Responsável pela lubrificação do câmbio, e Balanceiro traseiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novo procedimento de limpeza e sanitização
Advertisements

TREINAMENTO OFFICE2 CRM - eSOCIAL ASSESSORIA CONTÁBIL ESPECIALIZADA EM ESCOLAS PARTICULARES MARCELO VIEIRA DEPARTAMENTO PESSOAL.
METROLOGIA MEDIÇÃO INDIRETA METROLOGIA Consiste em confrontar a peça que se quer medir com aquela de padrão ou dimensão aproximada. MEDIÇÃO INDIRETA.
Elementos de fixação e de apoio Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Treinamento. 1. Estrutura de Acesso Estrutura de Acesso.
Circuítos pneumáticos Aula 3, 4 e 5 Aula 3, 4 e 5 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura.
Sabia que quase um quarto das doenças ocupacionais são provocadas pela adopção de más posturas?
Métodos Mecânicos.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2017
Introdução e Conceitos.
NÃO UTILIZE CHAVES METÁLICAS
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
Medições – parte I: Precisão.
Trabalho realizado por:
MOTORES CICLO OTTO.
INVENÇÃO DE CIÊNCIAS Mini gerador de energia movido a manivela.
Venda com entrega futura/ Faturamento Antecipado - ERP
Carregamentos Combinados (Projeto de Eixos e Árvores Contra Fadiga)
Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável
6 - Ferramentas de análise para melhoria de processos - Tabelas
Espelhos planos e esféricos
Fundamentos de Aritmética
Bioestatística e Epidemiologia Aula 3: Medidas de Tendência Central
Monitora Izadora Bighetti Brito
Preparativos Antes da Montagem
Gladius Acesso Treinamento.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Ventilador USB Portátil
Ventilador USB Portátil
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
NATURAL REDUÇÃO AMPLIAÇÃO
GRÁFICOS DE CONTROLE.
Planejamento de estratégias:
AULÃO DE MATEMÁTICA TRIGONOMETRIA GEOMETRIA.
App Vistoriador.
1.2.8 Configuração eletrónica de átomos
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Auto Escola Santa Elisa
Endereçamento IP.
Cálculo e Encerramento
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
VETORES.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Raspadeira de Carne Pneumática
Degenerescência, ciclagem e eficiência do Simplex
EXERCÍCIOS Prof. Vilmair E. Wirmond.
QUADRO DE VENDAS.
TORNO VERTICAL CNC Alexandre Barbosa Oliveira –
Arranjo Físico Celular
Motor de combustão interna
QUADRO DE VALORES RECEBIDOS
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Entropia
ACIDENTE EM ATIVIDADE DE IÇAMENTO DE VEÍCULO REALIZADA POR UMA EMPRESA DE GUINCHOS E REBOQUES.
O QUE É ESPIRITUALIDADE?
PROJETO DE TUBULAÇÃO TELEFÔNICA
SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC
Arranjo Físico Industrial
1 Pegue dois bastões de madeira. Eles devem ter mais ou menos o comprimento de seu antebraço, a distância de seu cotovelo ao pulso ou cerca de 1.9 a 2.5.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Informações Importantes
Manual de Utilização de Baldes Plásticos Tintas Renner - PPG
Técnicas de análise da conjuntura
Informações Importantes
Prof. Elisson de Andrade
Prof. Lorivaldo Rodrigues Barbosa
Prof. Elisson de Andrade
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
“Uso do Word para Formatação de Trabalhos Científicos no Padrão ABNT”
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Responsável pela lubrificação do câmbio, e Balanceiro traseiro Responsável pela lubrificação do balanceiro dianteiro e do eixo.

Dutos de condução do Óleo para a parte de cima do motor.

Dutos de condução do Óleo para os dois eixos do Câmbio. Muita atenção com esses retentores, pois se houver algum vazamento a lubrificação do eixo secundário será prejudicada Dutos de condução do Óleo para os dois eixos do Câmbio.

Tambor Seletor de marchas, montado. Não tem muito segredo. Este parafuso, eu troquei para Allen, onde usinei a cabeça do parafuso para não pegar na campana da Embreagem. ATENÇÃO – Montar com Trava Rosca!!!!

Tambor Seletor já montado com os Eixos dos garfos seletores.

Atenção nas posições dos Garfos Atenção nas posições dos Garfos. Todos eles tem a bucha para o mesmo lado, porém o lado que tem os dois garfos, os rebaixos são posicionados opostamente. Rebaixo Bucha Bucha Rebaixo Bucha

O posicionador do tambor seletor, também deverá ter trava rosca. A trava do rolamento do tambor seletor e dos eixos dos garfos seletores, deve ser montado com trava rosca também. O posicionador do tambor seletor, também deverá ter trava rosca.

Com o Tambor seletor de marchas, próximo passo é posicionar o mancal do Virabrequim e analisar suas folgas e circuito de Lubrificação

Já estão instaladas as bronzinas na carcaça superior do motor.

Esta válvula controladora de fluxo, é responsável pela lubrificação do balanceiro traseiro, além de manter a pressão do óleo estável no sistema de lubrificação do câmbio. Quando for retirada a válvula, atentar para sujeiras ou problemas na válvula, é interessante fazer uma limpeza, ajuste e calibragem dos furos com calibradores de Gicles (são pequenas limas de várias medidas, são baratos e funcionam)

Quando for feito a montagem, é aconselhável colocar óleo de motor, para facilitar a montagem, não quebrar a peça ou riscar a válvula.

