Introdução à Nanotecnologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mecânica Quântica: Função de Onda
Advertisements

O Mundo dos Quanta Luiz Davidovich - UFRJ.
FÍSICA MODERNA  Efeito Fotoelétrico  Aplicação Prática
Natureza Dual da Matéria
Laudo Barbosa (07 de Novembro, 2006)
Questão 01: Depois de anos de interrupção, ocorreu neste ano (2005) a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas.
“ Se não se sentirem chocados com a Mecânica Quântica, então não a compreenderam”. Niels Bohr “Ninguém compreende a Mecânica Quântica” Richard Feynman.
ÁTOMOS: ESTRUTURA ELETRÔNICA.
Efeito Fotoelétrico Traduzido de www
EE-03 FUNDAMENTOS DE FOTÔNICA
Fótons – A natureza corpuscular da radiação
Curso de Pós- Graduação em Física
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
FÍSICA MODERNA 1 Prof. Cesário EFEITO FOTOELÉTRICO.
A Física do século XX Nicolau Gilberto Ferraro Paulo A. Toledo Soares.
Efeito Fotoelétrico.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Conceitos básicos sobre Radiação
EFEITO FOTOELÉTRICO TEMPORADA 2013 DISCIPLINA: FÍSICA 1
Capítulo 38 – Fótons e Ondas de Matérias
EFEITO FOTOELÉTRICO Maria Inês Castilho MPEF Setembro 2002.
FÍSICA MODERNA 1 IVAN SANTOS. EFEITO FOTOELÉTRICO O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material metálico, quando exposto a um tipo de.
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
Cap. 38 – Fótons e ondas de matéria
Modelo atômico de Bohr.
Modelo Quântico.
Introdução à Nanotecnologia
Os Postulados da Mecânica Quântica
Final do Século XIX Professor Leonardo
AULA DE EXERCÍCIOS
Final do Século XIX Professor Leonardo
Dualidade Onda Partícula
Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza
Ondas.
Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos
B . ONDA: é qualquer perturbação em um meio. Quanto à NATUREZA
Ondas.
Questão 01: Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 Kg, com centros igualmente espaçados.
B . Prof. Edson Cebola Semi – aula 4
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
A NATUREZA DA LUZ Física – 7D Aula 20.
. B Semi – aula 2 Prof. Edson Cebola
O nascimento da Mecânica Quântica
Estrutura eletrônica dos átomos
Universidade Federal de Itajubá
Efeito Fotoelétrico.
Nome: Paulo Henrique Dias Ferreira Rodrigo Georgétti Vieira
A Revolução da Física Moderna
O Efeito Fotoelétrico e uma Nova Visão para a Luz
Carga do elétron: experimento de Millikan
Concepções de luz na física moderna. Semana 1
Aula-10 Mais Ondas de Matéria II
EFEITO FOTOELÉTRICO Viviane Stoeberl
Estrutura eletrônica dos átomos
. Prof. Edson Cebola B ÓPTICA Do grego óptike ou do latin optice: é a parte da Física que estuda a propagação e o comportamento da luz, bem como os fenômenos.
QUIMICA Cap. 6 Integrantes: Bruno Antonio Carlos.
Estrutura eletrônica dos átomos
Prof: Hugo Cesário.
Característica ondulatória da matéria
EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Difração de Elétrons Alunos: Paulo Henrique Dias Ferreira Rodrigo Georgétti Vieira.
Caracterização da Matéria
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO FÍSICA MOSTRA DE EQUAÇÕES Felipe Junior.
Luz, onda ou partícula?.
É uma onda eletromagnética
EFEITO FOTOELÉTRICO e e. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies metálicas. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies.
EFEITO FOTOELÉTRICO DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
Postulado de de Broglie
Ondas Eletromagnéticas. Espectro Eletromagnético.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Nanotecnologia Introdução à Mecânica Quântica Dualidade onda-partícula “Não leve essa aula muito a sério… apenas relaxe e desfrute dela. Vou contar para vocês como a natureza se comporta. Se você admitir simplesmente que ela tem esse comportamento, você a considerará encantadora e cativante. Não fique dizendo para si próprio: “Mas como ela pode ser assim?” porque nesse caso você entrará em um beco sem saída do qual ninguém escapou ainda. Ninguém sabe como a natureza pode ser assim”. Richard Feynman (1918-1988) Prêmio Nobel de Física 1965

1.1 - A mecânica dos objetos microscópicos Mecânica clássica - Mecânica dos objetos macroscópicos: Leis de Newton. Partículas ou corpúsculos. Física corriqueira, intuitiva. Física das ondas: Ondas sonoras, eletromagnéticas. Difração e interferência. Mecânica quântica: Mecânica dos objetos microscópicos (átomos e elétrons, por exemplo). Se comportam em muitas situações como partículas e em outras como ondas. Mecânica quântica: teoria abstrata ou aplicada? Invenções que só foram possíveis por causa da mecânica quântica: computador, laser, energia nuclear, imagens de ressonância magnética, etc. Em 2000, a revista Scientific American estimou que 1/3 do produto interno bruto dos EUA estava ligado à mecânica quântica!

