Conceituação de História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Camille Monet e a Criança
Advertisements

A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Geografia bíblica Introdução.
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?
Ecologia.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
A História me precede e antecipa-se a minha reflexão
Professor Edley
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
Francisco de Assis Batista – professor.
Professor Cláudio Custódio
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Aula 1 - As origens históricas da Psicologia
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
Questões introdutórias
Etnografia e Etnologia
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Introdução ao Estudo da História
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
A construção da história
Prof. Everton da Silva Correa
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
Introdução aos estudos da História
Introdução ao Estudo da História
Falando sobre as plantas... Um pouco da história!
Antropologia Conceitos básicos
Introdução ao estudo da História
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
A Psicologia ou as Psicologias
O QUE É FILOSOFIA ?.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Colégio Adventista de Diadema
Introdução ao Estudo da História
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
[Antropologia Cultural]
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 01.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
As bases da ciência moderna
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Conceito de História História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens.
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Módulo 2:Culturalismo-Difusionismo
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Transcrição da apresentação:

Conceituação de História   “A História é um processo contínuo, de interação entre o historiador e seus fatos, um diálogo interminável entre o presente e o passado”. (Edward H. Carr) “Aquele que tem controle do passado tem controle do futuro” (George Orwell) (Ex.: “a Famosa carta de doação de Terras feita por Constantino para Igreja”). “O passado é um tempo carregado de presente”. (Walter Benjamin)

Há um diálogo entre o presente e o passado, ambos se determinam Há um diálogo entre o presente e o passado, ambos se determinam. (Escola dos Annales)   “O passado é um dado que coisa alguma pode modificar; mas o seu conhecimento está em progresso e é ininterrupto”, se transforma e se aperfeiçoa. (Marc Bloch) “A história é a reconstituição científica do passado da humanidade .... Se interessa apenas pelos fatos sociais mais significativos”

“A História é a narração dos acontecimentos ocorridos na terra, nos quais o homem teve a principal parte”.   A História é ciência? Para Aristóteles não. Século XIX, Leopoldo Van Ranke tentou criar a chamada História Científica (historicismo alemão). Portanto criou um método para História. O historiador só poderia

Para reconstruir análise e síntese O Método histórico Para reconstruir análise e síntese Na Análise o historiador recolhe os vestígios (fontes) com a ajuda de outra ciências. As fontes PRIMÁRIAS: doc em arquivos, jornais da época em questão, vestígios (cacos de cerâmica, alimentos, vestimenta, armamentos etc) primárias secundárias

Síntese: é a organização de um quadro explicativo do documento pesquisado o caráter científico do Método Histórico A história antigamente era baseada numa narrativa. Séc. XIX Leopoldo Van Ranke deu início a história crítica. Porém a história não foi ainda considerada como uma ciência (influência das concepções aristotélicas) e sim parte integrante da literatura.

Com o tempo o conceito de ciência mudou e, além disso, surgiram ciências particulares. A História entrou então para campo das chamadas ciências humanas. Ela trabalha não com adivinhações e sim com análise de fatos concretos em suas pesquisas.

Característica da disciplina de História   “A história é dinâmica” “É cronológica: é avaliada durante determinado tempo”. “Não se repete: nunca acontece exatamente como antes, pois as mudanças sociais, físicas, econômicas e, até mesmo, as biológicas não deixam um determinado fato se repetir totalmente.” “Nunca é conhecida plenamente, embora feitas muitas pesquisas sobre o assunto, nunca saberemos tudo sobre ele”.

As ciências auxiliares da História Ciências auxiliares são todos os campos de saber que contribuem direta ou indiretamente para com o ofício do historiador. Elas são “ferramentas” que facilitam a elucidação de determinado fato histórico. Entre elas podemos destacar disciplinas tais como: a Geografia, a Arqueologia, a Antropologia, a Paleontologia, a Numismática, a Heráldica, entre outras.  

GEOGRAFIA: é a ciência que tem por objetivo estudar, entre outras coisas, a superfície terrestre e a distribuição de fenômenos significativos na paisagem bem como busca também compreender a relação o homem e o meio ambiente. ARQUEOLOGIA: É a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir de vestígios materiais.   ANTROPOLOGIA: É a ciência que estuda as sociedades na sua totalidade desenvolvendo uma análise tanto cultural como biológica onde são destacadas questões tais como modos de vida, mitos e universos psíquicos, entre outras.

PALEONTOLOGIA: É uma ciência que estuda a vida preservada nas rochas, elucidando não apenas o significado evolutivo, mas também a aplicação na busca de bens minerais e energéticos.  NUMISMÁTICA: É a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas. Heráldica: É a ciência ou a arte de descrever os brasões de armas ou escudos.