AMÉRICA LATINA CARACTERIZAÇÃO GERAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

América do Sul C.4 – p. F37 3ª Série EM.
8º série – Recuperação ANUAL: parte II
A América Pré-Colombiana
América Latina : Quadro natural
REGIONALIZAÇÃO DAS AMÉRICAS Do ponto de vista da regionalização das américas, podemos dividi-las ou regionaliza- las basicamente em dois critérios principais,
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Regionalização da América
Regionalização do continente americano
A regionalização por critérios socioeconômico
Clima e Vegetação da América
A ocupação da América e do Brasil
C.1 AMÉRICA 3ª SÉRIE PÁGINA F1.
A América Central e o Caribe Capítulo 8 – 3º Bimestre
A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS SOCIOECONÔMICO 8º ANO
AMÉRICA Relevo.
GEOGRAFIA PROF. EDUARDO
Divisão do continente americano
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
Recuperação Anual de Geografia
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL
AMÉRICA AMÉRICA LATINA.
Á F R I C A.
América Latina Unidade e diversidade.
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
América Latina.
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
América do Sul.
Prof. José Victor GayLussac
GEOPOLÍTICA DA AMÉRICA LATINA
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.

América Central Prof. Rudimir.
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Uma viagem pela América
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
América Latina.
América.
América Latina.
As Américas América Latina.
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
CONTINENTE AMERICANO..
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
AMÉRICA LATINA.
América Central Aspectos naturais e povoamento.
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
América Anglo-Saxônica
Geografia OCEANIA.
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
Revisão 3° EM – Abril de 2014.
Aspectos humanos da América Latina
América Andina A América andina são os países que possuem a cordilheira dos Andes presente em seu território.
As Américas - América do Norte - América Central - América do Sul
O Continente americano
Revisão 8º ano.
América Central.
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico.
Geografia Revisão.
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL  O Brasil possui uma área total de Km², o que faz dele o quinto maior país do mundo em extensão territorial. 
América Aspectos gerais.
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
 REGIONALIZAÇÃO COM BASE NO CRITÉRIO HISTÓRICO-CULTURAL
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
Transcrição da apresentação:

AMÉRICA LATINA CARACTERIZAÇÃO GERAL

Objetivos a. Situar a América Latina no mundo. b. Reconhecer os limites e as posições astronômica e geográfica. c. Descrever as principais características do quadro físico. d. Identificar as regionalizações do ponto de vista geográfico e socioeconômico.

a. Situar a América Latina no mundo

Nome da região: América Latina Localização: Conformada pela América do Sul, América Central e México (América do Norte), e banhada pelo oceano Atlântico e Pacífico; Idiomas: Português, Espanhol, Francês e línguas indígenas. Superfície: Cerca de 21.000.000 km²

População/Origem dos povos Aprox. 500 milhões (2006). (Ameríndios e Eurameríndios) Ameríndios ou índios são nomes dados aos habitantes humanos da América antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais. São também chamados de povos pré-colombianos. Os vestígios mais antigos encontrados na América (pinturas rupestres e objetos de pedra) foram encontrados no estado do Piauí. Acredita-se que tais vestígios tenham 40 mil anos.

População/Origem dos povos Em Minas Gerais (Lapinha em Pedro Leopoldo) foi encontrado o crânio de “Luzia” em 1975. Sendo este o fóssil humano mais antigo já encontrado na América. Estudos apontam que “Luzia” tenha aproximadamente 14 mil anos.

População/Origem dos povos Ao estudar a morfologia craniana de Luzia, os estudiosos encontraram traços que lembram os atuais aborígines da Austrália e os negros da África. Formulou-se a hipótese de que o povoamento das Américas teria sido feito por duas correntes migratórias de caçadores-coletores: Uma vinda da Ásia, provavelmente pelo estreito de Bering através de um corredor de terra que se formou com a queda do nível dos mares durante a última idade do gelo. A outra vinda da Oceania, em canoas, pelo Oceano Pacífico.

População Ameríndia Entres os Ameríndios destacam-se: Astecas (que habitavam áreas onde hoje corresponde ao México); Maias (que habitavam áreas da América Central); Incas (que habitavam uma vasta área da Cordilheira dos Andes). Essa população já estava bastante evoluída quanto à arquitetura e técnicas agrícolas. Esses grupos de ameríndios resistiram à colonização.

Povos Eurameríndios/Colonização Na porção Norte – os ingleses e franceses imprimiram uma colonização voltada para povoamento. Na porção Sul – os espanhóis e os portugueses imprimiram uma colonização voltada para a exploração de matérias-primas (vegetais e minerais)

Povos Eurameríndios/Colonização Os Holandeses, franceses e ingleses ocuparam uma pequena porção no norte da América do Sul . Tais áreas hoje correspondem à Guiana Francesa, Suriname e Guiana. Foram ocupadas para o plantio de Cana-De-Açúcar. Ainda hoje a Guiana Francesa é uma colônia.

d. Identificar a regionalização do ponto de vista geográfico e socioeconômico.

O continente americano possui duas formas de regionalização: do ponto de vista físico e do ponto de vista histórico-cultural.   Divisão Geográfica (DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS PORÇÕES DE TERRA) – América do Norte, América Central e América do Sul; AMÉRICA DO NORTE AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA DO SUL

  HISTÓRICO - CULTURAL (ORIGEM DA LÍNGUA DO COLONIZADOR) – América Anglo-Saxônica e América Latina.

