Exemplos de questões contempladas pelos desenvolvimentalistas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias do Desenvolvimento
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA.
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
John Locke Empirismo.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Behaviorismo.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Estuda o desenvolvimento do ser humano
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
John Dewey ( ).
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Watson e o Comportamento
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PSICOMOTRICIDADE.
Psicologia do Desenvolvimento
DESENVOVIMENTO HUMANO (DH)
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Influências genéticas e ambientais
TEORIAS EMERGENTES Teoria Bioecológica Teorias Múltiplas
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Histórias de crianças e infâncias
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Qual o papel das visitas escolares a museus de ciências no ensino de ciências? Uma revisão das investigações Guisasola, Jenaro1; y Morentin, Maite2 1:
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
A História da Psicologia e a Educação
 Todos temos uma personalidade: patrimônio mais importante;  Por mais da metade da história da Psicologia como ciência, os psicólogos deram pouca atenção.
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
periodização da vida como construção social
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
PERSONALIDADE: por que estudar?
Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento humano I Tema: Introdução à Psicologia do Desenvolvimento

Exemplos de questões contempladas pelos desenvolvimentalistas:

Como podemos explicar as semelhanças (e as diferenças) no comportamento de pais e filhos?

Qual é a importância das pesquisas interculturais para a compreensão do desenvolvimento?

Ex.: engatinhar – caminhar Para quais aspectos do desenvolvimento existem padrões universais?

Ambiente estimulador e herança genética: qual é a influência relativa de cada fator sobre a inteligência?

Muitas famílias que querem adotar uma criança preocupam-se com a influência que a hereditariedade exerce sobre a personalidade. De acordo com a ciência do desenvolvimento, tal questionamento é pertinente?

Como o temperamento do bebê pode afetar seu ambiente e ser afetado por ele?

Jogos e filmes com cenas de violência podem instigar o comportamento violento?

A punição física pode ser uma prática disciplinar eficaz? Quando?

O que é desenvolvimento? “O desenvolvimento refere-se a contínuas e sistemáticas mudanças que um indivíduo vive no decorrer de sua vida”. Tratam-se de mudanças “padronizadas, relativamente permanentes”. Logo, estão excluídas as mudanças transitórias. (Shaffer, 2005, p. 2)

O desenvolvimento humano envolve tanto mudança quanto continuidade (Bee, 2003, p. 30). Assim, a ciência do desenvolvimento também está interessada nas continuidades desenvolvimentais, isto é, na relativa estabilidade de nossas características ao longo do tempo.

A ciência do desenvolvimento interessa-se ainda pelos caminhos normais e anormais do desenvolvimento (Shaffer, 2005, p. 2-3).

O desenvolvimento humano... é contínuo e cumulativo; é um processo holístico (portanto, a divisão em desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial deve ser lida didaticamente); Desenvolvimento físico: mudanças no corpo, no cérebro, na capacidade sensorial e habilidades motoras... Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental – aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento, linguagem... Desenvolvimento psicossocial: personalidade, relacionamentos sociais...

- O desenvolvimento humano pode ser alterado abruptamente em resposta a mudanças em um aspecto importante da vida do indivíduo, treinamento ou prática (plasticidade). Roberto Carlos Ramos Filme “ O contador de histórias”

Contudo, o potencial para mudança não é ilimitado. O filme “O garoto selvagem” conta a história de Victor de Aveyron, encontrado em 1799, com cerca de 11 anos, após viver em um bosque no sul da França.

O desenvolvimento humano... - é influenciado por mudanças sociais: eventos históricos, avanços tecnológicos, causas sociais. envolve um equilíbrio entre crescimento e declínio (multidirecionalidade). possui causalidade múltipla.

Quais são os objetivos dos estudiosos do desenvolvimento? Os estudiosos do desenvolvimento observam e descrevem o comportamento, buscam padrões de desenvolvimento e variações individuais, tentam explicar os fatos observados e, por fim, objetivam aplicar suas descobertas para otimizar o desenvolvimento e solucionar problemas reais (Shaffer, 2005, p. 3).

O estudo do desenvolvimento humano: A infância e a adolescência nem sempre foram vistas como fases distintas . Consequentemente, não eram objeto de observação e estudo sistemático. Até o século XVII, as crianças não teriam sido vistas como qualitativamente diferentes dos adultos (Ariès), embora algumas pesquisas históricas relativizem tal ideia.

A descoberta de germes e a imunização mostraram que os adultos podiam influir no que acontecia com as crianças. Leis de proteção às crianças e a abundância de mão de obra barata favoreceram a maior permanência das mesmas nas escolas. A nova ciência da psicologia ensinava que as influências que atingiam a infância ajudavam a compreender o adulto.

Líderes religiosos (séc Líderes religiosos (séc. XVII e XVIII) enfatizavam que as crianças são inocentes e frágeis, favorecendo, assim, que fossem enviadas às escolas para receberem educação religiosa e moral e também para se tornarem força de trabalho mais qualificada. Os debates de filósofos sociais influentes devem ter sido uma influência importante para a mudança no modo de se conceber a infância (XVII e XVIII).

Os filósofos debatiam se as crianças... 1 são inerentemente boas ou más. Bondade, pureza inata (Rousseau) Egoísmo inerente (Thomas Hobbes) Implicações sobre a criação das crianças: Liberdade para a criança seguir suas inclinações positivas. Controle e disciplina.

2 são produtos do ambiente ou de determinantes inatos. Os filósofos debatiam se as crianças... 2 são produtos do ambiente ou de determinantes inatos. Ideias inatas – Platão e Descartes. No nascimento, a mente é uma lousa em branco (tabula rasa) – empiristas (John Locke) . Interação entre forças externas e internas – Rosseau. 3 são ativas ou passivas diante do próprio desenvolvimento.

Podemos perceber que importantes debates teóricos entre os desenvolvimentalistas estão aí prefigurados: 1 Nosso desenvolvimento é determinados por fatores inatos ou pelas experiências? (cf. unidade 2) 2 Somos seres passivos ou ativos diante de nosso próprio desenvolvimento? Stanley Hall - plano de desenvolvimento inato (à semelhança do desenvolvimento da espécie). Watson – “Deem-me uma dúzia de bebês saudáveis... garanto pegar qualquer um aleatoriamente e treiná-lo para se tornar qualquer tipo de especialista que eu poderia escolher... independentemente de seus talentos, inclinações, capacidades, vocações e a raça de seus ancestrais”.

3 As mudanças desenvolvimentais são quantitativas ou qualitativas 3 As mudanças desenvolvimentais são quantitativas ou qualitativas? Natureza da mudança desenvolvimental: Mudança quantitativa Mudanças contínuas Graus “modelo da rampa” Mudança qualitativa Mudanças descontínuas Tipos “modelo da escada” Estágios

No final do século XIX, surgiu o primeiro estudo sistemático sobre crianças: as chamadas biografias de bebês. Nestes estudos de caso, faltavam objetividade e critérios de comparação. Por outro lado, ajudaram a tornar a infância um tópico digno de estudo científico.

O psicólogo Stanley Hall (1844-1924), considerado o fundador da Psicologia do desenvolvimento, formulou questionário para estudar o pensamento infantil de modo mais objetivo e em amostras maiores (final do século XIX). Enquanto isso, o jovem Freud formulava uma nova teoria que revolucionaria o conhecimento sobre as crianças. ***

Referências bibliográficas: Bee, H. (2003). A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed. Shaffer, D. R. (2005). Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Pioneira Thomson. Papalia, D. E. & Olds, S. W. (2000). Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.