1.2 - A experiência de fenda dupla com projéteis http://www.physik.uni-muenchen.de/didaktik/Computer/Doppelspalt/dslit.html Descrição Simulação Projéteis chegam em pacotes idênticos Projéteis não apresentam interferência

P1 P12 P2 http://www.upscale.utoronto.ca/GeneralInterest/Harrison/DoubleSlit/DoubleSlit.html

1.3 - A experiência de fenda dupla com ondas Detetor móvel I1 I12 Fonte I2 Anteparo x x Ondas podem ter qualquer intensidade: contínua, não discreta. Ondas mostram interferência:

Interferência construtiva (=0): Casos especiais: Interferência construtiva (=0): Interferência destrutiva (=): x d1 1 d2 2

Elétrons chegam em pacotes idênticos: são como “bolinhas”! 1.3 - A experiência de fenda dupla com elétrons Supondo que o impacto de um elétron no detetor produza um som de “clique”: Todos os “cliques” são idênticos. Os “cliques” acontecem de forma bastante errática. O instante de chegada dos elétrons parece ser imprevisível. Nunca escutamos dois “cliques” simultaneamente, ou seja, os elétrons chegam um de cada vez. Elétrons chegam em pacotes idênticos: são como “bolinhas”! Podemos medir a probabilidade ou taxa média de chegada do elétron em uma certa posição x. Simulação

Elétrons apresentam interferência!!! Detetor móvel P1 P12 Fonte de elétrons P2 Para elétrons: Anteparo x x Decididamente, elétrons NÃO são como “bolinhas”…

Resumo Projéteis chegam em pacotes idênticos e não apresentam interferência: Ondas podem ter qualquer intensidade e apresentam interferência: Elétrons chegam em pacotes idênticos e apresentam interferência! Dualidade onda-partícula: Elétrons às vezes se comportam como ondas, outras vezes como partículas

1.4 - A luz como partícula: O Efeito Fotoelétrico Hertz (1886) Millikan (1914) Nobel 1923 Lenard Corrente vs. voltagem para luz de mesma frequência mas intensidades diferentes Elétrons são emitidos com energia cinética máxima: Potencial de retardo ou potencial de corte

Problemas com a teoria clássica: V0 em função da frequência da luz  Problemas com a teoria clássica: Intensidade: Energia máxima dos elétrons emitidos deveria depender da intensidade da onda eletromagnética. Frequência: Efeito fotoelétrico deveria ocorrer para qualquer frequência. Tempo de atraso: Para luz suficientemente fraca, o elétron só poderia ser emitido quando acumulasse energia suficiente da onda, que deveria ser absorvida de forma contínua. Nenhum tempo de atraso jamais foi detectado. V0 0 Frequência de corte  Tmax = 0 , elétrons não são mais arrancados do eletrodo

A hipótese do fóton - Albert Einstein, 1905 (Nobel 1921) Energia da luz é quantizada em “pacotes” (fótons) de valor E = h, onde h = 6,63×10-34 J.s é a constante de Planck O fóton carrega também momento linear: Energia é transferida de forma discreta, através de processos individuais de colisões entre 1 fóton e 1 elétron W W W : função trabalho (propriedade do material)

Inclinação da reta fornece a constante de Planck! Fótons com energia h < W não vão conseguir arrancar elétrons do metal: h 0= W V0 Inclinação da reta fornece a constante de Planck! Millikan obteve h = 6,57×10-34 J.s 0 

Aplicação: célula fotoelétrica

1.4 – Ondas de matéria Como obter P12? Use a matemática das ondas! Associar uma onda ao elétron: Louis de Broglie (Tese de Doutorado, 1924; Nobel 1929) Mesmas relações sugeridas por Einstein para fótons: Exemplo: elétron com energia cinética de 100 eV, qual o comprimento de onda?

Verificação experimental: difração de elétrons por cristais (Davisson-Germer e Thomson, 1927; Nobel 1937) Microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução Davisson Thomson “J. J. Thomson (pai) mostrou que o elétron é uma partícula, G. P. Thomson (filho) mostrou que o elétron é uma onda” Nanopartícula de CdSe

Por que as propriedades ondulatórias da matéria não são notadas no dia-a-dia? Problema: qual o comprimento de onda de um objeto de 1 kg movendo-se a 10 m/s?