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA:   EUA e Canadá; Predomina o inglês, uma língua anglo-saxônica (origem germânica); Prevaleceu o que chamamos de “colônias de povoamento”. Nas colônias de povoamento, os colonizadores vinham em busca de uma nova pátria. Não foi realizada com mão-de-obra escrava, e sim por levas de europeus que saíram do seu continente por causa de conflitos e guerras religiosas da época e vieram com interesses não-mercantis. Eram cidadãos que queriam construir um NOVO MUNDO, uma nova Europa.

 AMÉRICA LATINA:  Área compreendida desde o México até o Chile e Argentina; Predomina o espanhol e o português, línguas originadas do latim; Prevaleceu o que chamamos de “colônias de exploração”; Elementos unificadores: Formação histórica; Atual situação de dependência e subdesenvolvimento.    CONSEQÜÊNCIAS DA EXPLORAÇÃO MERCANTILISTA NAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS:  Os melhores solos são destinados ao cultivo de gêneros para exportação; Basicamente, exportação de produtos primários e importação de industrializados; Concentração populacional no litoral; Concentração de terras; Desigualdade social.  

Limites e as posições astronômicas e geográficas 33 PAÍSES; ÍNUMERAS POSSESSÕES EUROPÉIAS; PREDOMÍNIO DA COLONIZAÇÃO IBÉRICA; LÍNGUAS LATINAS; EXTREMO SETENTRIONAL – TIJUANA / MÉXICO; EXTREMO MERIDIONAL – USHUAIA NA ARGENTINA; ABRANGE DUAS ZONAS TÉRMICAS (TROPICAL PREDOMINANTE E TEMPERADA DO NORTE E DO SUL);

América Central Continental e Insular América Central Continental corresponde aos países do istmo que liga a América do Sul e a América do Norte. América Central Insular corresponde às ilhas do Mar das Antilhas ou Mar do Caribe. Pode ser dividida em Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas.

c. Descrever as principais características do quadro físico GEOLOGIA RELEVO CLIMA VEGETAÇÃO HIDROGRAFIA

Consequências Colisão da Placa de Nazca com a Placa Sul Americana: Formação do dobramento denominado Cordilheira dos Andes; Terremotos; Vulcões; Países mais diretamente afetados: Chile, Equador e Peru. Colisão da Placa do Caribe com a Placa de Cocos Cadeias de montanhas em países da América Central; Terremotos/tsunamis Vulcanismo Países mais diretamente afetados: Haiti, República Dominicana, Cuba, Nicarágua, Guatemala, El Salvador

Terremoto no Chile

Terremoto no México

PANORAMA GERAL DO RELEVO E DA HIDROGRAFIA DA AMÉRICA DO SUL ESTRUTURA GEOLÓGICA ANTIGA -ESCUDOS CRISTALINOS - PLANALTOS E SERRAS (Processos de erosão superam os de formação) – Altitude máxima – Pico da Neblina com 2993 metros. DOBRAMENTO MODERNO– CORDILHERIA DOS ANDES (Os processos de formação superam os de erosão) Altitude máxima – Pico do Aconcágua com 6960 metros.

Cordilheira dos Andes – Lago Tectônico

PANORAMA GERAL DO RELEVO E DA HIDROGRAFIA DA AMÉRICA DO SUL PLANÍCIE DO ORINOCO PLANÍCIE AMAZÔNICA PLANÍCIE PLATINA NAS PLANÍCIES OS PROCESSOS DE SEDIMENTAÇÃO SUPERAM OS DE EROSÃO. FORMAÇÃO DAS BACIAS SEDIMENTARES.

PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL E INSULAR

PANORAMA GERAL DO RELEVO E DA HIDROGRAFIA DA AMÉRICA CENTRAL

PANORAMA GERAL DO RELEVO E DA HIDROGRAFIA DO MÉXICO

CLIMA E CORRENTES MARÍTIMAS EQUATORIAL TROPICAL (América Central e norte da América do Sul) SUBTROPICAL (o Uruguai está totalmente nesta faixa) FRIO DE MONTANHA (Maior influência da altitude, mesmo na zona tropical) DESÉRTICO MEDITERRÂNEO SEMI-ÁRIDO Corrente fria da Califórnia – Deserto no México Ameniza o inverno europeu 1 7 2 4 6 3 Corrente de Humbolt – fria – Formação do Deserto de Atacama. 5

VEGETAÇÃO FLORESTA EQUATORIAL (Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Guianas, América Central). CERRADO/Savana FLORESTA BOREAL (CONÍFERAS) ESTEPES E PRADARIAS DESERTO VEGETAÇÃO DE ALTITUDE 1 DESERTO DO ATACAMA – O MAIS ÁRIDO DO MUNDO 2 6 5 3 4 5

SUB-REGIÕES DA AMÉRICA LATINA

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL E INSULAR Colonizado por ingleses Disputas por terras. Os países mais pobres do istmo. Menor país do istmo Maior estabilidade. Não possui Forças Armadas.

AMÉRICA ANDINA

AMÉRICA PLATINA

GUIANAS

Sub-regiões - Geopolítica MERCOSUL MERCADO COMUM DO SUL BLOCO ECONÔMICO DO TIPO UNIÃO ADUANEIRA

PACTO ANDINO

MCCA – MERCADO COMUM CENTRO AMERICANO