NÚCLEO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ GLAUCIA BAIA Especialista em Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Programa Especial de Formação Pedagógica de
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Decreto nº de 29 de janeiro de 2009.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Curso Técnico em Meio Ambiente
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Especialização em Educação a Distância
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA.
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
Ministério da Educação
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
“Universidade e Escola”
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Sistema Nacional de Formação
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
O papel do Estagio na Formação de Professores
CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial DEB/CAPES/MEC POLÍTICA NACIONAL DE.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Comitê Assessor Interinstitucional Novembro de 2009.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

NÚCLEO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ GLAUCIA BAIA Especialista em Educação

Núcleo de Gestão do Conhecimento de Profissionais da Educação NGCFOR Objetivo Promover as políticas de formação continuada no Estado do Pará, a todos os profissionais da Educação Básica da rede pública de ensino municipal e estadual, visando melhorar e ampliar a Qualidade da Ação Profissional.

ARTICULADOR DE PROJETOS NAS ESCOLAS - APE PROJETO 1

ARTICULADOR DE PROJETOS NAS ESCOLAS Processo Seletivo Especial Interno; As vagas prioritariamente aos Especialistas em Educação e para professores readaptados No mínimo 1 por município; Lotado nas URE’s, USE’s ou em escolas sedes; 8 unidades de ensino por articulador; A jornada de até 40 horas semanais (200h/mês), distribuídas em 8 horas diárias.

ARTICULADOR DE PROJETOS NAS ESCOLAS ATRIBUIÇÕES Planejar, acompanhar, orientar e avaliar as ações pedagógicas desenvolvidas pela equipe das escolas de acordo com as diretrizes dos projetos da área sob sua responsabilidade; Organizar momentos de estudos, planejamento, acompanhamento, avaliação e reflexão com a equipe das escolas;

GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s e URE´s CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s e URE´s PROJETO 2

CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s e URE´s Objetivos Capacitar para a Gestão Educacional/Administrativa das USE´s e URE´s visando à melhoria da qualidade da atuação profissional. Promover ações de formação em serviço e desenvolvimento profissional dos gestores que atuam nas escolas do Pará. Estruturar a gestão pedagógica para desenvolver e apoiar o trabalho nas escolas.

CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s E URE´s Modalidade Presencial e a Distância Quatro encontros presenciais = 52h Três Palestras = 8h Carga horária a Distância = 30h Total = 58h presencias + 30h a Distância = 90h

CURSO: GESTÃO ADMINISTRATIVA E EDUCACIONAL – USE´s E URE´s Belém Módulo 1: 11 e 12 de abril Módulo 2: 08 e 09 de maio Módulo 3: 06 e 07 de junho Módulo 4: 01 e 02 de agosto

Metas Prioritárias 2014 – NGCFOR PACTO COMPONENTE AÇÕES 2014 PROENEM PRESENCIAL Elaboração do projeto; proposta de formação; articulação e reunião com os outros setores envolvidos DEMP, CTAE e CRTI, e Ascom. Capacitação no do Portal Escolar – Educação sem Distância. PROENEM A DISTÂNCIA Capacitação no Portal Escolar – “Educação sem Distância” PROEMI/JF Planejamento de oferta ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO Elaboração dos instrumentais de acompanhamento

Metas Prioritárias 2014 – NGCFOR PACTO COMPONENTE AÇÕES 2014 CEJA Formação aos professores em 50 polos de atendimento da EJA total de 510 professores Educação de Tempo Integral – E.F. e E.M. Acompanhando a organização dos projetos de implementação. Comitê de Estágios Supervisionados Validado no FORPROF em 10 de março 2014. Comitê dos programas e projetos Validado no FORPROF em 10 de março 2014 PEE Formação – Metas da formação 16, 17 e 18

FÓRUM PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO PARÁ - FORPROF-PA UNIFESSPA

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR - ( Art. 11, item 3, do /Decreto 6.755/2009) Fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de: Licenciatura – para docentes e tradutores intérpretes de libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula; Segunda licenciatura – para docentes tradutores intérpretes de libras em exercício em exercício há pelo menos três anos na rede pública da educação básica e que estejam atuando em área distinta da sua formação inicial; e Formação pedagógica – para docentes tradutores intérpretes de libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR - OBJETIVO Induzir e fomentar a oferta de educação superior gratuita e de qualidade, para professores e tradutores intérpretes de libras em exercício na rede pública na educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR Regime de Colaboração FÓRUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE (Art. 4o  do Decreto 6.755/2009 e Portaria MEC nº 883, de 16 de setembro de 2009) – FORPROF

