Anorexia Origem da Palavra Anorexia Etmologicamente, o termo anorexia deriva do grego “an-”, deficiência ou ausência de, e “orexis”, apetite. Também.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

Distúrbios Alimentares
Os Jovens no Mundo Os Jovens e o Álcool Carina Vidal nº 12
Bulimia e anorexia nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar,
A anorexia nervosa.
Anorexia nervosa.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
ANOREXIA NERVOSA.
Um subgrupo da depressão
Distúrbios Alimentares
Maria de Fátima Rato Padin
Transtornos alimentares
higiene nas fases da vida
Questão Como e porque o Mal de Alzheimer atinge as pessoas mais velhas, e qual é a amplitude dessa doença?
Uma caloria, uma tortura!
Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos
Os Cuidados Básicos Da Saúde
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
Problemas na Adolescência
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Matemática e Hábitos Saudáveis
Distúrbios alimentares !
Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
Fonte: Redação Meia Fina
Distúrbios alimentares
Bulimia Sobre.
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
Desmaios os síncopes.
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
Distúrbios alimentares
VIH/SIDA.
Anorexia Luiz Gabriel Manini Minto Maria Laura Ferreira Rodriguês 7°A
Responder Tenho algum problema de saúde que poderia ser superado se eu pesasse menos? Sou geneticamente propenso a ganhar peso à medida em que fico mais.
QUALIDADE DE VIDA: Consciência/Imagem Corporal na contemporaneidade
Alimentação e Saúde Ortorexia e Vigorexia.
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Transtornos Alimentares
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
PSICOFISIOLOGIA Aula 2- Comportamento Alimentar.
 É a ciência que estuda como os alelos estão distribuídos em populações de organismos e de uma geração para outra. Atribui-se a presença de mutações.
Depressão.
Distúrbios alimentares
ESQUIZOFRENIA.
Anorexia.
Transtornos alimentares:
Distúrbios alimentares
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
ESQUIZOFRENIA Infantil
Transtornos da Alimentação
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Professor– Alison Pereira Batista
Distúrbios alimentares: Anorexia e bulimia
Elaborado por: Prof. Susana Viegas. Doenças do comportamento alimentar: Anorexia Bulimia Desejo em manter o peso muito baixo Incapacidade de aceitar as.
Transcrição da apresentação:

Anorexia

Origem da Palavra Anorexia Etmologicamente, o termo anorexia deriva do grego “an-”, deficiência ou ausência de, e “orexis”, apetite. Também significa aversão à comida, enjôo do estômago ou inapetência.

Primeiro Caso O primeiro caso de anorexia registrado, foi o da jovem Catalina de Sien, nascida e 1347, na Argentina. Aos 26 anos, ela viveu o drama familiar de ter sua vocação religiosa contestada pelos pais, que Sonhavam em ver a filha casada. Em desarmonia com a família, ela passou a viver trancada em seu quarto, sem comer. Até que conseguiu ingressar em uma ordem Dominicana. Porém, nessa época, já registrava a metade do peso normal para uma pessoa com o seu biótipo. O nome de Catalina ficou famoso após sua morte, aos 28 anos. Mesmo com uma breve história de vida, ela conquistou devotos, foi canonizada e originou o primeiro Monastério feminino da Argentina.

O que é Anorexia ? Trata-se de transtorno alimentar de origem psicológica ou fisiológica, no qual a pessoa deixa de se alimentar e, conseqüentemente, passa a registrar um emagrecimento fora do comum, chegando a ficar abaixo do peso mínimo normal para seu tipo físico. A doença atinge, ambos os sexos, na maioria dos casos, jovens do sexo feminino, sendo que pacientes do sexo masculino são 10% dos casos registrados

Caracterização de uma pessoa com Anorexia Recusa a manter o peso mínimo normal para a idade e altura; Medo intenso de ganhar peso, mesmo quando abaixo do peso; Distorção da própria imagem do Corporal; No caso de mulheres se constata o sintoma de amenorréia

“Acredito que muitas jovens sofrem de anorexia em grau leve e nunca vão a um médico, ou já estão sofrendo de anorexia a um bom tempo antes de ir. Elas se manifestam muitas das caracteristicas em grau moderado, sofrem muito por causa disso e poderiam se beneficiar de uma ajuda para superar o problema. E, assim como é mais fácil lidar com uma doença fisica no seu ínicio, também é mais fácil ajudar alguém com anorexia na forma inicial da doença do que quando as obsessões e fobias já se tornaram parte da sua vida” (Buckroyde, 2000, p. 19-20)

