PMBOK 5ª Edição Capítulo 7

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PMBOK 5ª Edição Capítulo 7 Quanto vai custar? PMBOK 5ª Edição Capítulo 7 Gerenciamento de custos do projeto

Gerenciamento de custos do projeto Custo dos recursos necessários para terminar as atividades do cronograma. No entanto, também deve considerar o efeito das decisões do projeto sobre os custos de utilização, manutenção e suporte do produto, serviço ou resultado do projeto. Exemplo: a limitação do número de revisões de projeto pode reduzir o custo do projeto à custa de um aumento nos custos operacionais do cliente. Essa visão mais ampla do gerenciamento de custos do projeto muitas vezes é chamada de estimativa de custos do ciclo de vida e pode aprimorar a tomada de decisões.

Gerenciar custos do projeto 7.1 Planejar a gestão dos custos 7.2 Estimar os custos 7.3 Determinar o orçamento 7.4 Controlar os custos

7.1 Planejar a gestão dos custos Estabelecer as políticas, procedimentos e documentação para o planejamento, gerenciamento, efetivação dos gastos e controle dos custos do projeto. Deve considerar os requisitos do patrocinador para a realização de licitações e despesas – governo, privado, familiar, patrocinado...

7.1 Planejar a gestão dos custos Entradas .1 Plano de gestão do projeto Linhas de base do escopo, cronograma... .2 Declaração de trabalho / Termo de abertura / nome dado ao documento que autorizou o início do projeto na entidade.

7.1 Planejar a gestão dos custos .3 Fatores ambientais da empresa Condições do mercado. Bancos de dados comerciais. .4 Ativos de processos organizacionais Políticas de estimativa de custos. Modelos de estimativa de custos. Informações históricas. Arquivos do projeto. Conhecimento da equipe. Controles financeiros. Lições aprendidas.

7.1 Planejar a gestão dos custos Ferramentas e técnicas .1 Opinião especializada .2 Técnicas Analíticas Escolha de opções para financiamento Recursos próprios, ações, debêntures empréstimos, leasing... ROI, ponto de equilíbrio, valor presente... .3 Reuniões

7.1 Planejar a gestão dos custos Saídas .1 Plano de gestão do custo Unidades de medida, nível de precisão, confiabilidade disponível ou requerida Fronteiras de controle, variância Regras para medição de desempenho Formato de relatórios Descrições de procedimentos

7.2 Estimar custos A estimativa de custos das atividades do cronograma envolve o desenvolvimento de uma aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar cada atividade do cronograma, com a informação disponível nesta ocasião. Na aproximação dos custos, o avaliador considera as possíveis causas de variação das estimativas de custos, inclusive os riscos.

7.2 Estimar custos Entradas .1 Plano de gerenciamento dos custos .2 Estrutura analítica dos recursos do projeto .3 Declaração do escopo do projeto .4 Cronograma do projeto .5 Registro de riscos .6 Fatores ambientais da empresa .7 Ativos de processos organizacionais

7.2 Estimar custos Ferramentas e técnicas .1 Opinião especializada .2 Estimativas análogas Dados publicados para auxílio a estimativas .3 Estimativas paramétricas Uso de relações estatísticas entre dados históricos e outras variáveis .4 Estimativa “bottom-up” .5 Estimativa por 3 pontos mais provável, otimista, pessimista; distribuição triangulas (média das 3); distribuição ponderada (beta) com pesos 1, 4 ,1 / 6

7.2 Estimar custos Ferramentas e técnicas .6 Análise das reservas .7 Custo da qualidade .8 Software de gerenciamento de projetos .9 Análise de proposta de fornecedor .10 Técnicas de decisão em grupo

7.2 Estimar custos Saídas .1 Estimativas de custos das atividades .2 Detalhes que dão suporte à estimativa de custos da atividade .3 Atualizações para documentos do projeto

7.3 Determinar o orçamento Agregar os custos estimados para as atividades do cronograma ou do pacote de trabalho. São preparadas antes das solicitações de orçamento detalhado e da autorização do trabalho.

7.3 Determinar o orçamento Entradas .1 Plano de gerenciamento do custo .2 Declaração do escopo do projeto Estrutura analítica do projeto, Dicionário da EAP .3 Estimativas de custos das atividades .4 Detalhes que dão suporte à estimativa de custos da atividade .5 Cronograma do projeto

7.3 Determinar o orçamento Entradas .6 Calendários de recursos .7 Registro dos riscos do projeto .8 Acordos / Contratos .9 Ativos de processos organizacionais

7.3 Determinar o orçamento Ferramentas e técnicas .1 Agregação de custos .2 Análise das reservas .3 Opinião Especializada .4 Relações Históricas .5 Reconciliação dos limites de financiamento

7.3 Determinar o orçamento Saídas .1 Linha de base dos custos .2 Necessidade de financiamento do projeto .3 Atualizações para os documentos do projeto

.1 Linha de base dos custos As estimativas de custos vem acompanhadas de reservas para contingências

.2 Necessidades de financiamento do projeto

7.4 Controlar custos Garantir que houve um acordo em relação às mudanças solicitadas; Monitorar as mudanças reais quando e conforme ocorrem; Garantir que os possíveis estouros nos custos não ultrapassam o financiamento autorizado periodicamente e no total para o projeto.

7.4 Controlar custos Monitorar o desempenho de custos para detectar e compreender as variações em relação à linha de base dos custos; Evitar que mudanças incorretas, inadequadas ou não aprovadas sejam incluídas nos custos relatados ou na utilização de recursos; Informar as partes interessadas adequadas sobre as mudanças aprovadas.

7.4 Controlar custos Entradas .1 Plano de gerenciamento do projeto Linha de base dos custos, plano de gestão .2 Necessidade de financiamento do projeto .3 Informações sobre o desempenho do trabalho .4 Ativos de processos organizacionais

7.4 Controlar custos Ferramentas e técnicas .1 Análise de valor agregado Valor planejado (VP). Valor agregado (VA). Custo real (CR). Estimativa para terminar (EPT) e estimativa no término (ENT). Variação de custos (VC). Variação de prazos (VP). Índice de desempenho de custos (IDC). IDC cumulativo (IDCC). Índice de desempenho de prazos (IDP)... Para usar esses valores no Project, View / Tables / More Tables / Earned Value e F1 sobre cada título de coluna

7.4 Controlar custos .2 Previsão Realização de estimativas ou prognósticos de condições futuras do projeto com base nas informações e no conhecimento disponíveis no momento da previsão. .4 Análises de desempenho do projeto Comparação do desempenho do custo no tempo com os planejados .5 Software de gerenciamento de projetos .6 Análise das reservas

7.4 Controlar custos Saídas .1 Informações de desempenho do trabalho .2 Previsões de custos até o término .3 Mudanças solicitadas .4 Atualizações para o plano de gerenciamento do projeto .5 Atualizações para documentos do projeto .6 Ativos de processos organizacionais (atualizações)

Gerenciamento de custos do projeto Quanto custou? Gerenciamento de custos do projeto