Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Fenômeno da Aculturação
Advertisements

Processo de Comunicação
Marketing Digital e e-Business – Prof. Vorlei
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Desafio das novas tecnologias
Relações de trabalho e capitalismo
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
Visão: Conectar pessoas para um mundo melhor
Escola Superior de Guerra
A Cultura e os seus Significados
Dimensões da Globalização
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
As Ideologias Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 03/2012.
Vestígios Arqueológicos
A Indústria Cultural no Brasil
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
Trabalho realizado por:
O Currículo e as Teorias Críticas
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Projeto Inclusão Digital
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
CURRICULO +.
Introdução à História Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Édipo, Katryne, Lidiana, Milton e Paulo Filho
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Comunicação Profª Drª Marli Hatje Por que ela é importante nas organizações educacionais? Na escola, onde está presente? No âmbito administrativo e acadêmico.
Emile Durkheim e o fato social
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
CULTURA.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE I SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO.
PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Multimídia e Comunicação Educativa
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Por: Agathangela Cardozo Jamille Belmon Simone Brito Thais Bomfim
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
OFICINAS CULTURAIS Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em:
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Sociologia da Educação. Ementa Concep ç ão de Sociologia. Compreensão da sociologia como instrumento de conhecimento e interpreta ç ão da realidade socioeducacional.
Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)
Mayara T. Santos - Sociologia
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
Somos todos seres sociais
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012

Objetivos a. Conceituar processos culturais. b. Exemplificar diferentes processos culturais. c. Conceituar Ideologia e Cultura. d. Analisar o universo da Internet. e. Analisar a inclusão digital.

Processos Culturais Os processos culturais abrangem as práticas humanas de transmissão da cultura e suas manifestações na sociedade humana. A noção de processo decorre do fato de a cultura ser dinâmica e de estar ligada às transformações da sociedade na História.

Tipos de Processos Culturais 1) a aculturação 2) a socialização 3) a educação 4) a assimilação 5) a competição 6) o conflito

Aculturação A aculturação como processo ocorre quando um grupo exerce uma forte influência sobre o outro e isto gera uma substituição de valores culturais por outros que são impostos ou oferecidos. Exemplo clássico de aculturação é o que ocorreu com os índios americanos. Outro exemplo de aculturação é a entrada da música e dos costumes alimentares norte-americanos. Exemplos: bebidas, comidas, expressões idiomáticas, gostos, festas, etc.

Socialização Socialização se diferencia da aculturação pois se refere a educação inicial das pessoas, quando elas assimilam os primeiros conhecimentos e valores que irão determinar diversos aspectos de sua vida. Exemplo: a nacionalidade, língua, religião e costumes. Em geral a socialização se faz na família, comunidade e igreja.

Educação Educação se refere a um processo mais restrito. Refere-se ao aprendizado de coisas específicas como conhecimentos, tecnologias e profissões. Em geral a educação se faz nas escolas e instituições do Estado. Na pedagogia o termo educação é mais abrangente pois não diferencia socialização de educação.

Assimilação É um processo onde há a integração completa dos elementos culturais, não havendo qualquer tipo de conflito. No sincretismo existe assimilação. Exemplos: introdução de bebidas, comidas e músicas que rapidamente caíram no gosto popular. Outro exemplo é a convivência tranquila de diferentes elementos culturais dentro de uma religião.

Competição Dois ou mais traços culturais podem competir um com outro. Nesta competição um dos traços se sobrepõem ao outro. Exemplo: competição entre religiões afro-brasileiras e evangélicas no Brasil

Conflito O conflito existe em um processo cultural quando um traço cultural se contrapõem fortemente ao outro, podendo levar a um conflito social. Exemplo: a introdução da religião cristã no meio indígena provocou desajustes como a perda de influencia dos pajés, alterando o equilíbrio social anteriormente existente.

A Internet A Internet ou Web é uma rede de relações eletrônicas que processa com grande rapidez informações, imagens e aspectos culturais. A Internet está se tornando o principal veículo de transmissão cultural entre pessoas e nações. Surgida inicialmente com objetivos militares durante a Guerra Fria, tornou-se um instrumento de divulgação científica, social e comercial. A integração da Internet com a telefonia celular ampliou mais ainda a importância da Rede Mundial

Inclusão Digital A inclusão digital se refere a participação dos indivíduos no acesso a rede de informações da Internet. A inclusão digital está se tornando, cada vez mais. Um elemento fundamental nas relações sociais e culturais.

Material de uso gratuito. Acesse essa aula pelo sigaweb/CMBH ou peça pelo e-mail edmundoleo@ig.com.br