A sociologia de Dürkheim;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Professora: Karina Oliveira Bezerra
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Individualismo Coletividade.
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1. Antecedentes e as condições históricas. 2. DURKHEIM.
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
Visão de mundo = natureza das ideias
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Profª Karina Oliveira Bezerra
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Karl Marx e a História da Exploração
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Clássicos da Sociologia:
O materialismo histórico
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Sociedades Humanas por que tantas ?
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Socialismo.
Sociologia Por quê?.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
IDEOLOGIA.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
A sociologia como ciência
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Pensadores clássicos da sociologia
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
O Pensamento Sociológico Clássico
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Positivismo.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
As bases do pensamento de Marx
Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA CLÁSSICA: positivismo - uma primeira forma de pensamento social. A sociologia de Dürkheim; Karl Marx e a história da exploração do homem; Sociologia alemã: a contribuição de Max Weber.

Positivismo: Augusto Comte. Auguste Comte (1798-1857) foi assistente de Saint-Simon. Pretendia interferir na ordem social a fim de acelerar e otimizar seu desenvolvimento.

Positivismo: Augusto Comte. Pregava a restauração da ordem, orientando a indústria, a produção, as relações sociais e trabalhistas oriundas daí. A ciência poderia desempenhar a mesma função de conservação social que a religião tivera no sistema feudal.

Positivismo: Augusto Comte. A ciência da sociedade deveria "descobrir essas normas que pudessem guiar a conduta da classe trabalhadora, refreando seus possíveis ímpetos revolucionários".

Positivismo: Augusto Comte. Transição do feudalismo ao capitalismo: "anarquia e desordem", Comte pretendia "restabelecer a norma nas idéias e nos conhecimentos, criando um conjunto de crenças comuns a todos os homens".

Positivismo: Augusto Comte. Segundo Comte: “A sociologia positivista considerava que a ordem existente era, sem dúvida alguma, o ponto de partida para a construção da nova sociedade".

Positivismo: Emile Durkheim. Emile Durkheim (1858 - 1917). Viveu um período marcado por avanços tecnológicos, greves e acirramento dos conflitos nas relações trabalhistas.

Positivismo: Emile Durkheim. “As dificuldades práticas só podem ser definitivamente resolvidas através da prática e da experiência cotidiana. Não será um conselho de sociólogo, mas as próprias sociedades que encontrarão a solução”.

Positivismo: Emile Durkheim. Visão otimista da nascente sociedade industrial. Considerava que “a crescente divisão do trabalho, que estava ocorrendo a todo vapor na sociedade européia, acarretava, ao invés de conflitos sociais, um sensível aumento da solidariedade entre os homens".

Positivismo: Emile Durkheim. Durkheim acreditava que "inexistia um novo e eficiente conjunto de idéias morais que pudessem guiar o comportamento dos indivíduos". Referia-se a Anomia (ausência de regras claramente estabelecidas).

POSITIVISMO Preocupação básica do positivismo: manutenção e preservação da ordem capitalista.

SOCIALISMO O socialismo realizará críticas radicais à sociedade emergente ressaltando seus antagonismos e contradições. POSITIVISMO X SOCIALISMO.

Socialismo: Marx e Engels. Os socialistas Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1903), formularam o conhecimento crítico e negador da sociedade capitalista.

Socialismo: Marx e Engels. “O TRABALHADOR É TANTO MAIS POBRE QUANTO MAIS RIQUEZA PRODUZ, QUANTO MAIS CRESCE A SUA PRODUÇÃO EM POTÊNCIA E EM VOLUME. O TRABALHADOR CONVERTE-SE EM UMA MERCADORIA TANTO MAIS BARATA QUANTO MAIS MERCADORIAS PRODUZ. A DESVALORIZAÇÃO DO MUNDO HUMANO CRESCE NA RAZÃO DIRETA DA VALORIZAÇÃO DO MUNDO DAS COISAS. A DESVALORIZAÇÃO DO MUNDO HUMANO CRESCE NA RAZÃO DIRETA DA VALORIZAÇÃO DO MUNDO DAS COISAS. O TRABALHO NÃO APENAS PRODUZ MERCADORIAS, PRODUZ TAMBÉM A SI MESMO E AO OPERÁRIO COMO MERCADORIA, E JUSTAMENTE NA PROPORÇÃO EM QUE PRODUZ MERCADORIAS EM GERAL”. KARL MARX.

