Proposta para Programa de Gestão Ecológica dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá Microbacia do Alto Rio Preto Comissão de educação ambiental.

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Transcrição da apresentação:

Proposta para Programa de Gestão Ecológica dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá Microbacia do Alto Rio Preto Comissão de educação ambiental da Associação Pró-Bem-Viver Visconde de Mauá Versão “orçamento mínimo” 18/6/2008

Sumário Objetivos Considerações gerais Situação atual Descrição do Programa Cronograma de implementação Equipe operacional do Programa Orçamento de implementação (resumo) Orçamento de operação nos anos subseqüentes (previsão) Anexos (consulte a versão integral em Word)

Objetivos Reduzir o volume de lixo levado para o aterro sanitário de Resende Compostar localmente o lixo orgânico Encaminhar o lixo seco para reciclagem Economizar no transporte do lixo recolhido Reduzir a poluição ao reduzir o transporte Envolver a população no manejo sustentável do seu próprio lixo

Ver mais sobre o caminhão adaptado espontaneamente O próprio caminhoneiro contratado pela prefeitura de Resende tomou a iniciativa de adaptar um cercado na carroceria do caminhão para levar recicláveis separadamente do lixo misturado. Devidamente apoiada pelo poder público e pela comunidade, esta iniciativa poderia dar conta de remover todo o lixo seco reciclável sem a necessidade de usar outros caminhões só para isso. Ver mais sobre o caminhão adaptado espontaneamente

Considerações gerais 1/2 Preocupação em combinar o máximo de eficácia com a realidade financeira das três prefeituras. Otimizar a utilização de recursos já disponíveis na região, envolvendo a comunidade e reduzindo a dependência. Implementação em curto prazo e com abrangência progressiva.

Considerações gerais 2/2 Alta replicabilidade; facilidade de adaptação para outros distritos e municípios. Criação de procedimentos de monitoramento, documentação, avaliação e Certificação dos moradores e empresários mais eficientes no manejo do lixo. Divulgação sistemática da metodologia e dos resultados do Programa pela internet etc.

Situação atual Coleta descentralizada – cada município contrata um caminhão para realizar o serviço de coleta e transporte até Resende, por cerca de R$ 10 mil mensais (total das três prefeituras). O lixo é recolhido todo misturado, indo para o aterro sanitário de Resende, em vias de saturação. As próprias equipes dos caminhões já separam os recicláveis mais valiosos e mais à mão para vender em Resende.

Descrição do Programa 1/3 O Programa estimulará a população a entregar o lixo seco reciclável (papel, plástico, vidro e metal) às equipes dos caminhões de lixo em sacos diferenciados, separados do restante. Estimulará também a população a separar o lixo orgânico do resto, para compostagem local. O Programa utilizará as mesmas viagens dos caminhões (que hoje já descem com o lixo misturado) para levar, separadamente, o lixo seco reciclável para ser vendido em Resende.

Descrição do Programa 2/3 Uma grade móvel será adaptada nos caminhões para permitir o transporte até Resende do lixo seco reciclável, juntamente com o miscelânea mas sem misturá-los. O Programa destinará a renda da venda do lixo seco reciclável para a equipe de coleta, favorecendo contratos mais vantajosos para as prefeituras no futuro. A renda mínima prevista por viagem é R$ 50,00 (300kg x 0,17). Está previsto o uso de sacos plásticos diferenciados para facilitar o manuseio do lixo seco reciclável sem misturar com o resto.

Descrição do Programa 3/3 O Programa manterá, durante os seis primeiros meses de implementação, seis animadores comunitários para estimular a população a separar o lixo e entregá-lo, à equipe de coleta, em sacos diferenciados. Quem quiser receberá orientação para compostar seu lixo orgânico, sozinho ou em grupo (com foco especial nas escolas, restaurantes, pousadas etc.) As equipes dos caminhões serão treinadas para aprimorar seu serviço de coleta e para vender melhor os recicláveis que conseguirem reunir.

