmetros, solicitados a tração, apresentam a vantagem de terem menor peso e volume em relação à energia armazenada. Para conservar as propriedades das molas - elásticas, magnéticas; resistência ao calor e à corrosão - usa-se aços-liga e bronze especiais ou revestimentos de proteção. Os aços molas devem apresentar as seguintes características: - Alto limite de elasticidade; - Grande resistência; - Alto limite de fadiga.

Quando as solicitações são leves, usa-se aço carbono (ABNT 1070 ou ABNT 1095). Diâmetros maiores que 8mm não são aconselháveis os aços-carbono. As molas destinadas a trabalhos em ambientes corrosivos com grande variação de temperaturas são feitas de metal monel (33% CU - 67% Ni) ou aço inoxidável. Os aços-liga apresentam a vantagem de se adequarem melhor a qualquer temperatura, sendo particularmente úteis no caso de molas de grandes dimensões.

APLICAÇÃO Para determinada aplicação é preciso levar em conta certos fatores: - Espaço ocupado; - Peso; - Durabilidade, etc. Na construção de máquinas empregam-se, principalmente, molas helicoidais de arame de aço. São de baixo preço, de dimensionamento e montagem fáceis e podem ser aplicadas em forças de tração e de compressão.

As molas de borracha são utilizadas em fundações, especialmente como amortecedores de vibrações e ruídos e em suspensão de veículos. As molas de lâmina (feixe de molas) e de barra de torção requerem espaços de pequena altura (veículos). As molas espirais (de relógios) e de prato podem ser montadas em espaços estreitos. As molas de lâmina, de prato, helicoidal de prato e de borracha despendem pouca quantidade de energia por atrito.