DOIS MUNDOS EM UM SÓ PLANETA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
Advertisements

Colóquio Internacional O capitalismo com dominância financeira: uma análise comparada dos países avançados e emergentes Integração produtiva Campinas,
Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar.
Subdesenvolvimento.
Guerra Fria Geografia.
O MUNDO ATUAL.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Desenvolvimento Econômico - Visão Geral
Regionalização por nível de Desenvolvimento
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
Regionalização do Espaço Geográfico Mundial
Geografia Geral Prof. JORGE.
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Obstáculos ao Desenvolvimento
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul
DOIS MUNDOS E UM SÓ PLANETA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
A globalização econômica nos anos 1990
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Crescimento econômico
Divisão Internacional do Trabalho
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
Globalização: Boa ou ruim?.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
subdesenvolvidos e IDH
GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
América Platina.
EUROPA: POPULAÇÃO E ESPAÇO
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
A Dinâmica Populacional
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Revisão.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO Tópico 02 Módulo 15
Produção Econômica da América Latina – parte II
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Globalização.
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Princípios da Geografia Econômica
Aspectos positivos Aspectos Negativos
Origens e bases do mundo global.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Revisão para a prova.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Desigualdade e Globalização;
DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

DOIS MUNDOS EM UM SÓ PLANETA

Países do Norte x Países do Sul

Norte x Sul Essa nomenclatura serve para diferenciar dois mundos com níveis distintos de desenvolvimento; A Opulência dos países do Norte contrasta com a Miséria da maior parte da população dos países do Sul; Nem todos os países do Sul são subdesenvolvidos. Ex.: Austrália e Nova Zelândia;

A linha imaginária que separa os países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (em desenvolvimento) é o Equador Geoeconômico; O Equador Geoeconômico é uma linha tortuosa; Com diferentes graus de desenvolvimentos, estão localizados no hemisfério norte, enquanto os países em desenvolvimento, com vários estágios de econômicos localizados no Sul.

Estado São quatro os principais elementos que forma um Estado: Território; População; Soberania; Autoridade. Após a 2ª Guerra Mundial o número de estados aumentaram muito.

Heterogeneidade: As notáveis diferenças entre os Estados Espacial – apenas sete países cobrem metade da superfície terrestre. Demográfica – apenas dois países representa 1/3 da população mundial. Áreas Atrativas e Repulsivas – busca de melhores condições de vida, segurança, saúde, emprego, etc. Outras Diferenças – Crise das Coréias, Coréia do Sul economicamente na ásia, está atrás apenas do Japão e da China, Coréia do Norte (estagnação econômica).

Analisar a Tabela da página 12 do livro texto.

Países do Sul O Sul em mutação - Problemas: PIB – Ex. Chile x França Pobreza, Saúde, nutrição,expectativa de vida; Mortalidade infantil Crescimento demográfico; Desemprego; Moradias; Segurança

Características do Países do Sul Nível tecnológico reduzido; Exportação de produtos menos valorizados; Menor captação de recursos financeiros; Baixo investimento em pesquisa, ciência e tecnologia; Incapacidade de gerar novas tecnologias.

Melhoria dos Países do Sul Os países do Sul apresentaram uma melhoria nos últimos 30 anos: Mesmo assim as disparidades Norte x Sul cresceram. Mas com exceções, a recuperação não ocorreu e nem todas as populações foram beneficiadas. As condições de existências estão melhorando: A pobreza marca 1/3 da população Expectativa de vida aumentou; Taxa de Analfabetismo está sendo reduzida; Na A.Latina 15 milhões de pessoas saíram da pobreza.

Países do Norte O desenvolvimento de um país ocorre quando há um crescimento econômico representado pelo aumento da produção de bens e serviços, acompanhado da melhoria do padrão de vida da sua população.

Países do Norte Em relação aos indicadores, as características mais determinantes são: O grau de industrialização; Assim são observados uma intensa industrialização e economias estáveis com tendências de crescimentos nos países do Norte desenvolvidos. Nível tecnológico avançado;

Maior captação de recursos financeiros; Grandes investimentos em pesquisa, ciências e tecnologias; Desenvolvimento de novas tecnologias; Exportação de produtos altamente valorizados; Elevada renda per capita e nível de consumo; Elevados índices de desenvolvimento humano.

A ONU regionaliza os países conforme o nível de desenvolvimento, levando em consideração vários indicadores econômicos e sociais, como: Renda Per Capta; Expectativa de Vida; Taxa de analfabetismo; Taxa de Crescimento Demográfico; Taxa de Mortalidade Infantil. IDH

Globalização

Globalização: Norte x Sul Este processo teve inicio com o fim da Guerra Fria; Mundialização da Economia; A internet, rede mundial de computadores; revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação do planeta. Troca de dados, voz e imagens tornaram-se instantâneas. Os países do norte dominam mais da metade do comércio mundial.

A atual mobilidade do mercado mundial permite que grandes empresas (transnacionais), sediadas nos países do Norte, façam recolocações de suas fábricas normalmente nos países do Sul. Esse mecanismo é usado para reduzir gastos com mão-de-obra, como salários mais baixos, matéria-prima abundante e barata, incentivos fiscais, etc., obtendo assim menores custos nas produções

Exemplo: Empresas Maquiladoras no norte México (fronteira com EUA) – que montam os produtos com peças fabricadas no exterior, utilizando trabalhadores que recebem baixos salários em relação ao americano. Esse fenômeno aumenta o desemprego estrutural. Cria-se a Divisão Internacional do Trabalho – DIT.

O que é Globalização Globalização é o termo utilizado para o processo de transformações econômicas e políticas que vêm acontecendo nas últimas décadas. A principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. Junta-se a isso a grande revolução tecnológica com o uso cada vez maior de telefones, computadores e televisão e a uniformidade das informações com o surgimento e explosão da Internet e dos canais de televisão por assinatura. Com isso os países passam a interagir não só na economia e na política, como também na cultura. 

Características da Globalização: As fronteiras comerciais deixam de existir nos países-membros dos blocos econômicos. Os acordos entre as nações favorecem a prática comercial. Aumento da velocidade no processamento das informações. A Guerra Fria cede espaço á guerra do conhecimento. As máquinas ocupam cada vez mais o espaço do homem na execução de tarefas (ex. Bancos). Crescimento da economia informal. No Brasil, existem, aproximadamente 40 milhões de pessoas vivendo graças ao rendimento do trabalho feito através das barracas.

O Norte: envelhecido

Norte x Sul: questões ambientais IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas O IPCC indica grandes conseqüências do aquecimento global nos países do Norte e do Sul como; América Anglo-Saxônica Problemas de respiração Racionamento de água Fragilidade das florestas

Europa Seca (desertificação) ou enchente; Blecaute; Chuva Ácida; Resíduos nucleares – França 80% da energia produzida é proveniente de reatores nucleares; Destruição da vegetação nativa.

Oceania Seca Incêndios Ásia Fogo Derretimento das geleiras Fome