Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Advertisements

Estruturalismo e Funcionalismo
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
CULTURA ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÕES.
TEORIA DA GESTALT Disciplina: Psicologia Educacional
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
John Locke Empirismo.
Psicofísica: ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
Movimentos da Psicologia
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Dinâmica de Grupo: Para o desenvolvimento do potencial humano.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
Behaviorismo.
Sensação & Percepção Perguntas básicas:
Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
HISTÓRICO E ORIENTAÇÕES TEÓRICAS
Semana 6 Variabilidade e Cognição humana
Funções Mentais Superiores
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Percepção PPB Aula.
IUM Aula 09.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
AS EMOÇÕES.
PERCEPÇÃO DA FORMA Figura e Fundo
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Uma das mais conceituadas pesquisadoras na área, Lúcia Santaella, autora de dezenas de livros sobre o assunto, já se deparou com questões curiosas; já.
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
(A psicologia da Forma)
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Gestaltismo ..
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX
• Manejo – Formação – Professor.
As Principais teorias da Psicologia no século XX
Desenvolvimento da Psicologia Científica
Revisão sobre os Estudos da Motivação
Psicologia da Gestalt – protesto contra Wundt na Alemanha
Nomes: Gabriela – 07 e Lethícia – 13 Professor: Arthur e Ana Paula 6° ano B.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
Histórico Alguns Autores:
como percebemos, organizamos e interpretamos os estímulos.
Psicologia da Educação (Filosofia)
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
OS BEHAVIORISMOS.
blogspot.com GESTALT A psicologia das formas.
Física I 2009/2010 Aula 01 Forças e Movimentos I.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach ( ), físico, e Christian von Ehrenfels ( ), filósofo.
Somos todos seres sociais
Como explicar o mundo?.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma

Um dos nomes mais importante ligado a esta Escola é de Max Wertheimer (1880-1943), a Gestalt surgiu na Alemanha nas primeiras décadas do século passado em torno de 1912, como uma espécie de resposta ao Behaviorismo, escola que pregava uma busca do todo psicológico através da soma de suas partes mais elementares; o complexo viria pura e simplesmente da reunião de seus elementos mais simples, era uma escola de adição.

Outro componente importante referente a Gestalt, é o nome de Kurt Lewin. Desenvolveu a Teoria de Campo em que o ser humano é influenciado por forças externas.

A Escola da “Forma” dizia o contrário: não podemos separar as partes de um todo, pois dele elas dependem e não faz sentido, senão enquanto partes formadoras daquele todo.

Os psicólogos da Gestalt estavam, sobretudo interessados na percepção e acreditavam que as experiências perceptivas dependiam dos padrões formados pelos estímulos e da organização da experiência. O que realmente vemos está relacionado com o pano de fundo contra o qual aparece um objeto, bem como com outros aspectos do padrão geral de estimulação.

Essas tendências ou princípios, dependendo de sua intensidade podem produzir efeitos diferentes.

A Gestalt surgiu do fenômeno da percepção e um fato importante é o “insight” que é um processo que ocorre na mente em que a pessoa percebe as relações e o todo. Dizemos que deu um “estalo” e a pessoa compreendeu e percebeu o significado e relação das partes percebendo o todo.