Estratégias em Utilities O jogo que constitui o processo de regulação, tipicamente em utilities, propicia a possibilidade de comportamentos estratégicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 2 CUSTO DO CAPITAL.
Advertisements

Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Movimentos Internacionais de Fatores
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Regulação econômica Aula 5.
Direito regulatório e economia
Regulação do mercado de valores mobiliários Onde estamos: Onde estamos: Por que é importante para o Estado regular o mercado de valores mobiliários? Por.
Ordenamento e Desafios Regulatórios
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Conversão e optimização da exploração agro-pecuária
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação: Escolhas Estratégicas
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Justificações de Interesse Público
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Monopólio natural.
Microeconomia A III Prof
2EGA107 Economia da Regulação
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
Preços Óptimos em Monopólio Natural
Preços Óptimos em Monopólio Natural
Estratégias Financeiras em F&A Neste ponto e, independentemente das diferentes explicações teóricas dos processos de F&A, é o seu potencial caráter estratégico.
Princípios de regulação económica aplicados ao sector eléctrico
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Monopólio Natural . A existência de sub-aditividade significa que se irá verificar um “trade-off” na determinação da alternativa óptima de governação do.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Estratégias Financeiras em F&A Entretanto, o impacte destes processos de F&A sobre o valor de mercado das empresas (nomeadamente, quando positivo) pode.
Desafios gerenciais Aula 4.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Investimentos Financeiros para RPPS Maio / Renda Fixa.
Capítulo 7 A teoria dos recursos esgotáveis e dos recursos renováveis: Visão Geral.
Fundamentos de economia
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
A Restrição Orçamentária
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Carlos ArriagaEconomia bancária e Financeira1 Unidade 3 Introdução à teoria do portefólio 1 Modelo de Markowitz Fronteira eficiente 2. Determinação da.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
MATRIZ BCG.
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Diferenciação Vertical de Produto População de consumidores heterogénea Utilidade de consumir 1 unidade de produto de qualidade percebida n é: P é o preço.
Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Capítulo 5Slide 1 Introdução Fazer escolhas na ausência de incerteza não envolve grandes dificuldades. Como devemos escolher quando certas variáveis, como.
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
Análise das Demonstrações Contábeis
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Cap. 20 Estratégias de Financiamento
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Patrimônio (30/11/15): R$ ,30 Patrimônio Médio (12 meses): R$ ,03 Como Investir Aplicação: D+1 Resgate: D+4 Horário Limite: 14h00 Valor.
Fundos de investimento
PERFIL DO INVESTIDOR > Antes do cliente subscrever uma aplicação financeira o banco deve: Conhecer o seu cliente, nomeadamente: Idade Habilitações literárias.
Análise de investimentos
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
Importância do orçamento de capital
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
Palestra InfoPLD Eficiência Econômica e a Formação de Preço de Curto Prazo no Setor Elétrico São Paulo, 05 de março de 2012.
TEORIA DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL Fundamentada em questões de política publica (nasceu em Harvard na década de 30) Fundamentada em questões de política.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Inflação Aula 9.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
Transcrição da apresentação:

Estratégias em Utilities O jogo que constitui o processo de regulação, tipicamente em utilities, propicia a possibilidade de comportamentos estratégicos por parte dos gestores de empresas reguladas, explorando assimetrias de informação e manipulando variáveis financeiras, em particular a sua estrutura de capital – Spiegel e Spulber (1994), Dasgupta e Nanda (1993). 1

Estratégias em Utilities Tal, é passível de perspetivar as possíveis consequências que tais estratégias poderão ter nos mercados de capitais, nomeadamente nas expectativas dos potenciais investidores, assim como em potenciais operações de F&A, quando permitidas no quadro legal. No caso específico dos processos de regulação, a estrutura de capital da empresa regulada pode desempenhar uma função importante no jogo regulatório, dada a interação entre as decisões financeiras e de investimento da empresa e a taxa de rendibilidade máxima permitida pelo regulador (e a implícita estrutura tarifária associada). 2

Estratégias em Utilities Com efeito: i) O orgão regulador estabelece a taxa de rendibilidade máxima permitida (ou o nível de preços máximos – cap) de acordo com a estrutura de capital e o plano de investimentos da empresa, tentando refletir nessa escolha, não só o interesse dos consumidores, mas também o interesse dos investidores; 3

Estratégias em Utilities ii) O mercado de capitais, por seu lado, avalia o capital próprio e o capital alheio da empresa regulada, com base na estrutura financeira e, nos projetos de investimento da empresa regulada, assim como nas atuais e futuras políticas regulatórias; iii) A empresa regulada toma as suas decisões financeiras e de investimento antecipando as decisões do orgão regulador e as reações dos mercados financeiros. 4

Estratégias em Utilities As interações verificadas nos processos de regulação, patenteadas e sintetizadas anteriormente, facilmente deixa antever a possibilidade de uma escolha estratégica da estrutura financeira por parte da empresa regulada no sentido de afetar, em seu proveito, o resultado do jogo regulatório. Por outro lado, a verificação de assimetrias de informação em todo o processo regulatório, reforça a possibilidade de comportamentos estratégicos por parte das empresas reguladas, procurando, por exemplo, minimizar a possibilidade de comportamentos oportunísticos por parte dos orgãos reguladores ( o que se pode verificar em ambientes regulatórios mais pro-consumidores, Spiegel, 1997). 5

Estratégias em Utilities Esses comportamentos estratégicos podem também e, simultaneamente, tentar sinalizar um elevado valor para os potenciais investidores no mercado de capitais. Nesse sentido, por exemplo, a emissão de dívida por parte da empresa regulada, poderá levar as autoridades reguladoras a uma revisão em alta das tarifas, preocupadas com a sua integridade financeira. 6

Estratégias em Utilities Spiegel e Spulber (1994), no âmbito do modelo por si desenvolvido, estabelecem algumas proposições (confirmadas por estudos empíricos) de que destacaria as seguintes: Proposição I – O preço regulado ótimo excede sempre o custo marginal. Para esse preço e fixada uma determinada estrutura financeira, existe uma dada probabilidade de falência. 7

Estratégias em Utilities Proposição II – Em determinadas condições, o preço regulado ótimo aumenta quando a qualidade da dívida da empresa apresenta deterioração. Proposição III – Em determinadas condições, o preço regulado ótimo aumenta com acréscimos de capital alheio na estrutura financeira da empresa regulada. O preço regulado ótimo decresce com o aumento do nível de investimento da empresa. 8