Quais as Causas da Anorexia ? As Causas da Anorexia são diversas. Multifatoriais. A Anorexia pode ser desencadeada pelas causas a seguir:

Causas Sócio Culturais Na idade média, por motivos religiosos era algo “nobre” passar varios dias em jejum como forma flagelamento do corpo. Em nossa época pós moderna, a mídia tem uma influência decisiva na glorificação da magreza O ambiente social e o grupo podem desencadear essa preocupação excessiva com a magreza. Ambiente familiar algumas familias existe uma disputa em familia para ver quem é mais magro.

Causas Psicológicas Traumas de infância Baixa auto estima Fobias Neuroses

Causas Biológicas Aspectos biológicos incluem as alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade e as disfunções de neurotransmissores cerebrais, tais como a dopamina, a serotonina, a noradrenalina e dos peptídeos opióides, sabidamente ligados à regulação normal do comportamento alimentar e manutenção do peso, além dos aspectos genéticos. Sinapses de percepção corporal alterados por influência externa.

Sintomas Físicos da Anorexia Depressão; Isolamento Social; Perda de Oportunidades de Convivio; Hipoglicemia; Desidratação; Aumento do colesterol; Pressão Baixa; Problemas Cárdiacos Neurite; Anemia; Leuconemia; Insuficiência Renal; Atrofia Muscular; Perda de Massa Muscular; Fraqueza; Caries; Constipação; Obstrução Intestinal

Anorexia é curável se for diagnosticada a tempo ! Quais os Tratamentos ? Acompanhamento Psicológico Acompanhamento Médico Acompanhamento Psiquiátrico Acompanhamento Nutricionional. Anorexia é curável se for diagnosticada a tempo !

Classificação da Anorexia Classificações do CID Classificação Internacional de Doenças referente aos tipos de Anorexia catalogados. Anorexia – R63.0 Anorexia Nervosa – F50.0 Anorexia Nervosa Atípica – F50.1

Anorexia Quando uma pessoa que não se alimenta direito, mas não por um MOTIVO DE ESTÉTICA. Mas sim, por mal estar envolvendo a alimentação Popularmente é relacionada com a expressão “falta de apetite”

Anorexia Nervosa Sintomas: Restrição pessoal alimentar. Prática excessiva de exercicios físicos. Vômitos provocados. Auto medicação de laxantes, anorexigenos e de diuréticos Preocupação com a estética e justificação destes atos pela estética.

Anorexia Nervosa Atípica Sintomas similares ao da Anorexia Nervosa mas sem a justificativa com a preocupação com a ESTÉTICA.

Anorexia Alcoólica Também conhecida como “Drunkorexia” Doença derivada do Alcoolísmo. É a substituição dos alimentos pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Sintomas da Anorexia Alcoólica A pessoa com Anorexia Alcoólatra é um alcoólatra que tem preocupação com a estética. Distorção da Imagem Corporal Seria um Alcoolótra que idolatra a magreza. Alguém que deseja ser um alcoólatra esbelto. A Anorexia Alcoólica não é encontrada no CID.

Prevenção de Anorexia Uma diminuição da pressão cultural e familiar em relação à valorização de aspectos físicos, forma corporal e beleza pode, eventualmente, reduzir a incidência desta doença ? Proibição de modelos com peso abaixo de seu IMC ideal desfilarem ? Concientização sobre a doença ?

Fotos proíbidas para Maiores e Menores

Bibliografia Bucaretchi, Heneritte Abramides. Anorexia e Bulimia Nervosa: Uma visão Multidisciplinar. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003 Buckroyd, Julia. Anorexia e Bulimia: esclarecndo suas dúvidas; (Tradução ZLF Assessoria Editoral). São Paulo: Ágora, 2000. A.Silva, P. Silva, Rodrigues , Anorexia: Um transtorno Psicológico, Paper. Engenheiro Coelho, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Curso de Direito Classificação Internacional de Doenças http://www.datasus.gov.br/cid10/v2008/webhelp/cid10.htm Acessado em 15 de maio de 2011 Wikipédia http://www.wikipedia.org