Este é o esquema de lubrificação até ir óleo para os mancais fixos do virabrequim. Após a etapa 4, é distribuído óleo para os três mancais fixos do virabrequim. 1- Pescador 4- Vem do filtro 3- Vai para o filtro 2-Bomba de Óleo

Envio de óleo para a parte de cima do motor Esquema de lubrificação do mancal do virabrequim. Nesta parte é enviado óleo para a parte de cima do motor, e também óleo para a lubrificação dos Balanceiros. Envio de óleo para o Balanceiro traseiro e o câmbio. Aqui tem a válvula de controle de fluxo. Envio de óleo para a parte de cima do motor Envio de óleo para o balanceiro dianteiro e seu eixo

Posicionamento do Virabrequim, já com a corrente de comando Posicionamento do Virabrequim, já com a corrente de comando. Nesta fase, o retentor do virabrequim deve ser montado com bastante cuidado, para não ficar dobrado ou fora do canal. Passar um pouco de óleo novo nos colos do virabrequim, para facilitar o ajuste.

Face de encosto para ajuste da folga axial. Aqui será montado a engrenagem do Virabrequim, e a motora da bomba de óleo. A arruela de encosto entre a engrenagem e a carcaça, serve para ajuste da folga axial do virabrequim. Portanto é essencial que esteja tudo bem ajustado para não ter problemas futuros. Face de encosto para ajuste da folga axial. Encosto Engrenagem Bucha Engrenagem Parafuso

Encosto Engrenagem Bucha Engrenagem Parafuso O conjunto montado conforme o esquema anterior. É de suma importância que seja dado o torque correto (4,5 a 5,0 Kgm), para o ajuste correto da folga axial do Virabrequim.

A bomba de óleo é responsável, além da lubrificação de todo o motor, tem um dispositivo específico para lubrificar as engrenagens do Virabrequim e da Embreagem, portanto mais um ponto que precisa ser bem verificado. Esta parte da bomba, possui um canal extremamente pequeno, para ficar borrifando óleo no acoplamento das engrenagens.

Este é o pequeno canal mencionado no slide anterior.

O encaixe da bomba de óleo no mancal, essas partes ficam alinhadas, onde a bomba funciona como um tampão para o duto de óleo do mancal, mantendo assim a pressão de lubrificação dos mancais fixos do virabrequim. Portanto, é extremamente necessário que seja trocada a junta da bomba TODA vez que a mesma for desmontada.

Estas são as peças referentes ao balanceiro, nas respectivas posições. Porca Trava do Eixo Corrente Balanceiro Dianteiro Eixo Trava Mola

Sequência de montagem da mola e trava do eixo do balanceiro. 1 2 3 Sequência de montagem da mola e trava do eixo do balanceiro.

Esse é o posicionamento após tensionar a mola Esse é o posicionamento após tensionar a mola. Tem que ficar mais ou menos à 20° da parte inferior. Antes de tensionar a mola, o furo fica mais ou menos à 250° no sentido anti-horario, em relação ao posicionamento da foto. 20° + ou -

Para posicionar os balanceiros, precisa inicialmente posicionar o virabrequim com a marcação alinhada com a carcaça.

Após o alinhamento da marcação do virabrequim, alinhar a marcação TC do balanceiro dianteiro com a carcaça também, já com a corrente posicionada no balanceiro e virabrequim.

Após o alinhamento, eu sempre tento já alinhar o balanceiro traseiro e montar o mancal, para poder ter uma idéia se está correto o alinhamento. O balanceiro traseiro, precisa ficar com a marca TH paralela à carcaça. Após o alinhamento da marcação do virabrequim, alinhar a marcação TC do balanceiro dianteiro com a carcaça também, já com a corrente posicionada no balanceiro e virabrequim.

Alinhamento do balanceiro traseiro. Marca TH com a carcaça Alinhamento do balanceiro traseiro. Marca TH com a carcaça. Na foto podemos ver que NÃO está alinhado, portanto precisamos corrigir isso.

O Alinhamento do Balanceiro dianteiro está correto, portanto precisamos apenas corrigir o alinhamento do balanceiro traseiro.

Depois que verificamos a necessidade do alinhamento do Balanceiro traseiro, retiramos o mancal, alinhamos manualmente o balanceiro traseiro, posicionando a corrente de acordo que fique com o alinhamento correto das marcas TC (balanceiro dianteiro) e TH (balanceiro traseiro), e encaixamos a corrente no Virabrequim, montando em seguida o mancal do virabrequim. Lembrando que o virabrequim tem que estar sempre com a marca alinhada com a Carcaça.

Aqui podemos ver a válvula de controle de fluxo do óleo, para a lubrificação do balanceiro traseiro e dos eixos Primário e Secundário do câmbio. Agora podemos montar o mancal novamente pois estão os dois balanceiros alinhados.

Existem 2 válvulas dessa, uma de cada lado da carcaça superior do motor. Elas são responsáveis pelo fluxo de óleo na parte de cima do motor, ou seja, cabeçote. É essencial ter toda a atenção nessas válvulas, pois se houver entupimento, prejudicará toda lubrificação no cabeçote, podendo comprometer diversas peças como: Comando de válvulas, balancins, válvulas, cabeçote, etc.

Depois que sair a ponta só puxar com um alicate de bico que ele sai sem problemas. Para retirar a válvula que fica do lado direito do motor, só utilizar uma chave de fenda pequena, pelo orifício do sensor de pressão do óleo, e fazer uma alavanca, de modo que a válvula saia por cima. Assim como na segunda figura.

Esta é a válvula responsável pela lubrificação da parte de cima do motor. É necessário que seja muito bem limpa e desobstruído todos os furos, para que possa ter uma lubrificação perfeita no cabeçote.

A válvula do lado esquerdo, precisa ser retirada com um alicate de bico. Se estiver complicado retirar a válvula, só utilizar WD40, limpar bem com solvente antes, para retirar qualquer resquício de cola ou junta.

Aqui estão as duas válvulas, só limpá-las muito bem, e montar novamente.