Introdução:   A adolescência se caracteriza como uma etapa da vida em que o ser humano apresenta significativas transformações necessitando de apoio integral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Educação Permanente em Saúde :
Um programa estratégico Estima-se que 70% das mortes prematuras estejam relacionadas a comportamentos adquiridos na adolescência (OMS) Saúde.
SÉCULO XX.
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Profª Maria Cecilia Ziliotto
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Quem somos O que fazemos Slide 1
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Saúde Integral da Criança
O desafio do trabalho em “rede”
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Alexandre de Araújo Pereira
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
ESF Integralidade da assistência
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Capacitação em Eventos
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Estratégia de Saúde da Família
Atuação dos agentes de Controle Social
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Centro de Referência de Assistência Social
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
PROSAD- Programa de Atenção à Saúde do Adolescente
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Programa Saúde do Adolescente (PROSAD)
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Transcrição da apresentação:

Introdução:   A adolescência se caracteriza como uma etapa da vida em que o ser humano apresenta significativas transformações necessitando de apoio integral para que possa fortalecer sua construção cidadã e firmar-se um ser capaz de integrar, interagir e intervir em seu contexto social de forma crítica e criativa. Compreendendo que a promoção à saúde é fundamental para o desenvolvimento da população adolescente e jovem, o Ministério da Saúde- MS ,criou o Programa Saúde do Adolescente – PROSAD , que a partir de então passou a assumir o compromisso de assegurar os princípios básicos da universalidade, equidade e integralidade de ações à essa população em todas as Unidades Federativas.

MISSÃO DO PROSAD É a promoção de Saúde, a identificação de grupos de risco, detecção precoce dos agravos , tratamento adequado e reabilitação para adolescentes, (10 – 19 anos), e jovens (20 - 24 anos) de ambos sexos, tendo por Eixo central à ações com caráter de integralidade, enfoque preventivo e educativo, ou seja, estratégias preventivas e curativas de forma articulada: multiprofissional; interssetorial; interinstitucional, através de sistema de referência e contra-referência nas várias instâncias operacionais do SUS.

OBJETIVOS DO PROSAD Promover a saúde integral do adolescente, favorecendo o processo geral de seu crescimento e desenvolvimento Reduzir a morbimortalidade e os desajustes individuais e sociais Normatizar as ações das áreas prioritárias Estimular e apoiar a implantação e/ou implementação dos Programas Estaduais e Municipais Assegurar o atendimento adequado às características dos jovens, respeitando as particularidades regionais e a realidade local Promover e apoiar estudos e pesquisas relativas à adolescência Formulação de uma política nacional para a adolescência e juventude, a ser desenvolvida nos níveis Federal, Estadual e Municipal , e nos âmbitos governamentais e não governamentais

ÁREAS PRIORITÁRIAS DE AÇÃO Crescimento e desenvolvimento Imunizações Sexualidade e saúde reprodutiva Família Saúde mental Saúde escolar Saúde bucal Prevenção de acidentes Violência e maus-tratos

PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE / JOVEM • Adequação dos serviços de saúde às suas necessidades específicas, respeitando as características da atenção local vigente e os recursos humanos e materiais disponíveis • Respeito às características socioeconômicas e culturais da comunidade, além do perfil epidemiológico da população local • Participação ativa dos adolescentes e jovens no planejamento, no desenvolvimento, na divulgação e na avaliação das ações.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS NA ATENÇÃO Ética Privacidade Confidencialidade e sigilo EXCEÇÃO: situações que requerem quebra de sigilo - sempre que houver risco de vida ou outros riscos relevantes (abuso sexual, idéia de suicídio, informação de homicídio).

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO Identificação de profissionais para a equipe Capacitação técnica e para o relacionamento profissional – adolescente / jovem / família Fornecer material de aprendizagem ativa - construção de conhecimento Proporcionar ambiente de troca de experiências entre os profissionais Acompanhamento e avaliação do trabalho Proporcionar multiplicação da equipe e dos adolescente protagonistas Estabelecer níveis hierárquicos de atendimento  sistema de referência – contra-referência

SITUAÇÃO ATUAL DO PROSAD: O programa está oficialmente implantado nos 27 estados da federação e já foram treinados 130 multiplicadores em Atenção Integral à Saúde do Adolescente. Foram elaborados, impressos e distribuídos os seguintes documentos: Bases Programáticas do PROSAD; Normas de Atenção Integral à Saúde do Adolescente I, II e III Violência e Maus-Tratos contra a Criança e o Adolescente; Prevenir a violência: um desafio para educadores; Crescer sem violência: um desafio para educadores; Guia de Orientação sobre Sexualidade e Saúde Reprodutiva (Ficar... por dentro!) Adolescente Grávida e os Serviços de Saúde no Município (parceria com UNICEF); Pranchas de Tanner.

Centros Docentes Assistenciais:   É uma instância operacional das questões referentes à Saúde do Adolescente, devidamente reconhecido e credenciado pelo Ministério da Saúde, através da excelência tanto da assistência quanto da capacitação dos recursos humanos sob sua atividade de docência.

Conclusão: Na maioria das vezes, que uma atuação/informação precisa, no momento em que o adolescente busca atendimento, pode dar subsídios para que ele faça uma opção desejada de proteção á sua própria saúde. É assim, com modelos de conduta e informações, que aos poucos o adolescente vai criando seu estilo de vida. Por isso, a organização de serviços para adolescentes tornou–se uma proposta estratégia, porque é durante esta fase que o indivíduo adquire seus hábitos de vida.

Referências CRIAS Notícias – Centro de Recursos Integrados de Atenção à Saúde. Brasil: Secretária de Saúde reúne-se com equipe do Prosad, 29.01.2009. [on line] http://criasnoticias.wordpress.com/2009/01/29/brasil-secretaria-de-saude-reune-se-com-equipe-do-prosad Acesso em 13.09.2012. Instituto brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Comunicação Social. Contagem da População 2007. Publicado em 21 de dezembro de 2007. [on line] Disponível em http://www1.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=1065 Acesso em 13.09.2012 Ministério da Saúde. MARCO LEGAL - SAÚDE, UM DIREITO DE ADOLESCENTES. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005. Ministério da Saúde. Normas de atenção à saúde integral do adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, 1993. 1v, 2v, 3v. Ministério da Saúde. PROSAD. Programa Saúde do Adolescente. Bases Programáticas. Brasília: Ministério da Saúde, Nov.,1989, 24 p. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A Saúde de Adolescentes e Jovens. Uma metodologia de auto-aprendizagem para equipes de atenção básica de saúde. Módulo básico. 2.ª edição. Série F. Comunicação e Educação em Saúde. Brasília – DF, 2007. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios –Pnad, 2005.