Reciclagem em decomposteiro uni-familiar

Minicentral de compostagem multifamiliar Ver mais sobre a minicentral comunitária de compostagem

Cronograma de atividades 1/4 Dias Eventos / Atividades Aprovação do Programa / liberação de recursos 1-30 Produção de DVD de divulgação Produção de materiais de divulgação e de orientação Identificação e treinamento de animadores comunitários 31-45 Finalização e distribuição do DVD de divulgação Início de seminários nas escolas Treinamento das equipes dos caminhões coletores Pintura e revisão dos caminhões coletores

Cronograma de atividades 2/4 Dias Eventos / Atividades 46-60 Início da visitação porta-a-porta e inscrição de participantes por localidade Orientação dos participantes com relação ao lixo seco reciclável e ao lixo orgânico Início da coleta do lixo seco reciclável em sacos diferenciados, com venda e monitoramento constante dos resultados Início da implantação de decomposteiros e de mini-centros de compostagem

Cronograma de atividades 3/4 Dias Eventos / Atividades 61-180 Continua a visitação porta-a-porta dos animadores às casas e aos estabelecimentos comerciais, de ensino etc. Ampliação permanente das áreas visitadas e do número de moradores e empresários inscritos no programa e separando seus resíduos conforme orientados. Monitoramento permanente dos resultados em termos de volumes de lixo seco separado e vendido, renda obtida, número e capacidade dos decomposteiros e mini-centros de compostagem implantados etc.

Cronograma de atividades 4/4 Do 2o. semestre em diante A visitação porta-a-porta cessa, com a dispensa dos animadores. A estimulação à participação se concentra nas escolas e na ação das equipes de coletores dos caminhões, interessados em aumentar sua renda. A coordenação do Programa passa a ser exercida apenas por um gerente geral e um assistente. As áreas visitadas são ampliadas e novos participantes se inscrevem e passam a colaborar. Prossegue o monitoramento, acompanhado por avaliação e divulgação dos resultados, para discussão e replicação em outras áreas similares à nossa. Cessando, após o primeiro ano, a participação dos recursos do FECAM, o custeio do programa (despesas com o veículo picape e salários do gerente geral e de seu assistente) ficará por conta do Consórcio intermunicipal a ser criado pelas três prefeituras (conforme Protocolo de Intenções assinado pelos prefeitos em 18 de maio de 2007.

Equipe operacional do Programa nos primeiros 6 meses de implantação Equipes já envolvidas na coleta do lixo Seis animadores comunitários Equipe de coordenação: Coordenador geral e de lixo seco reciclável Coordenador de educação ambiental e animação comunitária Coordenador de compostagem e comunicação Supervisor indicado pela SEA ou prefeitura

Equipe operacional do Programa a partir do 7o. mês Equipes já envolvidas na coleta do lixo Equipe de coordenação: Gerente geral Assistente

Resumo do orçamento (1o. ano de operação) Investimentos Educação ambiental, comunicação e animação comunitária 53.657,80 Treinamento e implantação da coleta seletiva do lixo seco reciclável 8.630,40 Reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos (compostagem descentralizada em várias situações) 15.590,00 Melhorias na coleta regular (pintura dos 3 caminhões, equipamentos 9.090,00 Coordenação e monitoramento 40.020,00 Total de Investimentos 126.988,20 Custeio Coleta e transporte do lixo miscelânea e também do lixo reciclável sem misturar (valor pago atualmente pelo serviço) 112.800,00 Total de custeio Ver o detalhamento das despesas no Anexo 7 da versão integral do projeto em Word

Orçamento previsto para os anos subseqüentes Coleta e transporte do lixo miscelânea e do reciclável separadamente (valores conforme pagos atualmente) 112.800,00 Salários do gerente geral (pode ser funcionário de uma das prefeituras, economizando-se assim o seu custo) 29.640,00 Material de consumo (papel, cartuchos para impressora etc.) 1.200,00 44.000 sacos (suficientes para 400 famílias durante 1 ano) (*) 5.860,00 Total 150.700,00 (*) Obs. O custo dos sacos poderá ser coberto pelas equipes de coleta, que estarão se beneficiando com a venda dos materiais recicláveis neles ensacados. Ver o detalhamento das despesas no Anexo 7 da versão integral do projeto em Word