Socialismo: Marx e Engels. Para Marx e Engels os conflitos e as oposições entre as classes sociais eram o motor da história o que os levou a formular o materialismo histórico, afirmando que "a investigação de qualquer fenômeno social deveria partir da estrutura econômica da sociedade".

Socialismo: Marx e Engels. Para Marx e Engels os fatos econômicos eram a "base sobre a qual se apoiavam os outros níveis da realidade como a religião, a arte e a política, e a análise da base econômica da sociedade deveria ser orientada pela economia política" (MARTINS, p.57).

Socialismo: Marx e Engels. A teoria social que surgiu a partir do marxismo estabeleceu a ligação entre teoria e prática, ciência e interesse de classe. O conhecimento da realidade social deveria se converter em um instrumento político capaz de orientar os grupos e as classes sociais para a transformação da sociedade.

POSITIVISTAS X MARXISTAS. POSITIVISTAS: pretendiam solucionar os "problemas sociais" e estabelecer o "bom funcionamento" da sociedade. SOCIALISTAS: conferiram à sociologia vocação crítica.

POSITIVISTAS X MARXISTAS. Os positivistas acreditavam que a divisão do trabalho gerava a solidariedade entre os homens. Os socialistas acreditavam que a divisão do trabalho gerava relações de exploração, antagonismo e alienação.

O CONCEITO DE ALIENAÇÃO. Marx desenvolve o conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção. Alienava, também, o trabalhador do fruto do seu trabalho, que também á apropriado pelo capitalista. Dessa forma, escreve-se a base da alienação econômica do homem sob o capital.

MAX WEBER. Max Weber (1864-1920) foi considerado um crítico resignado do capitalismo. Considerava as desigualdades do sistema capitalista inevitáveis à sua própria evolução.

MAX WEBER. “A tarefa do professor é servir aos alunos com o seu conhecimento e experiência e, não, impor-lhes suas opiniões políticas pessoais”.

MAX WEBER. Weber afirmava que a análise sociológica deveria ser isenta de juízos de valor. Segundo ele, o objetivo da Sociologia é identificar e entender como e porque nascem as regras na sociedade e como elas funcionam. Para Weber, a aparição do capitalismo não surgia unicamente das transformações econômicas, porque as idéias e valores culturais ajudam na constituição de uma sociedade e influenciam nossas ações individuais.

MAX WEBER. A obra de Weber é marcada pela análise teórica e empírica dos fatos econômicos, históricos e culturais, bem como pelo seu compromisso em fazer ciência, sem cair em pressupostos valorativos ou em concepções de mundo.

MAX WEBER. A sociedade e seus sistemas não pairam acima e não são superiores ao indivíduo. As regras e normas sociais não são analisadas como exteriores à vontade dos indivíduos. A sociedade e seus sistemas seriam o resultado de um conjunto complexo de ações individuais, na quais os agentes escolheriam, a todo o momento, diferentes formas de conduta.

MAX WEBER. As grandes idéias coletivas que norteiam a sociedade, como o Estado, o mercado e as religiões, só existiriam porque muitos indivíduos orientariam, reciprocamente, suas ações em determinado sentido comum. De fundamento individualista, o pensamento Weberiano privilegia a parte sobre o todo, uma vez que SUA PERSPECTIVA PRESSUPÕE QUE O COLETIVO SE ORIGINA NO INDIVIDUAL.