Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
ARTE ROMÂNICA.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Barroco Brasileiro.
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
Romantismo.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO s.
A ARTE BARROCA.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
O Barroco O Barroco na península itálica
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Trabalho De Grupo Caracterização Do Século XVI;
BARROCO.
A arte e a mentalidade barroca
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
AULA 8 - O Barroco e o Rococó. Missão artística francesa.
ROCOCÓ.
Rembrandt (vídeo – Slides)
A arte e a mentalidade barrocas
Barroco no Brasil ( ).
Barroco.
ARTE BARROCA.
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
No tempo, espaço, características e seus representantes.
A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes;
ARTE BARROCA.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões,
Barroco Profª Patricia.
Rococó Uma arte ornamental.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
A ARTE BARROCA NA EUROPA
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO
7º Ano 3º Bimestre 2015 Artes Prof.Juventino
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Neoclassicismo e Romantismo
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Obras do mestre Aleijadinho
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
O BARROCO.
Barroco.
Arte Rococó O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo.
CONTEXTO HISTÓRICO BARROCO
Transcrição da apresentação:

Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre

Barroco O barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756.

Barroco "Barroco", uma palavra portuguesa que significava "pérola irregular", passou bem mais tarde a ser utilizada como termo desfavorável para designar certas tendências da arte seiscentista.

Barroco Arquitetura, escultura, pintura, todas as belas artes, serviam de expressão ao Barroco nos territórios onde ele floresceu: a Espanha, a França, a Itália, Portugal, os países católicos do centro da Europa e a América Latina.

Barroco Contrariamente à arte do Renascimento, que pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos, no Barroco há uma exaltação dos sentimentos, a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.

Barroco Além da temática religiosa, os temas mitológicos e a pintura que exaltava o direito divino dos reis (teoria defendida pela Igreja e pelo Estado Nacional Absolutista que se consolidava) também eram freqüentes.

Barroco Hoje, entende-se por estilo barroco uma orientação artística que surgiu em Roma na virada para o século XVII, constituindo até certo ponto uma reação ao artificialismo maneirista do século anterior.

Barroco O novo estilo estava comprometido com a emoção genuína e, ao mesmo tempo, com a ornamentação vivaz. O drama humano tornou-se elemento básico na pintura barroca e era em geral encenado com gestos teatrais muitíssimo expressivos, sendo iluminado por um extraordinário claro-escuro e caracterizado por fortes combinações cromáticas.

Pintura Barroca O método favorito empregado pelo barroco para ilustrar a profundidade espacial é o uso dos primeiros planos super dimensionados em figuras trazidas para muito perto do espectador e a redução no tamanho dos motivos no plano de fundo.

Pintura Barroca Outras características são a tendência de substituir o absoluto pelo relativo, a maior rigidez pela maior liberdade, predileção pela forma aberta que parecem apontar para além delas próprias, ser capazes de continuação, um lado da composição é sempre mais enfatizado do que o outro.

Pintura Barroca Outra característica marcante da pintura barroca em geral é o efeito de ilusão comum nos artistas. Manifesta-se claramente nas pinturas feitas em tetos e paredes de igrejas ou palácios. Os artistas pintam cenas e elementos arquitetônicos (colunas, escadas, balcões, degraus) que dão uma incrível ilusão de movimento e ampliação de espaço, chegando, em alguns casos, a dar a impressão de que a pintura é a realidade e a parede, de fato, não existe.

Pintura Barroca Outra característica da pintura barroca é a exploração do jogo de luz e sombra, como se pode observar, por exemplo, na obra do pintor italiano Caravaggio, que teve vários seguidores, dentro e fora da Itália.

Pintura Barroca Podemos citar como exemplos de artistas barrocos: Caravaggio Rubens Rembrandt El Greco Velázquez Vermeer Murillo Tintoretto

Pintura Barroca Michelangelo Merisi da Caravaggio “A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco - 1600-1601”

Pintura Barroca Rembrandt Harmenszoon van Rijn “A lição de Anatomia do Dr. Tulp – 1632”

Francesco Borromini “Igreja de Sant'Agnese in Agone, Roma” Arquitetura Barroca Francesco Borromini “Igreja de Sant'Agnese in Agone, Roma”

Rococó O estilo rococó desenvolveu-se como sucessor do barroco numa ampla gama de manifestações artísticas, entre as quais se incluíam a arquitetura, a música e a literatura, assim como a pintura. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero.

Rococó Na ourivesaria*, no mobiliário, na pintura ou na decoração dos interiores dos hotéis parisienses da aristocracia, encontram-se os elementos que caracterizam o Rococó: as linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais. Ourivesaria é a arte de trabalhar com metais preciosos

Rococó O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII.

Rococó Os pintores mais representativos foram François Boucher, Antoine Watteau e Jean-Honoré Fragonard. No Brasil o estilo revelou-se tardiamente, pois já no início do século XIX, na escultura de madeira e de pedra-sabão, na pintura mural e na arquitetura, com José Pereira Arouca, Francisco Xavier de Brito, Manuel da Costa Ataíde e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Rococó O rococó tem como principais características: Cores claras Tons pastéis e douramento Representação da vida profana da aristocracia Representação de Alegorias Estilo decorativo

Jean-Honoré Fragonard “A Leitora”

Antoine Watteau, “Embarque para Citera”

Fonte e fachada Palácio Real de Queluz, 1747-1807

Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho Anjo com o cálice da Paixão, Santuário de Congonhas Igreja de São Francisco em Ouro Preto, com uma magnífica portada em pedra-sabão realizada pelo Aleijadinho.

Créditos: Imagens: Internet Formatação: Viviane N. Apolinário