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR FÓRUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE Apoio aos professores em formação SEE UNCME CEE IES CAPES E MEC CNTE UNDIME SEM Regulação dos cursos Gestão local Ação colaborativa e cooperativa no planejamento e articulação Gestão acadêmica Articulação local Articulação nacional e financiamento Divulgação e acompanhamento

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR INSTITUCIONALIZAÇÃO - FÓRUM (Art 4º , § 7o - O Fórum deverá elaborar suas normas internas de funcionamento, do Decreto 6.755/2009). Comitê Parfor Comitê Formação Continuada; Comitê UAB Comitê Estágio Supervisionado Comitê Programas e Projetos

MEC CAPES IPES Comitê Gestor Interinstitucional FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE Comitê Gestor Interinstitucional UFRA IFPA UEPA UFOPA UFPA IPES SEDUC UNIFESSPA

Funcionamento do Fórum Documentos: Atas Resoluções : Critérios para a seleção, CH docente, Calendário, Composição de turma, Transferência entre IPES, Re-oferta. Comitês: Formação continuada, do PARFOR, da UAB, de Estágio e de Programas e Projetos, Portarias Nota Técnica Termo de Compromisso: Polos PARFOR; Auxílio Formação; Calendário Unificado

Programas de Formação de Professores

O PARFOR Possui 2.145 turmas, em 422 municípios brasileiros, localizados em 24 unidades da federação. No estado do Pará IES Valor investido 2009-2014 Turmas IFPA 7.470.000,00 87 UEPA 9.688.380,00 88 UFOPA 11.320.093,63 105 UFPA 31.193.210,00 283 UFRA 7.755.632,28 68 TOTAIS 67.427.315,91 631

MATRÍCULAS UF Turmas Cursando AC 25 1041 AM 220 6151 AP 55 1833 BA 313 8660 CE 40 708 DF 7 184 ES 2 27 MA 140 3101 MG 1 MS 5 76 MT 451 PA 631 19160 PB 13 481 PE 34 913 PI 213 5978 PR 89 1652 RJ 15 366 RN 1277 RO 17 RR 749 RS 45 1025 SC 66 1073 SP 68 1402 TO 53 1416   2145 57741

MAPA PARFOR

REDES DE ENSINO - MUNICÍPIOS

Parfor: Nº de escolas com pelo um professor matriculado Região UF Nº de escolas N AC 550 AM 1939 AP 541 NE BA 3991 CE 547 CO DF 136 SE ES 30 GO 9 MA 1726 MG 12 MS 69 MT 317 PA 5543 PB 338 PE 677 PI 2278 S PR 1061 RJ 326 RN 706 RO 17 RR 248 RS 795 SC 900 SP 1145 TO 479   24380 METAS ALCANÇADAS

O ESTADO PARÁ NOS PROGRAMAS DA DEB 2014 Valor para 2014 PIBID 13.269.300,00 PARFOR 17.885.000,00 Total 31.154.300,00

Processo Seletivo 2014 do PARFOR Inscrições Pará 5.608 Inscrições outros Estados 9 Inscritos Rede Municipal 5.219 Validados Rede Municipal 4.581 Inscritos Rede Estadual 387 Validados Rede Estadual 173 Total Validados 4.761 Total Não Avaliados 71 Total Negados 764

QUANTIDADE DE VALIDADOS POR CURSO

Polo UAB Unidade acadêmica de apoio pedagógico, administrativo e tecnológico às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas ofertados a distância por IES Públicas

Fonte: CGIE/DED/CAPES Situação por UF Fonte: CGIE/DED/CAPES

FORMAÇÃO CONTINUADA - 2014 UFPA – 17 cursos UFRA – 4 cursos ABERTAS AS INSCRIÇÕES Escola de Gestores – diretores e vice-diretores 600 vagas – redes de ensino 31 de março - www.aedi.ufpa.br/escoladegestores A Distância

Site: www6.seduc.pa.gov.br/planodeformacao E-mail: planodeformacao@seduc.pa.gov.br Fone: (91) 3201-5929 / 3201-5904 Janae Gonçalves Fone: (91) 8248-1625 / 9113-5776