Física II – Curso de Física / Química

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições ENERGIA - Uma nova teoria O que é ENERGIA ?
Advertisements

Profª Jusciane da Costa e Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Energia Potencial e Conservação da Energia
Trabalho e Energia Cinética
TRABALHO E ENERGIA Prof.: Gilson Rocha.
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
POTÊNCIA Se uma força externa é aplicada num corpo, e se o trabalho feito por essa força for W no intervalo de tempo t, então a potência média durante.
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Relatividade Restrita
Momento Linear e Colisões
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
RELATIVIDADE ESPECIAL
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Trabalho & Conservação de energia
A unidade de medida de trabalho é o Joules(J)
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Cap Relatividade Relatividade; Efeito Doppler para a luz;
Prof. José Garcia Vivas Miranda
Professor Ewerton Oliveira. Turma: 1º Ano do Ensino Médio
Trabalho realizado por uma força constante e sua representação gráfica
Um convite à Física Veja, como em um exemplo simples do cotidiano, podemos identificar várias entidades do mundo da Física. venha...
Termodinâmica.
Energia, trabalho e potência
Calor e Trabalho Definição de trabalho mecânico: “produto escalar de uma força aplicada sobre um corpo ou sistema pelo deslocamento” Definição termodinâmica.
Momento Linear, Impulso e Colisões
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Ciências da Natureza e suas
QUINTA FÍSICA ENERGIA MECÂNICA
Energia Mecânica Trabalho e Potência Cap.1,2 e 3.
Balanço energético de um automóvel
EXERCÍCIO Nº. 01 A pressão hidrostática sobre um objeto no interior de um líquido depende da densidade do líquido e da profundidade em que se encontra.
Ciências da Natureza e suas
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Energia cinética e trabalho
Quantidade de movimento
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Física II – Curso de Física Fonte:
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Professora: Viviane Gomide
ENERGIA, TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO
Mecânica Aplicada Apontamentos de aula 3.
Análise de forças Quais forças estão em um determinado elemento Com velocidade constante não há velocidade, logo não há forças atuando? Aceleração vem.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Módulo 12.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Professora Paula Melo Silva
Eletromagnetismo – Aula 4
Impulso e quantidade de movimento
Exercícios de Revisão Para AG
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
A energia e sua conservação
Física I 2009/2010 Aula 09 Conservação da Energia Mecânica.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
Física I Aula15 Centro de Massa e Momento Linear II 2009/2010.
Transcrição da apresentação:

Física II – Curso de Física / Química Energia Cinética Física II – Curso de Física / Química

O que é Energia? O termo energia é tão amplo que é difícil escrever uma definição clara. Tecnicamente, energia é uma grandeza escalar associada ao estado (ou condição) de um ou mais objetos. Contudo, essa definição é muito vaga para nos ajudar no momento. Uma definição não muito rigorosa deve nos servir de ponto de partida, pelo menos. Energia é um número que associamos a um sistema de um ou mais objetos. Se uma força muda um dos objetos, digamos, movimentando-o, então o número associado à energia varia.

O que é Energia? Após um número imerso de experimentos, cientistas e engenheiros perceberam cuidadosamente, esse números podem ser usados para prever resultados de experimentos e, mais importante, para a construção de máquinas, tais como máquinas que voam. Este sucesso está baseado em uma propriedade admirável de nosso universo: A energia pode ser transformada de uma forma para outra e transferida de um objeto para outro, mas com quantidade total é sempre a mesma (a energia é conservada). Jamais foi encontrada uma exceção a este princípio.

O que é Energia? Imagine que as muitas formas de energia sejam números representando dinheiro em muitos tipos de contas bancárias. Algumas regras foram estabelecidas para o significado desses números e como eles podem ser mudados. Você pode transferir números de uma conta para outra ou de um sistema para outro, talvez eletronicamente, sem que qualquer material esteja realmente se movendo. Contudo, a quantia total (o total de todos os números) pode ser sempre computada: Ela é sempre conservada em qualquer transação bancária.

O que é Energia? Neste tópico focalizamos apenas um tipo de energia (energia cinética) e apenas uma maneira através da qual a energia pode ser transferida (trabalho). No próximo estudo examinaremos outras formas de energia e como o princípio de conservação da energia pode ser expresso através de equações.

Energia Cinética A energia cinética K está associada ao estado de movimento de um objeto. Quanto mais rápido o objeto de move, maior é sua energia cinética. Quando um objeto está em repouso, sua energia cinética é nula. Para um objeto de massa m cuja velocidade v é muito menor que a velocidade da luz,

Por exemplo, um pato de 3,0 Kg que voa a 2,0 m/s tem uma energia cinética de 6,0 kg.m2/s2; ou seja, associamos este número ao movimento do pato. A unidade do SI da energia cinética (e de todas as demais formas de energia) é o joule (J), em homenagem a James Prescott Joule, cientista inglês do século XIX. Ela é definida diretamente da equação anterior em termos das unidade de massa e velocidade: 1 joule = 1 J = 1 kg.m2/s2, Portanto o pato do exemplo acima tem uma energia cinética de 6,0 J.

Problema Em 1896, em Waco, Texas, William Crush posicionou duas locomotivas nas extremidades opostas de uma longa ferrovia de 6,4 km, de partida nas mesmas com acelerados amarrados e permitiu a colisão frontal na velocidade máxima, diante de 30000 espectadores. Centenas de pessoas foram feridas por destroços que voaram; várias foram mortas. Supondo que cada locomotiva pesava 1,2x106N e tinha uma aceleração constante de 0,26 m/s2, qual era a energia cinética das duas locomotivas imediatamente antes da colisão?